13 de outubro de 2015

Resenha: A Aposta

Título: A Aposta
Autora: Vanessa Bosso
Páginas: 288
Editora: Novas Páginas
Livro recebido em parceria com a editora. 

A primeira experiência amorosa de Nina não foi nada boa. Diante de tamanha decepção, a garota não quer saber de namorados e seu coração virou uma pedra de gelo. No colégio, os garotos lançam uma aposta a Lex, o grande pegador , daqueles que arrancam suspiros até mesmo de objetos inanimados. Será que ele, com todo seu poder de sedução, conseguirá conquistar o coração de Nina? De forma hilária e dinâmica, a autora levará os leitores a uma viagem inesquecível, na qual a amizade e o amor reinarão em absoluto... Até que uma vingança surja em cena para estragar tudo. Quem sairá vencedor? Façam suas apostas. O jogo está prestes a começar.

Depois da Maratona Literária de Inverno achei que fosse ser linda lendo oito ou dez livros por mês, mas nunca fui tão iludida na minha vida. A verdade é que, depois de ler tanto, entrei numa ressaca literária tão maldita que nada chamava a minha atenção. Li uns quadrinhos, mas nenhuma história me prendia. Resolvi pegar A Aposta só para ver o que aconteceria e graças ao Senhor bom Deus consegui ler um livro completo, mesmo tendo demorado um pouquinho mais que o esperado. 

O título do livro não poderia ser mais autoexplicativo do que esse, já que a história gira em torno de uma grande aposta entre dois estudantes do colégio Prisma: Lex e Nina. É claro que Lex é tremendamente lindo e conquistador, além de super-sexy e atraente. Nina, apesar de ser muito linda também, é uma muralha, não deixa nenhum cara se aproximar devido o desastre que foi a sua primeira experiência amorosa. E a aposta é nada mais do que isso: Lex tem exatamente uma semana para conquistar o coração de pedra de Nina, durante a viagem de formatura da turma para a Ilha Inamorata. 

É claro que as coisas não são tão fáceis como Nina pensa, já que Lex é totalmente irresistível e quando a gente pensa que as coisas não podem piorar aparece uma vilã digna de novela mexicana, Bárbara, a Kibi-mor (inclusive sou tão cruel que deixarei vocês curiosos sobre esse termo também, quem quiser saber o significado terá que ler o livro), para se intrometer nessa história que já não está muito boa. Mas né, como esperar um final feliz vindo de uma aposta que mobilizou todo o colégio? 

[...] Ele chora por acreditar em um final feliz. Ela chora porque sabe que finais felizes não existem. (pág. 257)

Gente, que livro gostosinho de ler! Sabem aqueles filmes água com açúcar, cheios de clichês que passam na Sessão da Tarde? É justamente essa história. Não pensem que estou falando isso como ponto negativo, pois não estou! Amo esses tais filminhos que passam nesse quadro e amo mais ainda um clichê, principalmente quando eles são bem construídos, justamente o que aconteceu com o livro da Vanessa Bosso. 

Para falar a verdade, A Aposta é cheio de pontos positivos, a começar pela narradora. Não sabemos exatamente quem é, me lembrou muito Gossip Girl, já que a dita cuja conhecia todos os personagens como se ela fosse stalker de todos eles, conhecia até os segredos mais obscuros de cada um. E meu Deus, o tanto que eu me diverti com as tiradas e o jeito que ela narrava as cenas, não tenho nem como explicar. Os personagens secundários também são um capítulo a parte. Achei o Gancho, melhor amigo do Lex, uma graça. Tenho certeza que me apaixonaria por ele fácil, fácil. As amigas de Nina também não ficam nem um pouco atrás, nunca vi tão companheiras desse jeito (me lembraram das minhas amadas piranhas, as meninas que moravam comigo na pensão)! 

É claro que A Aposta não possui aquele enredo fantástico, um mistério, uma reviravolta louca, mas ainda assim foi uma leitura totalmente válida e agradável. Alguns diálogos me incomodaram um pouco, achei algumas partes bem infantis, mas não é nada que tira o real valor da obra. O final também não foi difícil de prever, mas eu adorei mesmo assim! Fiquei sabendo que existe uma continuação, mas gostei tanto desse primeiro volume que fico com medo de estragar a história lendo o segundo. Já vou avisando: se você não gosta nem um pouco de drama adolescente, nem chegue perto desse livro, mas ainda assim acho que essa história é mais que perfeita para se distrair e curar uma ressaca literária.

Classificação final: 

9 comentários:

  1. Estou lendo esse livro, mas ainda estou nas primeiras trinta paginas. Mas já estou achando a narração da autora muito divertida! haha
    É exatamente isso mesmo, um romance água com açúcar, ótimo pra ler depois de algo mais denso!

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, primeiro, ainda bem que você conseguiu sair da ressaca, é tão horrível quando isso acontece.
    O livro tem uma proposta boa, por ser uma leitura leve e despretensiosa. Uma ótima dica para quem quer se descontrair sem dramas intensos e enredos meticulosos.
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana! Tudo bem? Ah, acho que ia amar essa narradora! hahahaha Eu adoro quando em Pretty Little Liars (a série de livros) A narra alguns capítulos! Sempre dou boas risadas! rsrs A premissa não me chama tanta atenção, mas é provável que eu dê uma chance ao livro. Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana Clara!

    Eu também adoro histórias leves, bem água com açúcar e divertidas - mas quando são bem escritas, coerentes e conseguem desenvolver os clichês de uma forma que não fique maçante.
    Este livro parece ser um ótimo entretenimento, com elementos certeiros e divertidos (e ainda te ajudou a sair da ressaca literária, o que é excelente).
    Gostei da dica, apesar de um ou outro ponto negativo, deve ser uma boa leitura!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Preciso logo ler algo desta autora,estou cada vez mais curiosa. Goste da premissa deste livro, quem sabe eu começo por este.
    Adorei a resenha.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parceria ? http://bibliotecaresytonline2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adoro esse livro! Principalmente a voz do narrador, amei mesmo, e concordo com você, ele é bem sessão da tarde e como eu adoro um bom clichê, amo amo esses tipos de livros fofinhos e cheios de drama bem malhação haha. Tudo nessa idade é o fim do mundo né? As vezes eu dou graças a Deus que acabou, mas quando bate a pontinha de saudade eu sempre tenho esses livros pra ajudar haha Amei a resenha!
    Beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Poxa, gostei do livro!

    Eu gosto muito dessas histórias água com açucar cheia de mimimi e tals. Pela capa eu pensava que fosse um romance desses cheio de tragédias mas pelo jeito é até engraçado. Não estava na minha lista mas agora fiquei interessada em ler. :D

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana, tudo bem?

    Ainda não li esse, mas só por ter amado O Homem Perfeito, já imagino que vou gostar também de A Aposta. Quero ler ainda esse ano, espero conseguir, kkkkk

    Beijinhos
    Lay
    www.detudoumpouquinho.com

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa | Todos os direitos reservados ©