Resolvi começar a ler coisas fora da minha zona de conforto esse ano. Se vocês clicarem em "Jess" nas tags vão perceber que eu sempre estou escrevendo sobre Terror, mas quis dar uma variada. Comecei pela parte mais fácil que sabia que ia gostar (Romances LGBTQIAP+) e então decidi que literatura russa era o próximo passo. Foi assim que eu caí na recomendação de Noites Brancas de Fiódor Dostoiévski, o livro que mais aproxima o autor do romantismo.
Curioso como mesmo o peso e importância da escrita de Dostoiévski não me pegou durante a faculdade de Letras. De alguma forma, mesmo que tenha lido alguma de suas obras, não tenho lembranças disso. Então esse livro foi o pontapé inicial para mim, rumo a Era Dourada da literatura russa.
Mas já vou dizer que me decepcionei. Não pela escrita, nem pelo tema, mas pelo protagonista. O Sonhador (não sabemos seu nome) é um jovem solitário. Ele mora em São Petesburgo e parece conhecer toda a rotina das pessoas dali. Conhece também as ruas e cantos distintos que a cidade tem a oferecer, mas mesmo assim, ele é só um observador. Não tem amigos, apenas seus livros.
Em uma das suas caminhadas corriqueiras por São Petesburgo, uma moça chama sua atenção. Ela está chorando à beira do rio Fontanka e parece muito mal. O Sonhador vai até ela, mas a moça já desconfortável com a situação, sai de seu alcance. Não satisfeito, ele a segue. Por causa disso, o Sonhador consegue livrar a jovem de uma tragédia e assim eles começam a conversar, prometendo que estarão ali na noite seguinte para contar a história um do outro.
É assim que o Sonhador se apaixona perdidamente e é assim que a Nastienka acha que ganhou um novo melhor amigo. A menina tem apenas 17 anos, enquanto ele está na casa dos 27 — e para a época de 1840 era, de fato, uma grande diferença entre os dois. Quando ele começa a contar a própria história para Nastienka, ela ri dele e diz que parece que o Sonhador está lendo um livro. Ele fala de um modo tão pomposo, cheio de frufru, que é chatíssimo. Dá para entender claramente o motivo dele ser sozinho, já que beira o insuportável sua fala rebuscada.
Como o livro é curto, não quero falar muito para não estragar a experiência, mas gostaria de salientar que a história de Nastienka é bem triste e ela está em busca de um amigo que a ajude. Ela faz o Sonhador prometer que nunca irá se apaixonar por ela, muito por conta da situação em que ela se encontra. Ele a ajuda mas obviamente não cumpre a promessa, que nos leva a um final que eu achei previsível.
Sei que muitas pessoas amam esse livro, mas além de ter achado maçante, achei chatíssimo. Ainda bem que era curto, caso contrário provavelmente teria largado a leitura (e eu detesto fazer isso). Acho que até é válido se você quiser uma leitura rápida, e pode ser que você adore o protagonista solitário, mas eu não pretendo deixar Noites Brancas na minha estante.
Título Original: White Nights ✦ Autor: Fiódor Dostoiévski
Páginas: 80 ✦ Tradução: Robson Ortlibas ✦ Editora: Principis
Também há tive uma experiência de leitura com o autor... e não fluiu como esperava e desejava.
ResponderExcluirJá tive vontade de ler Noites Brancas
é aquilo né, nem sempre a gente gosta de tudo e tá tudo bem kkkkk
ExcluirEu faço parte do time que se leu o autor, esqueceu tudo rs
ResponderExcluirNão por ser maçante, mas acho que por estar fora da zona de conforto mesmo e eu ando uma chatice só para isso.
Mas acredito no poder da leitura, então com certeza, se puder, vou procurar esse clássico e dar uma chance!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
eu acho que vale sim dar uma chance, principalmente por ser curtinho!
ExcluirOlá
ResponderExcluirPenso que na vida de todo leitor sempre vamos encontrar uma obra que não nos agrade ,
Normal isso .mesmo que seja um livro de um autor muito reconhecido.Nunca li nada dessa autor.
O lado positivo é que o livro é curto.
pensei exatamente isso, o livro é curto hahaha mas ser leitor é isso também, não gostar de algumas coisas
Excluirhahahah ta td bem isso acontecer neh
ResponderExcluireu ainda nao li nada do dostoievski e comprei memorias de subsolo dele, acho que esse vai ser o primeiro e espero muito gostar.
eu quero ler mais coisas dele pq não aceito ter detestado tanto, juro kkkkk
ExcluirTenho muita vontade de ler os clássicos russos, conheço esse livro e está na minha lista por ser pequeno e acho que é bem meu tipo de leitura e acho que adoro personagem chato e histórias tristes kkkkkk.
ResponderExcluirentão você vai amar esse hahahah juro!!!
ExcluirOie!
ResponderExcluirQuero muuuito ler Dostoiévski, mas não li nada ainda de literatura russa. Imagino que seja difícil esse começo, rs.
Me indicaram ler Contos Góticos Russos, e eu acho que realmente vou gostar bem mais!
ExcluirJess!
ResponderExcluirDevo parabenizá-la pelo empenho em em experimentar nocos etilos.
Mas, começou por um bem difícil que é Dostoiévski.
É um autor daqueles que se ama ou odeia.
Uma pena que o protagonista não agradou.
cheirinhos
Rudy
Rudy, me indicaram os Contos Góticos Russos, pra ver se eu gosto hahaha vou tentar de novo!
ExcluirTenho muita vontade de ler algum livro desse autor, mas sempre fico adiando por achar que deve ser bem difícil adaptação.
ResponderExcluirBeijinhos,
www.cafecommands.com/
o bom dessa é que é bem curtinha, então o ódio passa rápido kkkkk
Excluirvixi amiga eu super te entendo, as vezes a história é até legal, mas o protagonista arranca um ódio gigante da gente. quero muito ler esse livro, mas to preparada caso eu n goste
ResponderExcluirhttp://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/
ainda bem que pelo menos foi curta viu u-u
ExcluirOii Ana,
ResponderExcluirQue pena que não curtiu a leitura, esse livro está na minha lista, espero curtir pelo menos um pouquinho kkk
Beijos,
https://brenshelf.blogspot.com/
Não conhecia, mas vou levar a sugestão!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
Oi ^^
ResponderExcluirEu ainda não li esse livro, o meu primeiro contato desse autor foi "Crime e Castigo" e foi um livro que levei uns 3 meses para ler, ele foi muito bom, mas achei uma grande montanha russa. Talvez vc goste mais desse do que de "Noites Brancas" já que vemos todo o processo psicológico de um estudante planejar e cometer um assassinato e suas consequências. Depois dá uma olhada para ver se quer dar mais uma chance para o autor, mas é um livro bem grande... Ainda pretendo ler mais obras dele =D
Bjos
Kelen Vasconcelos
https://www.kelenvasconcelos.com.br/
Parece que quando eu leio clássicos eu tenho que fazer um "apanhado histórico" para entender a história que esta sendo contada... Mas, é gostoso sair da zona de conforto né?
ResponderExcluirOieeee,
ResponderExcluirNão sou de ler leituras russas, mas tenho certo interesse.. só que acredito que ainda não to pronta porque vejo que a escrita é bem diferente do que sou acostumada. A história parece ser bem interessante. Quem sabe eu comece por ele!
Mesmo quando uma leitura é arrastada, e tediosa, também não consigo deixar de ler até o final , mesmo desejando muito!
ResponderExcluirNão tive a oportunidade de conhecer essa história, e agora não sei se desejo.
Eu não consigo abandonar um livro pela metade, mas muitas vezes a leitura se arrasta tanto que fico meses alternando com outras leituras. A ideia da trama até que é interessante, mas realmente parece ser maçante focando nessa relação e suas histórias. Só lendo pra ver como funcionaria pra mim.
ResponderExcluirOlá! Pelo menos é um livro curto, também tento me obrigar a sair da minha zona de conforto e me aventurar em gêneros e autores que não costumo ler, até acho essa uma boa dica, apesar desse personagem aí.
ResponderExcluirEu li Noites Brancas recentemente, finalizei em um dia. Foi meu segundo livro russo, li logo após finalizar Primeiro Amor do Turguniev, e concordo plenamente com a sua crítica. É um livro chatíssimo e não consegui sentir empatia pelo personagem principal. Não consigo entender como algumas pessoas falam que ele "mudou suas vidas"...
ResponderExcluir