SOCIAL MEDIA

26 de agosto de 2023

Feitiço Para Coisas Perdidas, de Jenna Evans Welch, é uma história sobre amor, relações familiares e a procura incessante por pertencimento


Jenna Evans Welch é conhecida por sua trilogia Amor & Livros, composta pelos livros Amor & Gelato, Amor & Sorte e Amor & Azeitonas. Feitiço Para Coisas Perdidas é a primeira obra da autora fora desse universo, e eu achei que seria a oportunidade perfeita para conhecer a escrita dela, já que todo mundo elogia bastante. Acontece que eu não esperava gostar tanto! Que acalento para o coração é esse livro, minha gente, vocês não têm ideia! 

Em um primeiro momento, a trama é relativamente simples. Acompanhamos os jovens Willow e Mason tentando lidar com seus dilemas. Ela é uma garota que, apesar de ter tudo, é negligenciada pelos pais, que são divorciados. Por causa dessa situação, sente que não é querida ou bem-vinda em nenhuma das duas casas, e só existe uma coisa que faz com que ela sinta que tenha um lar: viajar pelo mundo. Mason, por sua vez, é um menino solitário que vive entrando e saindo de lares temporários, e seu maior desejo é reecontrar a mãe, uma mulher que, infelizmente, não é apta a cuidar dele. Vidas opostas, mas ao mesmo tempo muito parecidas...

A história dos dois personagens se cruza quando ambos vão parar em Salém. Isso mesmo, a cidade em Massachusetts super conhecida pelos julgamentos de "bruxas" em 1692. Willow é levada para lá pela mãe, para que pudesse resolver uma herança familiar inesperada que vai trazer a tona muitas questões do passado desconhecido dela. Mason, por outro lado, viaja quilômetros para conhecer seu novo lar temporário: uma amiga de infância de sua mãe entrou no programa unicamente para ficar com ele. Quando os dois finalmente se econtram, por obra do acaso ou não, a atração é imediata.

De fato, a escrita de Jenna Evans Welch é apaixonante. Apesar de se tratar de um livro voltado para o público infantojuvenil e, por consequência, ter uma narrativa bem levinha, a autora consegue desenvolver com a profundidade certa as questões internas dos personagens. Os capítulos são alternados sob os pontos de vista dos dois protagonistas, o que permite que a gente conheça até seus pensamentos mais íntimos. Vocês sabem que eu adoro esse artifício narrativo. 

Além disso, eu amei demais a ambientação de Feitiço Para Coisas Perdidas. Tem todos os clichês de Salém, é claro, até porque a cidade é estereotipada, mas nesse livro em especial a magia existe de verdade. A família de Willow, por exemplo, é formada por bruxas muito inteligentes — o que me fez questionar o tempo inteiro se o fato de Mason e Willow se conhecerem foi realmente obra do destino — e a própria conexão entre os personagens dá essa sensação de magia no ar, sabem?

Agora partimos para o ponto principal dessa história. O romance existe e é desenvolvido à medida que os protagonistas passam tempo juntos para descobrirem o mistério que envolve o passado da mãe da Willow, mas o foco dessa narrativa são as relações familiares e suas complicações. Nesse sentido, vários arcos são desenvolvidos: Willow e sua mãe, o que acaba envolvendo esse passado sombrio que fez com que ela fugisse das suas origens; Mason e sua mãe, a dependência de drogas, as dificuldades de se inserir em um novo núcleo familiar mesmo que haja amor... No fim das contas, é um livro com muito mais camadas do que aparenta. 

Para ser sincera, a única coisa que me incomodou um pouquinho foi a demora para começar em expor as peças para que Willow conseguisse montar o quebra-cabeça do passado da sua família. Consequentemente, o final do livro ficou meio corrido, com muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Mas eu amei o desfecho, principalmente o do Mason, um querido tão novo e tão sofrido, que realmente merecia pertencer a uma família onde seria amado e acolhido. No fim das contas, Jenna Evans Welch conseguiu passar sua mensagem: o amor faz a gente encontrar nosso lugar no mundo!

Título Original: Spells for Lost Things ✦ Autora: Jenna Evans Welch
Páginas: 384 ✦ Tradução: Lígia Azevedo ✦ Editora: Intrínseca
Livro recebido em parceria com a editora

10 comentários :

  1. Eu sou fã da escrita da Jenna. Li a trilogia, apesar de ter curtido muito muito mais Amor & Gelato, do que os outros dois livros.
    Feitiço está na wishlist. E quero muito ler.
    Todas as resenhas são elogiosas.
    E s sua me deixou com mais vontade.
    Essa questão de final mais corrido, já aconteceu em outros livros dela...mas nada que prejudique a leitura.
    Ameiii a cor da capa do livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que eu não li a trilogia? Mas fiquei curiosa depois desse... Fiquei muito apaixonada por ele.

      Excluir
  2. Livros assim tem a carinha da Chelle neles rs toda vez que vejo ou leio algo sobre, penso nela. Até chego a ver a "frozinha" subindo na tela rs
    Ela é toda romântica! E eu ainda não li nada da autora, mas quero muito, pois por indicação da própria amiga, ando me jogando mais em livros mais leves e gostando muito dessa vibe!!!
    Capa espetacular e com certeza, já vai pra listinha de muito desejados!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e que resenha linda , caprichada, parabéns!!mesmo não sendo tão fã de romances voltado ao público mais jovens fiquei com vontade de conhecer a história desses personagens que apesar de tão novos já carregam essa carga dramática.mesmo que a narrativa seja leve .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, muito obrigada! Espero que tenha conseguido passar ao menos um pouquinho do que eu senti enquanto lia!

      Excluir
  4. eu sempre achei a capa desse livro muito lindinha, mas não me recordo de ter lido nada sobre ele. eu nunca li tbm nada da autora, mas só vejo elogios sobre amor & gelato!
    eu amo infantojuvenil, faz tempo inclusive que não leio um bom, e gostei mais ainda de saber que tem magia.
    intrínseca sempre trás uns livros muito legais, certeza que vou amar a leitura desse! até coloquei na minha lista do skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é bom demais, porque a questão da magia é bem sutil... Sabe aquela aura que fica no ar? Uma delícia. E as questões familiares são o ponto alto!

      Excluir
  5. Eu tao curiosa em ler essa historia por ser bruxas, tem essa coisa de salem e ainda tem uma vibe fofa de se auto conhecer, adoro a capa, a cor dela, enfim.
    Nao li nada da autora ainda mas quero muito conhecer por esse mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Eu não li nada da autora, isso porque tenho a trilogia de amor e gelato na estante para ler. Parece ser bem legal esse livro e trama parece ser bem envolvente. Gosto bastante de infantojuvenil e fiquei um tanto curiosa por ele, talvez eu leia depois de ler amor e gelato. kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ler Amor & Gelato conta se é bom, viu? Vai que eu animo ler também!

      Excluir