SOCIAL MEDIA

18 de março de 2023

A ditadura latino-americana e seus conflitos sob a perspectiva de um emblemático núcleo familiar em A Casa dos Espíritos, aclamada obra de realismo fantástico de Isabel Allende


A Casa dos Espíritos é, provavelmente, a obra mais consagrada de Isabel Allende. A trama acompanha as famílias Del Valle e Trueba por gerações, até que se tornam uma com o casamento entre Clara del Valle e Esteban Trueba. A partir das referências deixadas pela autora, sabe-se que os acontecimentos se passam em um país latino-americano. Acredita-se que esse país seja o Chile, mesmo que isso não seja afirmado em momento algum, tendo em vista o local onde Allende viveu por tantos anos e as alusões que faz à sua própria família. Porém, ao abordar a ditadura, A Casa dos Espíritos acaba sendo um retrato fiel de inúmeros países da América Latina.

Meu primeiro contato com a autora foi com Muito Além do Inverno, livro que gostei bastante por se tratar de um romance com elementeos fantásticos. Dessa forma, A Casa dos Espíritos mantém esse padrão e já começa nos apresentando inúmeros personagens, entre eles Rosa e Clara, filhas da família Del Valle. Esteban, outra figura importante do enredo, acaba se tornando noivo de Rosa, por quem nutria uma fascinação que chegava a ser incômoda. Além disso, esse casamento seria a forma mais simples de atingir seu principal objetivo na vida: se tornar um homem rico. Quando a personagem morre subitamente, entretando, Esteban muda seus planos e vai recuperar as terras de seus antepassados no interior. 

Muitos anos depois e já com uma condição financeira melhor, Esteban retorna para a cidade e decide casar-se com Clara, algo que ela mesma já havia previsto. Clara é uma imagem bastante peculiar, dotada do poder da clarividência e também de habilidades telecinéticas. Suas capacidades estão sempre presentes, principalmente antecipando tragédias, mas acredito que esse livro é muito mais sobre os conflitos políticos e sociais e como eles afetaram esse núcleo familiar. 

Durante a segunda metade do século XX, diversos países como Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Cuba e Brasil, viveram períodos muito sombrios de sua história, uma vez que sofreram com golpes de Estado e a instauração de ditaduras militares logo em sequência. Nesses aspecto, Allende vai construindo, aos poucos, esse ambiente político, passando inclsuive pelo êxodo rural, a formação das perferias, o crescimento da desigualdade e a instituição da mão de obra barata que explorou tantos trabalhadores durante esse período conturbado.

O livro inteiro é narrado por Alba, neta de Clara, e também por Esteban, mas a construção da história seria impossível sem as visões de Clara em seu livro de memórias, onde ela deixa claro o desacordo das três gerações de mulheres — Clara, a avó; Blanca, a filha; Alba, a neta — com o temido patriarca da família. Com o passar dos anos, Esteban se tornava cada vez mais autoritário e conservador, fazendo com que ele fosse incapaz de enxergar a realidade do seu país e a real necessidade da sua família. 

Grande parte da classe média alegrou-se com o golpe militar, porque significava o retorno da ordem, da pureza dos costumes, das saias nas mulheres e do cabelo curto nos homens, mas logo começou a sofrer o tormento dos preços altos e da falta de trabalho. O salário não era suficiente para a alimentação. Em todas as famílias, havia alguém a quem lamentar e já não puderam dizer, como no princípio, que, se estava preso, morto ou exilado, era porque merecia. Também não puderam continuar a negar a tortura — p. 398-399

Além dos protagonistas, todos os outros personagens são bem construídos e essenciais para a história. Nada nessa trama é colocado superficialmente, até os detalhes são muito bem articulados. É claro que, por ser uma obra de realismo fantástico, as situações pouco comuns, um tanto sobrenaturais, se mesclam perfeitamente com os conflitos reais que citei anteriormente, tornando tudo muito mais interessante. Inclusive, é possível traçar facilmente um paralelo com as situações que nós vivemos há pouquíssimo tempo com a ascensão de um governo que flerta com o regime ditatorial.

Justamente por isso A Casa dos Espíritos foi uma leitura tão marcante pra mim, por me transportar para um período muito triste de nossa história, e por eu ter conseguido encontrar semelhanças dele com o que passamos durante os últimos anos. Indico demais essa leitura não só para as pessoas que têm o pesamento político semelhante ao meu, mas para quem precisa urgentemente de um choque de realidade.

Título Original: La Casa de Los Espíritus ✦ Autora: Isabel Allende
Páginas: 448 ✦ Tradução: Carlos Martins Pereira ✦ Editora: Bertrand Brasil

10 comentários :

  1. Meu único contato com a escrita da Isabel, também foi com Muito Além do Inverno. Livro que me tocou muito, me emocionando bastante.
    Um dos clubes do livro que participo, está realizando uma leitura coletiva de A Casa mas na consegui participar por não ter o livro.
    Mas depois dessa resenha, com certeza irei ler pois amei a forma como você descreveu o livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo miga, e me conta se gostou! Mas digo com toda certeza que é impossível achar essa obra ruim!

      Excluir
  2. Ana!
    O melhor do livro é justamente sobre o período da ambientação política.
    Foi o primeiro livro da autora que li e fiquei encantada como ela vai tecendo toda a história.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li nada da autora, acredita? Pois é e sim, tenho dois livros na estante e não vejo a hora de ler, ainda mais com essa questão política que eu não fazia ideia de que existia na obra!
    Com certeza irei ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito amiga, mas dá tempo demais de mudar isso! Bora começar com esse, que tal?

      Excluir
  4. Olá
    Tempos atrás minha amiga me deu uns livros e no meio deles estava um romance de nome De amor e sombras da Isabel Allende mas ainda não li .
    Não conhecia a estória desse livro A casa dos espíritos embora o livro seja bem conhecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já quero ler todos os livros dessa autora, viu? Ainda não conhecia De Amor e Sombras, mas vou colocar na lista!

      Excluir
  5. Ja vi quotes dessa historia que acho que isso me deixa muito mais curiosa em ler. Principalmente pela questao politica q envolve que se assemelha a pontos parecidos da historia do brasil. Ainda bem q ja tenho esse livro, capa lindissima e acho que vou ler ele em breve.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Sempre acho muito interessante essa mistura de acontecimentos reais com a ficção (mesmo a fantástica), pois acredito que na mesma proporção que ficamos fascinados com a história, temos curiosidade em saber mais sobre aqueles fatos que foram reais, ainda não conheço a escrita da autora, mas fiquei curiosa com o livro.

    ResponderExcluir
  7. Que livro interessante, traz uma perspectiva de conflitos e situações. Não conhecia a autora.

    ResponderExcluir