Se você gosta de livros de terror e mistério, talvez já tenha ouvido falar em Uketsu, um dos maiores autores de horror do Japão, que também é YouTuber. Uketsu desperta curiosidade entre os leitores, principalmente porque ninguém sabe quem ele é, já que ele sempre aparece com roupas pretas, uma máscara branca e usa efeito para distorcer a voz.
Um de seus maiores sucessos é seu primeiro livro, Casas Estranhas, que chega ao Brasil pela Intrínseca e que eu tive o prazer de ler. A primeira coisa que posso dizer é que foi uma leitura muito rápida. Eu comecei e terminei no mesmo dia. A história contada pelo autor é pontual, com começo, meio e fim e sem contextualizações desnecessárias ou digressões. A gente não sabe praticamente nada sobre os personagens: eles são apenas meios para contar a história que o autor quer contar.
E qual seria essa história? Em Casas Estranhas, um escritor com forte interesse em temas ocultos e um especialista em arquitetura analisam a planta de uma estranha casa. Entre as peculiaridades dessa residência estão: um pequeno espaço entre um cômodo e outro e um quarto infantil sem janelas que só pode ser acessado através do quarto dos pais e só depois de passar por duas portas.
O que essas peculiaridades revelam sobre a casa e sobre seus habitantes? Por que a criança parece estar escondida em um quarto sem janelas? O que realmente há naquele espaço misterioso entre cômodos? É isso que o escritor e o arquiteto tentam investigar e entender, ao maior estilo Sherlock Holmes: com deduções perspicazes e que beiram a adivinhação.
A maior parte do livro são diálogos e isso tornou a leitura muito rápida. Eu me senti sentada na mesa de um café com os personagens, ouvindo eles criarem teorias malucas que explicassem a estranheza das casas e ficando boquiaberta a cada vez que uma teoria insana se mostrava verdadeira.
Eu adorei a fluidez da leitura e a agilidade com que o autor conduz a história, sem enrolações e sem falsas pistas. Bem diferente dos suspenses convencionais onde, a cada página, tudo muda: quem parecia mocinho vira vilão e a gente fica desconfiado até da própria sombra. Se você curte histórias mais lineares, que não ficam tentando te fazer de besta, você vai amar.
Eu confesso que fui esperando um pouco mais de terror, com elementos um pouco mais sobrenaturais. Mas não é bem isso. Então se você não gosta de sentir medo e levar susto, fique tranquilo. Casas Estranhas é aquele tipo de horror que incomoda e gera estranheza, mesmo que a gente não entenda bem o porquê, e não o tipo de horror que dá medo.
A edição da Intrínseca está lindíssima. O livro é todo ilustrado com plantas de casa e uma coisa que eu gostei é que a planta de uma mesma casa reaparece sempre que os personagens estão falando sobre ela. Ou seja, você não vai precisar ficar voltando as páginas a cada vez que um personagem falar sobre algum aspecto da casa (igual mapa em começo de livro). Tem até uma parte da história em que os personagens estão riscando a planta e fazendo modificações e, a cada modificação, a planta reaparece com a alteração, tornando tudo muito fácil de visualizar.
A leitura é realmente rápida, até porque o livro ter cerca de 170 páginas. Gostei e fiquei com vontade de ler mais coisas do autor.
Título Original: Henna Ie ✦ Autor: Uketsu
Páginas: 176 ✦ Tradução: Jefferson José Teixeira ✦ Editora: Intrínseca
Livro recebido em parceria com a editora
Conhecia apenas o nome e a capa de livro, pois Casas é uma das opções de livro para uma Live de discussão em um canal no YouTube.
ResponderExcluirMesmo não sendo minha preferência de leitura, confesso que gostei de Casas e espero ver mais opiniões sobre
Lendo!! Adoro suas indicações!!
ResponderExcluir