18 de setembro de 2015

Resenha: Apenas Um Ano

Título Original: Just One Year
Autora: Gayle Forman
Páginas: 352
Tradução: Ana Paula Doherty
Editora: Novo Conceito
Livro recebido em parceria com a editora.

Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro. Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela FoiApenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.

Pois é, meus amigos. Procrastinei tanto para ler esse livro porque ainda não tinha lido Apenas Um Dia, mas cá estou eu para falar um pouco sobre essa história. Ah, detalhe: sou muito vida loka mesmo e li Apenas Um Ano sem ter lido Apenas Um Dia (lokona mesmo, como diz o João), mas esse detalhe não me atrapalhou nem um pouco, posso garantir para vocês. Posso ter perdido algunas detalhes, mas aparentemente é a mesma história, só que contada pela visão do mocinho. Provavelmente essa resenha terá spoilers do primeiro livro (mesmo que eu não tenha lido), então se você ainda não leu, é melhor parar por aqui.

Até então, sabemos que Willem passa um dia incrível com uma mulher que ele acaba de conhecer, mas que esse momento tão bom foi interrompido abruptamente quando sai, acaba se envolvendo em uma briga e vai parar o hospital. Não se preocupem, Willem não é o tipo de filho da puta que come e vaza (pelo menos não agora), ele deixou um bilhete avisando que voltaria. Mas é claro que, como era de se esperar, ele não voltou e nunca mais viu a sua garota.

Desde o momento em que saiu do hospital Willem começa uma busca incessante por Lulu, mas não sabe muita coisa sobre ela, nem mesmo o seu nome verdadeiro (Lulu é apenas o nome que Willem deu para a garota, mas nós sabemos que ela se chama Allyson). Enquanto tenta entender o porquê de sentir tanta falta de Lulu já que passaram apenas um dia juntos, ele narra o que acontece com a sua vida nesse período de busca e alguns fatos interessantes sobre o seu passado para que possamos compreender o presente. 

— Não ia acontecer, dava para sentir.
— Como dava para sentir?
— Porque nunca encontramos as coisas quando as procuramos.
(pág. 147)

Mesmo sem ter lido o primeiro volume da duologia, me conectei com Willem de uma forma tão grande que nem consigo explicar direito. Fiquei com muita pena dele, principalmente no início, já que não foi sua culpa ter sumido e muito provavelmente Allyson pensou que ele era um tremendo cafajeste, né? Porque sinceramente é o que eu pensaria. A medida que o ano passa, podemos perceber claramente o amadurecimento de Willem, principalmente em relação ao seu relacionamento com a mãe. 

Willem é aquele tipo de cara que acredita em destino, sabe? Que nada acontece por acaso. Durante a história vários personagens aparecem e tentam de toda a forma mostrar para ele que a vida é feita de escolhas. Eu, particularmente, acho que sim, que nós mesmos somos capazes de traçar o nosso próprio destino e essa é a principal mensagem do livro. Apesar de esperarmos o tempo todo o reencontro de Allyson e Willem, não é um livro romântico, não pensem vocês. 

Apesar de ter me decepcionado intensamente com Se Eu Ficar, não posso negar que a escrita da Gayle Forman é fantástica e confirmei isso com Apenas Um Ano. É claro que nem tudo é perfeito: Gayle, cadê aquele final fechadinho que tanto amamos? É claro que agora fiquei super curiosa para ler o primeiro volume da história, pois deve ser tão bom quanto ter acompanhado os encontros e desencontros da vida de Willem.

Classificação final: 

12 comentários:

  1. Oii, Ana! Até agora só li Se eu Ficar, não cheguei a ler os próximos livros :/ Bem, vou ser bem sincera que não achei o livro suuper maravilhoso, mas gostei sim da história. Assim como você, Se eu Ficar me decepcionou também. É sim uma história muito fofa, e por causa do romance me convenceu um pouco, mas apesar disso, não foi um DAQUELES livros apaixonantes que fazem partee da minha vida.
    A respeito de Apenas Um Ano, ainda não li nem tinha escutado falar direito. Sabia da existência de Para Onde Ela Foi, mas não me chamou muita a atenção, então abandonei as possibilidades de le-lo. Mas como você esclarece na sua resenha, imagino que esse livro seja realmente bom e muito melhor que os anteriores. Vou dar uma chance pra esse!
    Beijinhos <3!
    vorazesleitoras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Menina, até que enfim alguém que concorda comigo que Se Eu Ficar não é isso tudo! Mas eu gostei muito do filme, é bem legal. E sobre Para Onde Ela Foi: dá de dez a zero em Se Eu Ficar.

      Beijo!

      Excluir
  2. Oláá, tudo bem??
    Eu ainda não li o livro, mas ele parece ser bem interessante.
    Gostei muito da sua clareza na resenha! Parabééns.
    Bjoos

    Jovem Lierário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eloísa!

      É bem legal, espero que leia!

      Beijo!

      Excluir
  3. Oi, Ana! Tudo bem? Adorei a resenha! O pessoal sempre elogia a Gayle Forman, então tenho bastante curiosidade em conhecer a escrita dela! Essa duologia parece ser ótima, mas tenho medo de não gostar desse tão comentado final em aberto! rsrs Entretanto, acredito que vou dar uma chance aos livros em breve! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tony!

      Que bom que gostou! Ela é bem boa mesmo, mas é bom não ir com muitas expectativas, sabe? Espero que goste quando ler!

      Beijo!

      Excluir
  4. Heey!
    Também me decepcionei muito com Se Eu Ficar e desde então nunca li nenhum livro da autora, mas pelo visto esse livro é bem melhor. Acho que vou deixar meu receio de lado e dar uma chance para ele =)
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme!

      Estou começando a botar fé nas pessoas agora. Brincadeira.
      Dê uma chance sim.

      Beijo!

      Excluir
  5. Ana,
    Eu discordo um pouco de você! hehe
    Acho que a Forman possui ideias incríveis, e não as desenvolve tão bem.
    Não li muita coisa dela, mas pelo que conheci até agora, ficou claro pra mim, que ela não consegue intensificar as relações entre os personagens, o que torna tudo superficial demais.
    Não tive muito interesse em conhecer essa obra, justamente por estar desanimado com a autora, apesar de sua resenha ter sido bem convincente. Gostei!

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Plínio!

      Eu tive essa impressão com Se Eu Ficar, mas Para Onde Ela Foi mudou completamente o meu conceito sobre a autora. Que bom que a resenha ficou convincente.

      Beijo!

      Excluir
  6. Oi, guria! Tudo bem contigo?

    Hm, que resenha gostosinha de ler. Tive que rir com o seu comentário a respeito da leitura do segundo livro da duologia sem ter lido o primeiro - algo que meu TOC não me deixaria fazer nem em um milhão de anos. Triste, pois é.

    Tenho outro livro da autora aqui e estou bem ansiosa para conhecer a sua escrita, que lhe rende elogios por todas as partes. Também gostaria de ter a oportunidade de ler esse livro, já que parece no mínimo entreter bem. Boa dica!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeni!

      Ah, obrigada. Mas é mesmo, quando me falaram que a história era a mesma nem hesitei. kkkkkkkkkkkkkkkkkk O livro é bem legal.

      Beijo!

      Excluir

 
Layout feito por Vinícios Costa | Todos os direitos reservados ©