Cinco motivos para ler Será Que Isso Presta?, de Jerry Seinfeld


Você provavelmente já esteve entediado pelos canais por assinatura ou algum streaming e se deparou com uma série chamada Seinfeld, mas quem seria esse homem tão bom a ponto de ter uma série com seu nome? Jerry Seinfeld iniciou sua carreira nos palcos de stand-up comedy de New York e teve uma ascensão meteórica dos clubes de comédia lotados para os estúdios prestigiados da NBC e TBS. 

Nascido em uma família padrão da classe média estadunidense, o comediante não se considerava alguém engraçado. Apenas o suficiente para fazer os colegas de classe rirem e nada mais. Entretanto, ao passar a frequentar os clubes de comédia dos anos 1970 e começar a se arriscar no palco, ele começou a entender como as boas tiradas eram elaboradas e este foi apenas o começo de uma carreira que já tem mais de 40 anos, 10 temporadas na TV, especiais na Netflix e uma legião de fãs. 


A série de TV é do estilo sitcom, com tiradas rápidas enquanto explora o dia a dia de 4 amigos adultos peculiares. Definitivamente, o humor de Seinfeld é diferente de outras séries contemporâneas, como Friends ou Um Maluco no Pedaço. Com o humor ácido de um comediante que escreve o próprio roteiro da série, existem cenas de stand-up contidas no meio dos episódios e talvez esse seja seu maior diferencial. 

Se você já assistiu a série ou agora está curioso para assistir, recomendo que leia também. Aqui vão os cinco motivos para ler Será Que Isso Presta?

1. É extremamente engraçado!

Difícil acreditar que piadas de 1970 te façam rir hoje? Você ainda não leu esse livro! O humor é doméstico, com piadas sobre o cotidiano e hábitos que fazem parte da nossa vida até hoje. Afinal, os tempos mudaram, mas as pessoas ainda são as mesmas.

2. A tradução está impecável

Mesmo em português, as tiradas e piadas continuam engraçadíssimas. Isto porque houve um trabalho cuidadoso na tradução que também explicam algumas piadas que só teriam graça no idioma original. Com as notas de rodapé (que não são muitas) você certamente se divertirá bastante, compreendendo perfeitamente o humor. 

3. A diagramação é a original do estilo stand-up

Esquetes, tiradas e piadas são compostas por frases curtas, entrecortadas. É justamente a lacuna entre essas frases que gera o clímax para o entendimento seguido de risadas. No livro, foi mantido a diagramação original, o que manteve o estilo, mesmo que escrito. Também existem transcrições de piadas com gestos ou cantoria.

4. Algumas piadas da série estão no livro

Quem acompanha a série certamente lembra da icônica piada sobre bolas de algodão. Ela e muitas outras estão no livro! E é ótimo perceber que elas realmente foram contadas nesse formato em shows ao vivo muitos anos antes ou depois da sitcom ser transmitida na TV.

5. A edição está incrível

A edição brasileira ganhou uma belíssima capa em escala cinza, com direito a contracapa com fotos do autor, além de fotos lendárias de cada década: 1970, 1980, 1990, 2000 e 2010. Além disso, a lombada do livro e o material da capa são mais reforçados que o comum, e possuem um brilho bonito. Além de lindo, o livro é super engraçado! Uma opção perfeita de leitura leve!

Título Original: Is That Anything? ✦ Autor: Jerry Seinfeld
Tradução: Jaime Biaggio ✦ Páginas: 480 ✦ Editora: Intrínseca
Livro recebido em parceria com a editora

Postar um comentário

15 Comentários

  1. Nao vejo muito sitcom, alem dessas series antigas, que amo muito.
    Mas o livro provavelmente seja bastante divertido.
    Gosto muito de ler esses livros, é uma boa dica também pra ler entre livros mais pesados.
    Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhecia mas fiquei bastante curiosa e esses motivos são bem convincentes haha

    http://www.meblog.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti alguns episódios da série, mas não gostei muito. Já a minha irmã, ama!
    Não sabia desse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ah! Seinfield! A deliciosa e ácida comédia sobre nada!
    Jerry é um gênio do stand up! Ácido, atual e divertido.
    Confesso que fiquei com certo receio do conteúdo se perder na tradução mas se tem nota de rodapé é bem melhor

    ResponderExcluir
  5. My!
    O comentário que pensava em fazer, era sobre as piadas do país de origem, por vezes nõ serem tão engraçadas para nós, mas se falou que a tradução conseguiu corrigir a hilariedade delas através da tradução, tudo bem.
    Não assisti a série ainda...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Eu poderia parar lá no motivo 1 e começar a ler... quem não gosta de algo engraçado? Rir é tudo de bom, e mesmo não conhecendo a série (sou péssima nesse assunto), já vi que vale mesmo a pena. A edição é linda mesmo, gosto de livros nesse tom de cor, sabe?

    ResponderExcluir
  7. Eu já vi a série aí pelo mundo dos fanáticos por séries e filmes como eu, mas confesso que nunca dei atenção e nem procurei saber o que era rs
    Por isso, estou chocada em saber do conteúdo e agora do livro também e só de falar que é padrão Intrínseca, eu fiquei com muita vontade rir um pouco também rs
    Ainda mais nesse padrão anos 70, com a pureza das tiradas!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  8. Olá, My

    Não sabia que esse livro existia!
    Só vejo todo mundo falando super bem dessa série, mas nunca tive vontade de assistir, até que recentemente fiquei com vontade, confesso.
    Espero assistir logo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Eu já vi algumas coisas sobre essa série por aí, mas nunca dei uma chance. Seu post me deixou bem curiosa para assistir alguns episódios e claro, para dar uma chance ao livro, que está com uma edição lindíssima. Meu medo em livros assim é a tradução das piadas. Você dizendo que é bem feita, vale a pena dar uma chance.

    Beijos
    Polly
    http://www.entrelivrosepersonagens.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá My!
    Não conhecia a série mas estou precisando dar umas boas risadas nesses tempos tão sombrios. Conheço pouco sobre o universo de stand-up . Achei incrível terem tanto cuidado em traduzir as piadas para que elas não percam a graça. Vou assistir a série e se me animar leio o livro também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Difícil para mim é achar hoje um bom comediante. Eu náo assisti essa serie .nem conhecia. Mas se o ator já está há tanto tempo fazendo sucesso é porque deve ser bom mesmo.
    Náo bateu aquela vontade de ler.

    ResponderExcluir
  12. Não sabia que Seinfeld tinha um livro publicado. E ainda mais depois de ler seus motivos, agora que minha curiosidade está aguçada. Já está anotada a dica na minha lista. Gostei demais do seu blog, já estou te seguindo e irei visitá-lo sempre agora.

    Abraço

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  13. Essa só conheço pelo nome mesmo, nunca vi a série e nem sabia muito dela e de criação e etc. Achei legal o livro porque parece que dá pra dar umas boas risadas e nesse momento tá fazendo falta. Arrumar umas coisinhas assim pra rir e espairecer é bom, é uma boia dica. Nem sabia que essa série era umas 10 temporadas, nossa...Deve ter coisa boa pra durar assim, o livro pode ser uma maneira diferente de conhecer o estilo.

    ResponderExcluir
  14. Olá! Já assisti alguns minutos da série zapeando por aí, mas confesso que esse não é o meu estilo de série preferido, já o livro fiquei animada para conferir, além de uma edição belíssima, o enredo parece ser muito divertido e leve, combinação mais que perfeita para os dias que estamos vivendo.

    ResponderExcluir
  15. Oiiie,
    Eu não sou muito de livros nesse estilo de comedia, mas se é serie com certeza sim até porque sou apaixonada por Friends. Fiquei até bastante curiosa pelo livro, só pelos motivos que você citou, quem sabe né!

    Beijocas:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir