17 de fevereiro de 2017

Resenha: Atlântida - O Gene

A contagem regressiva para uma nova fase da raça humana já começou. Em uma expedição na costa da Antártida, pesquisadores encontram uma misteriosa estrutura enterrada em um iceberg. A milhares de quilômetros dali, na Indonésia, a Dra. Kate Warner pesquisa a cura para o autismo em crianças através de experiências genéticas. Quando essas crianças são sequestradas, um agente de segurança altamente habilitado, acredita ter encontrado uma ligação entre esses dois fatos e busca desvendar uma conspiração global que ameaça toda a humanidade.

Título Original: The Atlantis, Gene
Autor: A. G. Riddle
Páginas: 568
Tradução: Petê Rissatti
Editora: Globo Alt
Livro recebido em parceria com a editora

Atlântida – O Gene é o primeiro livro da trilogia  O Mistério da Origem que obteve um enorme sucesso. Publicado pela Globo Alt e escrita por A. G. Riddle, temos uma obra-prima da genética e da investigação (ou quase isso). Um livro eletrizante que prende do início ao fim, repleto de mistérios e enigmas que envolvem até o leitor mais cético.

O livro nos conta a história de Kate Warner, cientista que objetiva a cura para o autismo. Ela se vê pressionada quando os colaboradores de sua pesquisa ameaçam acabar com o investimento para tal por conta da demora na obtenção resultados satisfatórios. A história tem como pilar central, esta pesquisa, que leva Kate a uma descoberta que admito que demorei a entender, mas que toma as rédeas da história e nos leva por um caminho surpreendente da narrativa.

A obra segue uma “fórmula” que me fez lembrar bastante livros como O Código Da Vinci e Inferno, ambos do escritor Dan Brown. Contendo um misto elegante e bastante inteligente de ação, tensão e também mistério, temos a combinação perfeita que qualquer livro de investigação, principalmente quando este contém temas polêmicos ou futuristas, que beiram previsões. 

Já de início, acompanhamos a história de Karl e Steve em um navio, não muito distante da Antártida. Ao se depararem com o que parece um antigo submarino soviético congelado, os aventureiros desembarcam sobre o submarino na tentativa de encontrar mais informações perdidas sobre aquele estranho achado perdido no mar.

A leitura é bem dinâmica e nos momentos de tensão Riddle soube escrever magistralmente. Consegui sentir todos os sentimentos de tensão, de temor e de agonia que algumas passagens nos dão. Uma construção fenomenal de cenários, personagens e enigmas, além do grande envolvimento com genética. 

Aviso logo, a leitura do livro não é tão fácil. É interessante fazê-la com o Google ao lado, já que muitos locais e termos científicos são citados ao longo da narrativa. Para aqueles leitores que adoram biologia, principalmente na parte de genética, temos uma aposta e tanto com Atlântida – O Gene. Claro, é perfeitamente possível compreender todo o livro sem ser Ph.D em genética, mas recomendo a pesquisa junto a leitura. Afinal, conhecimento nunca é demais não é?

Vale lembrar que os direitos do livro já foram vendidos para a CBS Films ainda sem data de estreia. Tenho receio de filmes baseados em livros, mas devo dizer que a forma como o livro me encantou, com certeza vai me fazer esperar ansiosamente pelos próximos volumes da série além de me levar às salas de cinema assim que for lançado.

11 comentários:

  1. Olá, um livro que aborda temas da ciências e previsões é sempre bem vindo, não só lemos a obra mas a estudamos. Autora conseguiu criar um universo tão bem retratado que não há nada mais que elogios para descrever sua trilogia. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Edu!
    Gosto de livros que misturam muito conhecimento, ficção científica além de ação, tensão e mistério, deve ler uma leitura contagiante.
    E podemos aprender muito, isso é o mais importante, mesmo que tenhamos de nos utilizar do google...kkk
    Já anotei aqui como desejado.
    “O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Adorei a parte em que tu diz que leitores q adoram biologia vão gostar hahah
    Sério que vai ter filme?? Pretendo ler antes disso então. To curiosa para descobrir o que tinha dentro do submarino congelado. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Apesar de não ser uma leitura fácil, fiquei curiosa com o livro, pois tem muitos assuntos que gosto principalmente mistérios, ação e enigmas. Fiquei curiosa com a descoberta da Kate, pois uma cura para o autismo seria maravilhoso. Deve ser uma leitura que o leitor só consegue parar depois de desvendar tudo.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    A obra tá mto bacana, gostei mto do enredo, fazia um tempo q qria ler resenhas, gostei mto!!
    Vai pra listinha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas foi uma historia que me deixou muito interessada, achei legal os temas que encontramos, mesmo não sendo tão comuns e o livro acaba nos instigando a procurar mais informações, me deixou curiosa para ler essa historia !!

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei a obra O Código Da Vinci, então gostei bastante de saber que lembrou esse livro, já que sou fã do autor Dan Brown, pelo mistérios que suas obras traz. Falando de mistérios, isso é o que não falta deste livro. Gostei bastante da atitude de Kate Warner de impedir que sua pesquisa pare, já que algo tão importante pra ela e pra todos do mundo. O que me deixa bastante é fato do livro contem bastante riqueza de detalhes, sem perder no mistério. Apesar de não ser da biológicas, seria excelente livro pra adquirir conhecimento

    ResponderExcluir
  8. Como não curto muito o estilo, não me interessei pela história

    ResponderExcluir
  9. Oi, Edu!!
    Adorei a resenha!! Não conhecia esse livro mais adorei a sinopse dele!! Fiquei bem curiosa para saber mais sobre o que encontram enterrado em um iceberg e qual a relação com a pesquisa genética?!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  10. Nunca li algo relacionado ao autismo, por isso seria interessante conhecer mais sobre ele por meio de um livro investigativo. Acredito que existam dois tipos de leitoras: aquelas leves, que você lê de uma só vez, e aquelas, que me parece ser o caso desse livro, que você precisa de pesquisas para conseguir compreender melhor o que esta acontecendo. Acho isso enriquecedor, e para mim não chega a ser um ponto negativo na leitura.

    ResponderExcluir
  11. Já quero esse livro, já tinha curtido a ideia dele quando comecei ler seu post. Ai tu falou do Dan Brown, fiquei com mais vontade ainda, sou apaixonada por ele e amo livros de genero parecido. Já anotei na minha lista aqui, espero comprar/ler em breve.

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa | Todos os direitos reservados ©