SOCIAL MEDIA

11 de setembro de 2025

No Meio da Noite, de Riley Sager: um dos melhores thrillers dos últimos tempos


Ai, como é bom amar um livro, né?! E olha que eu não sou uma grande fã de thriller/suspense/mistério. De certa forma, isso até ajuda a explicar porque eu gostei desse livro em específico. Apesar de ser um thriller, No Meio da Noite tem um toque de fantasia e de terror (gêneros que eu gosto bastante). 

A história é a seguinte: em 1994, Billy, um doce menino de apenas 10 anos, desaparece misteriosamente no meio da noite. Na noite em questão, Billy e seu melhor amigo, Ethan, estavam acampando no quintal da casa de Ethan. Quando Ethan acorda na manhã seguinte, seu amigo não está lá e há um grande rasgo na barraca. 

30 anos depois, Ethan está de volta ao seu antigo lar de infância. Com a mudança dos pais para outra cidade e seu recente divorcio, esse retorno parecia a coisa certa a se fazer. Mas estar de volta a casa onde tudo aconteceu intensifica ainda mais o luto. Na verdade, o desaparecimento de seu melhor amigo de infância nunca chegou a ser um assunto superado para Ethan, que já fez muita terapia e continua tendo pesadelos com aquela noite.

Ethan precisa saber o que aconteceu naquela noite e nos levará junto com ele nessa busca por respostas. O livro, então, alterna entre passado e presente, mostrando Ethan nos dias atuais, reencontrando seus amigos e colegas de infância, agora adultos, e mostrando o que aconteceu naquele fatídico 15 de julho.

Eu ameeeeeei cada página desse livro, cada nova descoberta, cada plot twist, cada revelação e cada novo personagem que foi sendo inserido na história. O livro tem um tom sombrio que beira o sobrenatural e, em vários momentos, eu me perguntei se o desfecho teria realmente explicações sobrenaturais.

Uma série não saia da minha cabeça ao longo de toda a leitura: Dark. Se você assistiu Dark e gostou, leia No Meio da Noite. Não apenas o enredo, mas a atmosfera triste e sombria do livro lembram muito a série alemã. Fora que tem crianças e um instituto que faz pesquisas estranhas e secretas. Eu fiquei fascinada com a vibe conspiratória que o livro tem.

Essa não foi a minha primeira experiência com o autor. Dele, eu já tinha lido O Massacre da Família Hope e amado. Mas No Meio da Noite conseguiu ser ainda melhor. Claro que há algumas coisas repetidas, como o tom sobrenatural e a alternância entre passado e presente, mas a fórmula é boa e tão bem executada que eu poderia ler mais 10 livros dele com a mesma fórmula e continuar amando.

Em O Massacre da Família Hope eu acabei tirando uma estrela por conta do desenrolar lento e do final excessivamente mirabolante. Mas, No Meio da Noite não repete nenhum desses erros. Pra mim, o livro tem exatamente o tamanho que deveria. Não enrola, mas consegue desenvolver cada ponto muito bem. E o final foi mais "pé no chão", o que eu tendo a preferir. Enquanto O Massacre da Família Hope foi um livro 4 estrelas, No Meio da Noite é um 5 estrelas e favoritado.

O final é lindo lindo lindo. Cheguei a dar uma lacrimejada. Se fosse pra forçar uma reclamação, eu gostaria de saber mais sobre o tal instituto. Se o autor escrevesse um spin off só sobre o instituto eu iria correndo ler. Mas não tenho do que reclamar. Uma leitura realmente deliciosa, envolvente, que me fez entrar madrugada a dentro lendo.

O livro fala superficialmente sobre traumas, luto e traz algumas reflexões docemente amargas sobre ser uma criança "estranha" e o peso que isso tem até na vida adulta. Pegue o melhor de Stephen King, junte com a atmosfera sombria de Dark e uma pitada de Freida McFadden e você terá No Meio da Noite. RECOMENDO!!!

Título Original: Middle of the Night ✦ Autor: Riley Sager
Páginas: 368 ✦ Tradução: Renato Marques ✦ Editora: Intrínseca
Livro recebido em parceria com a editora
Ajude o blog comprando o livro através do nosso link!

Nenhum comentário :

Postar um comentário