16 de julho de 2016

Resenha: Precisava de Você

Então está aqui tudo o que eu guardei por algum tempo. A partir de agora eu pretendo escrever, desde o começo, a nossa história (se é que eu posso chamar assim). O nosso (des)romance. Acho que a melhor maneira de se livrar de alguma coisa (neste caso, de alguém) é colocando para fora. Então é isso que eu vou fazer. Eu vou te exorcizar de mim. Que droga. Que droga, Gabriel Vegas. Eu gostava de você pra caramba.

 Título Original: Precisava de Você
Autor: Pedro Guerra Lola Tavares
Ilustrações: Karen Basso
Páginas: 224
Editora: Belas-Letras
Livro recebido em parceria com a editora

Comecei a ler esse livro por birra. Há um tempo atrás, li um livo chamado Por Isso a Gente Acabou e achei, já pela sinopse, o enredo de Precisava de Você super parecido com a obra da Daniel Handler. A verdade é que sim, os livros são parecidos, têm aquela mesma pegada de desilusão e decepções amorosas, apesar de Por Isso a Gente Acabou ser muito mais denso. O fato é que eu me diverti muito mais com a personagem do livro do Pedro justamente por causa desse toque mais leve e engraçado.

O livro é uma carta-desabafo de Lola Tavares para um tal de Gabriel Vegas, por quem ela se apaixonou no primeiro instante em que o viu (depois que certa pessoa entrou na minha vida eu realmente acredito que coisas assim possam acontecer). Só que já começamos o livro sabendo um detalhe importante: o relacionamento dos dois não deu certo e é justamente isso que Lola nos conta, como Gabriel quebrou o seu coração em mil pedaços. O mais legal de tudo é que qualquer pessoa consegue se identificar com a história já que, provavelmente, todo mundo já foi uma Lola ou um Gabriel e não tem como fugir disso por muito tempo.

Lola provavelmente é uma das personagens mais verdadeiras que li até hoje. Quer dizer, eu me vejo muito nela quando tinha os meus 18 anos de idade, principalmente na parte do drama (tá pra nascer pessoa mais dramática que eu). Mas Lola também é super engraçada e sarcástica. E por falar nisso, fico aqui pensando em como o Pedro conseguiu se sair tão bem com uma personagem feminina. Gabriel é só mais um daqueles caras que a gente pensa que é uma coisa, acredita verdadeiramente naquilo e, no fim, acaba se fodendo. Quem nunca, né?

 É possível não enjoar de alguém quando se ama. Exatamente naquele momento em que você acha que até mesmo cinco mil dias são muito pouco e você começa a pensar na existência da eternidade.

Existem várias Lola Tavares e incontáveis Gabriel Vegas espalhados pelo mundo e é muito difícil quando nos deparamos com um. Acho que ninguém está preparado para ter um coração partido... Porque mesmo quando falam, a gente fala que não, arruma mil e uma desculpas para nós mesmas para acreditarmos que a pessoa é tudo aquilo que a gente idealizou. Gente, até os sentimentos da Lola são iguaizinhos aos nossos, não tem condição!

Um dos pontos mais altos do livro é a diagramação, que está a coisa mais maravilhosa do mundo. Cheia de ilustrações (feitas pela Karen Basso) e frases marcantes que fizeram com que o livro ficasse com aquela carinha linda de diário de adolescente. Ah, além disso, outra coisa super importante que não posso deixar de comentar é a música-tema do livro: Metáfora. A letra é uma graça e gostei ainda mais quando ouvi.


Ler Precisava de Você é como ler a nossa própria história. É cada tapa na cara que meus amigos... E pensar que é assim mesmo que a gente age quando tá apaixonada (principalmente quando tá apaixonada por um babaca, porque quando o cara é legal a gente não precisa passar por isso). Infelizmente ninguém está livre de conhecer (ou ser) um Gabriel Vegas, mas com certeza esse livro ajudará a lidar com a situação. 

Classificação final: 

4 comentários:

  1. Parece ser um enredo muito interessante e divertido,ainda mais pelo fato dos leitores poderem se identificar com os personagens.Fiquei bastante curiosa para saber o desfecho dessa estória.Olhando apenas a capa,que por sinal é lindaa,não parecia que se tratava de desilusões e decepções amorosas.Vou adicioná-lo agora na minha lista kk.Ótima resenha,bjss!<3

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!

    Adorei a resenha! Também li Por Isso a Gente ACabou e gostei muito, espero que eu não me decepcione com esse. Ah, a música é muito fofa!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Ooi, Ana! Eu lembro quando você comentou na minha resenha falando sobre esse outro livro. Estou até hoje curiosa para ler, mas não quero ler em ebook.
    Fico contente que você tenha curtido o livro; ele é muito amorzinho ♥
    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nana!
    É engraçado como a gente se identifica com o livro, né? Parece que o autor pensa em milhares de leitores, além de seus personagens, na hora de escrever a história.

    Gostei da resenha!

    Beijão!

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa | Todos os direitos reservados ©