SOCIAL MEDIA

18 de agosto de 2023

Um Traço Até Você, romance de estreia de Olivia Pilar, conquista por sua delicadeza ao abordar as vivências de uma jovem negra no Brasil


Fiquei muito animada quando a Intrínseca anunciou esse lançamento, porque além do enredo ser chamativo por si só, a Olívia Pilar é mineira de Belo Horizonte. Isso já fez com que eu sentisse uma conexão imediata com a autora, porque eu também sou mineira e raramente encontro histórias ambientadas no meu país Minas Gerais. Um Traço Até Você, romance de estreia da Olívia, narra as vivências de Lina, uma jovem negra que está tentando encontrar o seu lugar no mundo

Lina é uma personagem adorável, me conquistou logo de cara, porque ela tem várias camadas. É interessante, porque quem olha de fora só consegue enxergar a vida perfeita que ela tem: faz faculdade em uma das melhores universidades do país, vive em um bairro de classe média alta de Belo Horizonte, tem amigos fiéis e uma família unida... Mas sabe quando falta alguma coisa? Lina tem tudo isso, mas o que ela mais queria, que é o apoio dos pais para seguir a carreira de ilustradora, ela não tem. E isso inclui recursos para estudar no Chile. 

A verdade é que Lina nunca quis fazer faculdade de Administração. Foi apenas a solução mais fácil, afinal, quem mais assumiria a empresa da família? Apesar de não gostar do ramo, ela resolve concorrer a uma vaga de estágio para guardar um pouco de dinheiro e finalmente seguir o seu sonho sem depender de ninguém. Ela consegue, é claro, mas com o passar dos dias percebe que o trabalho não é exatamente o que ela pensava, se tornando deveras incômodo. Quando seu caminho cruza com o de Elza e à medida que se aproximam, Lina se dá conta que esses desconfortos que sente, sobretudo quando suas capacidades são constantememente questionadas, têm a ver com a cor da sua pele

Acredito que o maior triunfo de Um Traço Até Você é a narrativa, que consegue ser suave e realista ao mesmo tempo. É impressionante como Olívia Pilar constrói uma história sensível, mas sem deixar de mostrar uma das maiores realidades do nosso país, que é extremamente racista. Ainda assim, sinto que os acontecimentos, ainda que difíceis, foram expostos de forma objetiva, sem acrescentar dramas excessivos, e isso foi feito propositalmente. Esse é um ponto muito importante, tendo em vista que o público alvo dessa história são adolescentes e jovens em formação. 

Além do mais, esse é um romance de autodescoberta. A Lina do início do livro não é a mesma Lina do final do livro, porque em determinado momento ela estoura a bolha e começa a perceber o peso de ser uma mulher negra no Brasil, não importando os privilégios que tem por ter uma condição financeira melhor. Ouso dizer que grande parte dessa crescente se dá pelo relacionamento da protagonista com Elza, porque é a partir dele que Lina passa a entender e questionar várias situações... Seja um olhar torto de um garçom em um restaurante caro, uma colega de estágio supervisionando seu trabalho, uma acusação sem fundamento algum... 

Posso parecer um tanto controversa, mas minha única crítica a Um Traço Até Você é a introdução do enredo. Achei que esses primeiros acontecimentos, como o desejo de Lina de fazer um curso de desenho no Chile e até mesmo a forma com que ela e Elza se conhecem, um tanto corridos. Sabe quando estamos lendo um conto e as coisas se desenrolam meio repentinamente porque não existe espaço para desenvolvimento? Tive essa sensação durante os primeiros capítulos do livro. Essa dinâmica, porém, melhora bastante com o passar das páginas, principalmente quando são introduzidos os arcos com outros personagens. As interações de Lina com Amanda, sua melhor amiga, seus pais e os familiares da Elza não estão ali por acaso e fazem muita diferença na construção da narrativa. 

Eu adorei ler Um Traço Até Você, terminei com o coração quentinho, com aquela sensação de esperança, não sei bem como explicar. Todos os personagens são muito inteligentes e queridos, a forma como a autora escreve é muito doce e eu nem vou entrar no mérito do livro ter uma das capas mais lindas que esse mercado editorial já viu! Eu já disse uma vez e repito: Olívia Pilar, você é grandona!

Título Original: Um Traço Até Você ✦ Autora: Olívia Pilar
Páginas: 288 ✦ Editora: Intrínseca
Livro recebido em parceria com a editora

13 comentários :

  1. Já tinha visto a capa do livro, que eu acho super mega fofa. Sabia que era nacional mas ainda não conhecia a sinopse.
    E posso dizer que estou encantada com a história de Lina. Quero muito viver essas descobertas com ela

    ResponderExcluir
  2. Falou que é das Gerais, nosso coração até erra as batidas!Tão bom ver gente nossa crescendo e brilhando assim!
    A capa é sem discussão uma das mais lindas que já vi e como não sabia praticamente nada sobre a história, estou aqui fascinada com sua resenha. Pela delicadeza e em certos pontos, poesia sobre as personagens, que penso eu, nem teriam nomes, já que traduzem a nós, aqui do outro lado, pois quando abraçamos uma luta, ela se torna nossa!!!
    Ganhei meu final de semana com essa indicação!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amiga, é muito difícil a gente ver gente do nosso país MG fazendo sucesso, né?
      Fico feliz que tenha gostado da resenha 💖

      Excluir
  3. menina esse livro deve ser incrivel, tava esperando sua resenha pra saber mais sobre a história. eu imagino a cabeça da lina quando percebeu que os questionamentos constantes aconteciam por causa de sua cor. realmente é um peso que eu não consigo mensurar já que sou uma menina branca, mas compreendo que não é algo fácil. parece ser uma história incrível menina, com personagens que a gente se apega e fica super envolvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, miga. Coisas que todo mundo fala que são sutis, mas só quem sofre na pele mesmo pode dizer.

      Excluir
  4. Olá
    Deve ser um livro que traz questões que são muitos reais.Porque o racismo ainda está presente em nossa sociedade,os negros sofrem racismo,vejamos o caso do Vinícius Junior.jogador que traz tanta alegria para tantos e mesmo assim é alvo constante de racismo, não só ele mas tantos.Uma situação triste, cruel.O racismo é cruel... muito cruel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, toda vez que sai coisa do Vini me dá um ódio. O maioral, sabe, e ninguém FAZ NADA. Mas na Espanha o racismo é bem mais escancarado e não tem lei nenhuma que protege as vítimas. Um absurdo.

      Excluir
  5. Eu adoro esses livros que fala de auto descoberta, amor proprio, se permitir a sentir coisas, e fofinhos. Deu a vibe um pouquinho de heartstopper. TO bem curiosa em ler essa historia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem levinho, assim como Heartstopper mesmo! Acho que vai gostar!

      Excluir
  6. Oiee, Já li um conto da autora e gostei bastante. Sabia sobre esse lançamento, mas não busquei muito sobre a trama. Agora sabendo mais sobre ele, fiquei com vontade de ler e de conhecer a personagem e seu desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  7. Acho que essa geração é a unica que lida com o racismo como o "incomodo" que ele deve ser tratado... Acho muito válido quando uma autora consegue falar sobre isso na literatura.

    ResponderExcluir