18 de agosto de 2016

Resenha: Garota Online em Turnê

Penny está de malas prontas! Quando Noah a convida para acompanhá-lo em sua turnê pela Europa, ela mal pode esperar para passar semanas na companhia de seu fantástico namorado roqueiro. Mas, entre a agenda cheia de Noah, seus companheiros de banda não tão amigáveis e mensagens ameaçadoras de fãs invejosas, Penny começa a se perguntar se foi feita para a vida em turnê. Ela sente muita falta da família, de seu melhor amigo, Elliot... E de seu blog, o “Garota Online”. Será que Penny vai aprender a equilibrar vida, amor, amizade, planos para o futuro — tudo isso com os pés na estrada —, ou vai pôr tudo a perder nas férias de verão mais emocionantes e imprevisíveis da sua vida?
Título Original: Girl Online on Tour
Autora: Zoe Sugg
Páginas: 294
Tradução: Débora Isidoro
Editora: Verus 
Livro recebido em parceria com a editora.

Penny Porter seria uma adolescente normal se não possuísse estranhos e inevitáveis ataques do pânico e um namorado rockstar. No segundo volume da série Garota Online, fui apresentada mais uma vez aos devaneios adolescentes de uma garota tipicamente britânica que está ganhando o mundo. A blogueira Zoella prendeu mais uma vez apesar do enredo simples e o desenrolar quase infantil do romance principal.

Noah Flynn é o rockstar que conquistou o coração de Penny em sua viagem para New York nas férias passadas, mas agora é a grande hora de reencontrá-lo e encarar uma turnê ao seu lado. Logo nos primeiros momentos juntinhos, os personagens já enchem o coração do leitor de bons sentimentos como pertencimento, amor e amizade. Mas será que tudo isso se manterá com a convivência por uma quinzena com vários empecilhos? É a grande preocupação de Penny e dos que desejam um final feliz para o casal. 

Mais uma vez, a vida da protagonista é irrompida pela invasão de privacidade virtual. A insistência da autora nessa temática não apenas faz jus ao título, como também contextualiza com a série de problemas que uma simples foto podem causar. E tal invasão atrapalha não só sua vida pessoal, como o romance com Flynn e a carreira do astro. A presença do hacker de nickname VerdadeVerdadeira por toda a narrativa traz momentos de tensão em que a empatia é inevitável e os pensamentos sobre nossa segurança digital são presentes. 

Entretanto, não só disso se faz o novo livro da britânica desastrada. Os novos personagens se aliam a Elliot, o melhor amigo do mundo; a família Porter e Flynn, que apoia o casal em suas decisões; as gêmeas Kira e Amara que se tornaram novas amigas e a Megan, que volta em uma perspectiva inesperada após o fim do primeiro volume. Mas os holofotes ainda ficam voltados aos novos personagens: Blake, Dean e srta. Mills, que ajudam no desenvolvimento da protagonista e a tornam mais inteiriça. 

A ambientação também se torna um show à parte. Como a turnê passa pelos países mais famosos da Europa, transformando os Dias do Mistério Mágico (em que o casal passeia por lugares inspiradores) em uma verdadeira viagem para o leitor.

— É assim que eu me sinto — confesso. — Perdida da minha própria vida. E não sei nem usar uma bússola. Será que existe GPS para a vida?

Infelizmente, não posso negar que Zoella se rendeu aos clichês adolescentes em alguns momentos, tornando um pouco "mais do mesmo" um livro de poderia ser integralmente original. O envolvimento de uma garota tímida com um rockstar, as frases de efeito e as gafes sexistas me tornaram reticente, mesmo diante do incontestável talento da jovem escritora. Apesar disso, a diagramação continua linda e combinando com a capa, a revisão está visivelmente bem feita, bem como a divisão dos capítulos que seguem curtos e atrativos como no volume passado.

Garota Online em Turnê é uma leitura despretensiosa e leve indicada aos que curtem leituras adolescentes que envolvam músicas, viagens e romance. Em seu segundo livro, Zoella mostra que não tem talento apenas com textos sobre beleza, mas também para escrever uma boa ficção. 

Classificação final: 

10 comentários:

  1. Oi Mylane!

    Eu conheço essa menina pelo Facebook, de vez em quando vejo os posts dela, mas num sabia que ela tinha um livro não... Mas eu num sou do tipo que se rende aos clichês, provavelmente não gostaria da história.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mylane!
    Lembro que quando terminei de ler Garota Online pensei o mesmo que você (mais um livro para quem curte uma história adolescente), por isso não me empolguei muito para ler esse segundo livro, mas pela sua resenha deu para perceber que mesmo com os clichês a Zoe conseguiu escrever uma história consistente. Acho que vou dar uma chance para essa nova história da Penny...
    Bjus!

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?
    Eu sou doida pra ler o primeiro volume dessa série, mas ainda não tive oportunidade. Pra ser bem sincera, eu só descobri que não se tratava de um livro único quando vim ler sua resenha. Mas enfim, eu sou fã de um bom clichê, e apesar de você ter mencionado que a autora pecou um pouco em trabalhar de uma maneira diferente na trama/romance. Eu fiquei bem curiosa para saber mais a respeito de Flynn e também sobre o hacker. A história parece daquelas que tiram a gente da ressaca literária, e apesar dos momentos de tensão, parece ser bem divertida.

    Beijos e boa semana!
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii Mylane, como vai?
    Menina eu estou completamente apaixonada pela sua resenha, eu li o primeiro livro e estou ansiosa para ler esse que tu resenhastes. Dica super anotada mesmo <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Que bom que o livro te prendeu, mas desenrolar quase infantil do romance principal? Amei tanto o primeiro livro que não sei se me arriscaria nesse, tenho medo de perder o carinho que sinto pelos personagens. Fora que gafes sexistas e frases de efeito me dão muita preguiça. Vou ter que pensar sobre o assunto, mas se tivesse que decidir hoje não leria.

    ResponderExcluir
  6. Olá Mylane!
    Eu já li o primeiro livro da autora e amei. Eu ainda não tive a oportunidade de ler o segundo, mas fico feliz em saber que você gostou. É uma pena a autora investir mais no clichê, mas só por ser uma leitura despretensiosa e bem adolescente já me deixou empolgada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu tenho o primeiro livro, mas ainda não conferi a obra. A premissa desse segundo volume me chama a atenção, gosto de livros leves e clichês bem escritos.
    Só fico preocupada com me incomodar demais com as "gafes sexistas" e afins.
    De qualquer forma, fico feliz de saber que a ambientação é boa e que a abordagem da invasão da privacidade online se mantém neste livro.
    Vou ler o primeiro e se gostar confiro este segundo.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Mylane, ainda não tive a oportunidade de ler esse livro. A premissa desse livro parece bem interessante, mas não sei se o leria no momento. Amei a capa <3
    Mas pela sua resenha notei que gostou muito e aliás ela ficou muito boa.
    Bjão

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    O primeiro livro da Zoella quem leu foi minha colunista e lembro que ela tinha curtido. Eu sigo a Zoella nas redes sociais, mas por enquanto não pretendo ler seus livros. Bom saber, que apesar de alguns clichês adolescentes, o livro é bom.
    Enfim, vou falar desse segundo volume para minha colunista, porque ela ainda nem leu. Ótima resenha ;)

    Beijos
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Milane...
    Essa história é realmente bem despretensiosa igual o primeiro livro pelo que pude perceber por causa da sua resenha. Eu gosto bastante de livros nesse estilo, para passar o tempo mesmo.
    Com certeza o leria.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa | Todos os direitos reservados ©