29 de dezembro de 2015

As Melhores Leituras de 2015


Todo fim de ano é a mesma coisa, não é mesmo? É aquela época que a gente sempre pensa nas coisas que fizemos no decorrer do ano (as boas e ruins) e pensamos no que podemos mudar. Enfim, 2015 foi um ano de ótimas leituras em sua maioria, então não podia deixar de mostra para vocês os melhores dos melhores!


Stephen King
Editora Suma de Letras

Uma trama de mistério e terror, ambientada nos anos 30, em plena Depressão americana, num cenário de desespero e sufoco: a Penitenciária de Cold Mountain. Stephen King foi buscar no lado mais sombrio de sua imaginação a história assombrosa de John Coffey, condenado à morte, e seu encontro fatal com o carcereiro Paul Edgecombe. Originalmente publicado em seis partes, com o título de O Corredor da Morte, o romance é agora lançado em volume único: "À Espera de um milagre". Nas telas, o diretor Frank Darabont recria a história magistral de King, com Tom Hanks interpretando o guarda Edgecombe.

Impossível não colocar À Espera de Um Milagre aqui nessa lista. A história é maravilhosa demais, com personagens incríveis e uma escrita tão boa que o livro é um dos meus preferidos da vida inteira. É o melhor todos os livros do Stephen King que eu li e acho bem difícil algum outro tirar o posto desse aqui.

Jandy Nelson
Editora Novo Conceito

Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia. Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém. Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.

Com certeza  Eu Te Darei o Sol foi o melhor livro lançado pela Novo Conceito em 2015. Apesar dos capítulos gigantes que irritaram a maioria dos leitores, a história é tão linda que não tem como não se lembrar dela por um bom tempo. 

Xinran
Editora Companhia das Letras

Com Mensagem de Uma Mãe Chinesa Desconhecida, Xinran, jornalista e autora do best-seller internacional As Boas Mulheres da China, retorna às histórias verídicas de mulheres chinesas que a tornaram mundialmente conhecida. Desta vez ela aborda o sofrimento humano resultante da interação de uma milenar cultura machista com circunstâncias históricas, econômicas e sociais específicas. Em dez capítulos, são apresentadas dez histórias marcadas pela interrupção da relação mãe-filha, de meninas que nunca conheceram suas mães biológicas e mulheres que deram a filha em adoção a casais de camponeses que vivem sem endereço fixo, viajando pelos quatro cantos da China para burlar a fiscalização da lei do filho único - eventualmente abandonando uma menina numa estação de trem.

Li esse livro para escrever um artigo para a faculdade e meu Deus, não consigo expressar o carinho que sinto por ele. São histórias reais e muito sofridas, e justamente pelo fato de serem reais é impossível não se emocionar com cada uma delas. 

Jennifer Niven
Editora Seguinte

Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Acho que vocês já perceberam que eu tenho uma predileção por histórias tristes, não é mesmo? Mas tudo bem, geralmente as tristes são as que mais marcam a gente. Esse livro trata de assuntos muito sérios de uma forma bem profunda e tocante e a autora conseguiu fazer isso de uma forma nada clichê. Por Lugares Incríveis superou todas as minhas expectativas e, provavelmente, as do público em geral. 

Vikas Swarup
Editora Companhia das Letras

Ram Mohammad Thomas está na cadeia. Ganhou um bilhão de rupias, o maior prêmio já pago na história da televisão, por ter respondido corretamente a doze perguntas num programa de perguntas e respostas. Mas como é possível que um garçom de dezoito anos que não fez sequer o curso primário saiba qual é o menor planeta do sistema solar e que inventou o revólver? Sem dúvida houve fraude. Ou não? Para provar que não, o rapaz terá de contar a história de sua vida, curta porém muito movimentada: uma fascinante viagem pela Índia contemporânea, terra onde todos os extremos se tocam e quase tudo é possível.

Uma das melhores surpresas de todo o ano. Quem Quer Ser Um Milionário é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos e descobrir que ele é uma adaptação me deixou muito animada. Nem preciso dizer que o livro consegue ser mil vezes melhor, né? 

Só para desencargo de consciência, os livros estão em ordem alfabética porque não consigo escolher o melhor dentre eles, então achei mais justo fazer assim. Não esqueçam de deixar a opinião de vocês sobre eles ou, se não tiverem lido, deixar aqui nos comentários os preferidos de vocês no ano de 2015.

7 comentários:

  1. Eu estava tentando eleger minhas melhores leituras também, e é uma missão bem difícil, ainda mais pra mim que não li tantos livros esse ano.
    A Espera de Um Milagre acho que é o filme que mais me fez chorar na vida, então não sei se tenho coragem de ler o livro. haha E morro de vontade de ler Por Lugares Incríveis!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Não li ainda nenhum dos livros que vc citou, mas fiquei com muita vontade de ler À espera de um milagre, parece ser muito bom.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/2015/12/cronica-ano-novo-que-seja-realmente-novo.html?showComment=1451470004850#c2749155966110851061

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, também não li nenhum dos livros e acho que os que mais me deixam curiosa são À espera de um milagre e Por Lugares Incríveis. Os outros, não sei se pela capa, não me atraíram tanto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana Clara!

    "À espera de um milagre" e "Eu te darei o sol" são os que mais chamaram minha atenção. Assisti ao filme anos atrás e lembro-me bem pouco da história, por isso, seria ótimo ler o livro.
    Gostaria de ter lido mais livros este ano, mas também tive ótimas leituras!

    Beijocas e feliz 2016.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana! Tudo bem? Adorei a sua lista! <3 Ah, olha "Sua Resposta Vale Um Bilhão" ali! *----* O livro é incrível, né? Também amei ele! :) Dos outros, o que mais tenho vontade de ler é "Por Lugares Incríveis"!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ei Ana

    A espera de um milagre é perfeito, li já tem alguns anos, mas amei tbm. Eu te darei o sol entrou na minha tbm, então nem vou comentar rs. Por lugares incríveis eu gostei, mas não tantooo assim. Esse do filme Quem quer ser um milionário, eu nem sabia que tinha livro! Quero ler, vai para minha lista rs.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Por Lugares Incríveis eu quero muito ler ele e mas to esperando uma promoção e dinheiro pra compra ele porque só escuto que esse livro é maravilhoso e incrível.
    Bjss

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa | Todos os direitos reservados ©