SOCIAL MEDIA

3 de dezembro de 2022

A união entre mulheres muda o mundo: Amigas que Se Encontraram na História, de Angélica Kalil & Mariamma


Eu sou apaixonada por qualquer coisa que exalte personalidades femininas, principalmente quando me lembro o quanto somos apagadas da história. Vocês já me ouviram muito falar de Extraordinárias: Mulheres que Revolucionaram o Brasil e dos dois volumes de Ousadas: Mulheres que Só Fazem o que QueremAmigas que Se Encontraram na História seguem essa mesma proposta, de apresentar para os leitores de forma bem simples algumas personalidades femininas que fizeram a diferença no mundo.


Até agora são dois volumes, e cada um traz dez relatos de amizade entre mulheres de diferentes áreas que impactaram o mundo em diferentes épocas. Por exemplo, vocês sabiam que Ella Fitzgerald e Marilyn Monroe eram amigas? Isso nos anos 1950, quando os Estados Unidos enfrentavam a segregação racial e pessoas negras eram impedidas de viver da mesma forma que os brancos. Conseguem imaginar como foi impactante para a sociedade a amizade entre uma mulher branca e uma mulher negra?


Outras histórias que gostei muito de ler foram as da Annie Jump Cannon e Cecilia Payne-Gaposchkin, muitíssimo relevantes para a astronomia e astrofísica; Tapputi e Ninu, as primeiras cientistas de que se tem conhecimento na história; Alexandra Kollontai e Clara Zetkin, militantes do movimento feminista; Emma Watson e Malala Yousafzai, que lutam pelo direito à educação das mulheres... Na verdade, todas são muito legais e interessantes, mas essas me marcaram muito porque compartilhamos dos mesmos ideias, sabem?


Ambos os volumes são ilustrados e com o texto bem simples, perfeitos para apresentar o universo feminista para crianças de todas as idades. Gostei muito dos dois, inclusive, mas achei o segundo volume mais desenvolvido e informativo no que diz respeito ao texto. Agora imaginem: eu que sou adulta me apaixonei, pensem nossas crianças! Queria muito ter tido acesso a esse tipo de obra quando mais nova, com certeza teria feito a diferença na minha educação. Ah, o primeiro livro fez tanto sucesso que venceu o Prêmio Jabuti na categoria juvenil em 2021!  


Amigas que Se Encontraram na História mostram o poder de transformação da amizade entre mulheres num contexto onde a sociedade acredita que, na realidade, somos rivais. Acredito que Angélica Kalil & Mariamma — que também são amigas! — conseguiram mostrar direitinho a importância da cumplicidade feminina e como é infinitamente mais fácil alcançarmos nossos objetivos quando temos o apoio umas das outras.

Título Original: Amigas que Se Encontraram na História ✦ Autoras: Angélica Kalil & Mariamma
Páginas: 184 + 184 ✦ Editora: Seguinte
Livros recebidos em parceria com a editora

7 comentários :

  1. Ja tinha visto o primeiro livro antes e tinha gostado da proposta dele. Acho que traz muitas mulheres que talvez nem se falam muito sobre, a historia sempre apagando as mulheres.
    Acho que soa bons titulos pra se ter na estante, e é lindo também, as ilustraçoes... bem lindo.

    ResponderExcluir
  2. Edições lindasss e com ilustrações mais lindas ainda. Muito importante essas séries.

    ResponderExcluir
  3. Deve ser bem legal descobrir a amizade entre mulheres que nem imaginávamos e descobrir como juntas lutaram por algo ou conseguiram grandes feitos. Afinal, a união faz a força.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que delícia deve ser essas edições!Olha o show dessas ilustrações e eu também nunca resisti a histórias de mulheres que inspiram e como a gente precisa disso sempre!
    Como só tinha visto por alto sobre os livros, já vai os dois pra listinha de muito desejados!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Vi nos stories e fiquei completamente apaixonada!!
    A delicadeza das ilustrações, o texto sucinto mas direto.
    Muito bom exaltar essas mulheres tão relevantes e também exaltar a amizade e sororidade entre elas, especialmente em uma época em que a rivalidade feminina vende muito

    ResponderExcluir
  6. Ola
    Não conhecia esses livros .Tem mulheres que realizaram grsndes feitos. Eu lia muito a revista Claudia e sempre lia a respeito de mulheres fortes e determinadas. A edição está lindinha.

    ResponderExcluir
  7. Ana!
    Importante termos essa noção de que nós mulheres, devemos nos unir, independente de como possam ser as 'rivalidades' entre nós.
    Deve ser um livro magnífico.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir