28 de janeiro de 2018

Resenha: Um de Nós Está Mentindo

Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus.

Título Original: One Of Us is Lying
Autora: Karen M. McManus
Páginas: 384
Tradução: André Gordirro
Editora: Galera Record
Livro recebido em parceria com a editora

Eu nunca fiquei tão feliz por receber uma prova antecipada na vida, primeiro porque eu já estava contando os dias para ler Um de Nós Está Mentindo e segundo porque esta prova veio pelo V. I. B — Very Important Book, uma iniciativa do Grupo Editorial Record onde eles enviam exemplares exclusivos de livros, antes do seu lançamento, para alguns formadores de opinião. Saiba mais sobre o V. I B clicando aqui —, o que fez eu me sentir muito importante, risos. 

Neste livro, conhecemos quatro adolescentes, Nate, Addy, Cooper e Bronwyn, que estão sendo acusados de assassinato. Durante uma detenção em que os quatro alunos estavam presentes, Simon sofre um choque anafilático e falece instantes depois. Porém, a polícia chegou à conclusão que sua morte não foi acidental, já que o copo onde Simon bebeu água pouco antes de morrer continha traços de óleo de amendoim, alimento do qual ele era alérgico. A partir daí, todas as pistas do suposto crime levam aos quatro adolescentes que estavam presentes naquela sala. 

Parece totalmente injusto colocar a culpa nos meninos, mas cada um deles tem um motivo para odiar Simon e querê-lo morto. Assim, como o título do livro já indica, algum dos personagens da história está mentindo e fica muito difícil confiar em alguém. Até certa ponto, esse "pequeno detalhe" acaba gerando uma grande tensão, já que os capítulos são narrados intercalando os pontos de vista dos quatro adolescentes. Porém, com o decorrer da leitura, a gente começa a ter sentimentos super contraditórios em relação à eles, porque, querendo ou não, vamos conhecendo o interior de cada um, como eles se sentem, como estão lidando com tudo. 

A narrativa de McManus é muito envolvente, extremamente fluida, tanto que é uma leitura extremamente rápida. O tema, que tem de tudo para ser um enorme clichê, foi conduzido de uma forma magistral pela autora. A única coisa que me incomodou um pouco foi que muitas vezes eu não conseguia identificar qual personagem estava narrando naquele momento. Então, na minha opinião, faltou dar diferentes "vozes" aos personagens, sabem?

Apesar dessa atmosfera de mistério, o young adult está presente no decorrer das páginas, tendo espaço até mesmo para aquele romance adolescente que a gente adora. Para ser sincera, as minhas partes preferidas eram as dos personagens que formaram o casal — no caso eu não vou contar para vocês sentirem exatamente o que eu senti durante a leitura. Outro ponto bacana de citar é o amadurecimento dos personagens no decorrer da trama, quando começam a se aceitar e perceber que todo mundo erra, até mesmo a pessoa mais perfeita. 

Eu tinha diversas teorias para o desfecho da história dos adolescentes e, quando eu já estava quase lá, descobri o que realmente aconteceu com Simon, mas isso não fez com que eu gostasse menos do livro. Acredito que, quando um autor deixa pistas para o leitor, é porque realmente quer que ele desvende o mistério. A história criada por McManus é um maravilhosa, com temas atuais que levantam ótimas discussões. Um de Nós Está Mentindo com certeza tem a capacidade de conquistar os leitores desde as primeiras páginas. 

19 comentários:

  1. Oi!
    Esse livro está sendo muito comentado, estou tentando não pegar nenhum spoiler porque a graça está no mistério. Adorei a premissa do livro mas eu prefiro que a trama foque mais no mistério que no romance.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana! A obra já se tornou o sonho de consumo de vários leitores, inclusive eu. Como adoro um bom mistério não poderia ser diferente, gosto de bancar a detetive e ajudar a solucionar o caso e o fato de a autora nos entregar pistas é muito legal. Achei o VIP, ops, VIB uma iniciativa fantástica da editora, eu também me sentiria lisonjeada se fosse você. Enfim, mal posso esperar para ler Um de Nós Está Mentindo. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ana!
    Sou aficcionada por livros policiais.
    Saber que as personagens são bem construídas, que o livro é dividido em partes, onde podemos conhecer os envolvidos, bem como os investigadores e ainda uma narrativa leve e rápida, já me conquistou.
    E o que achei mais diferente, é porque é em ambiente estudantil, porque nos leva a pensar: qual dos estudantes cometeu o crime?
    Confesso que fiquei bem intrigada e instigada para poder fazer a leitura.
    Desejo uma ótima semana!
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Não é qualquer pessoa que recebe essa caixa super importante, parabéns! Haha...
    O que eu mais gostei foi saber que tem um pouco de YA e romance; exceto por isso, não é uma história que me deixa com vontade de ler.
    Mas foi bom saber um pouco sobre.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, estou super ansiosa para ler esse livro.
    Estou bem curiosa para descobrir o que aconteceu de verdade com Simon!
    Adoro quando os personagens amadureceram no decorrer da história.

    ResponderExcluir
  6. Tenho namorado este livro desde que li a primeira resenha dele. Mesmo sendo um pouco avessa a histórias com personagens tão jovens, neste há mistério demais e essa pitada generosa de dúvidas em relação a todos os envolvidos ou não neste crime.
    Já está na lista de desejados e espero ler o quanto antes.
    Ah, a capa é espetacular.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. eu já tinha visto a capa deste livro, mas não sabia muito bem do que se tratava, mas parece ser um livro bem interessante, o suspense e mistério por trás desse assassinato me deixou intrigada e estou muito curiosa para saber quem foi o assassino. também fiquei muito interessada neste romance ai hahaa eu amoooo. Que bom que a leitura é rápida e fluida, e fico feliz que os personagens amadurecem no decorrer do livro! Quero ler.

    ResponderExcluir
  8. Achei muito legal a premissa desse livro e vem me chamando atenção as coisas boas que vi dele. E parece fácil de ler, mesmo com umas coisas clichês parece que a autora fez mesmo algo um tanto único, uma coisa que fica interessante pela forma que ela conduziu tudo. Vou ficar atenta com esse negócio das vozes ao ler, pode ser confuso se a gente não conseguir identificar mesmo. Mas no geral tem aí uma trama bem legal, tô ansiosa pra ver como é ^^

    ResponderExcluir
  9. Olá, desde seu lançamento tenho interesse de ler essa obra, pois adoro tramas nas quais o autor faz com que criemos várias teorias em busca de respostas. Ainda que os personagens careçam de profundidade, a obra consegue prender do início ao fim. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Fiquei interessada em ler, adoro mistério e fiquei muito curiosa em saber qual dos garotos fez isso com o Simon ou todos eles fizeram ou nenhum eita dúvida, gostei dessa curiosidade que o autor desperta no leitor já fiquei imaginando tanta coisa rs. Parece ser uma leitura bem instigante e envolvente.

    ResponderExcluir
  11. Essa sinopse me lembrou muito o filme The Breakfast Club eu estava muito curiosa em ler esse livro desde que eu vi sobre o lançamento dele na Espanha e fui procurar saber mais sobre esse livro e vi que a ser publicado no Brasil em breve então alguém tem ansiedade e agora que livro lançou eu já garanti o meu exemplar estou prestes a começar a minha leitura Mas eu achei esse livro com sinopse diferente de muita coisa que eu já vi e li

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana, uau que sinopse maravilhosa amei. Pela sua resenha o livro parece ter muito mistério amo livro assim, além disso como você disse tem romance que deixa a trama mais animada. Fiquei curiosa pra saber qual o motivo da pessoa ter matado Simon e se quem sabe já tinha sido planejado essa morte ou não, com certeza vou ler obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
  13. Nossa que VIP rsrsrs
    Gostei bastante desse tema da história, é quase um jogo de detetive, acho bem legal esse mistério, te dá vários suspeitos e te faz tentar descobrir quem realmente foi o assassino. Não sei se gostei de ter um casal entre eles, pois isso quebra um pouco do mistério, mas achei muito legal.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ana!!
    Que honra receber essa prova antecipada!! Gostei bastante da história do livro e fiquei bem curiosa para saber o que realmente aconteceu!! Quem será que está mentindo nessa história?!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ana! Adoro thrillers e essa tensão toda presente no livro sobre o verdadeiro assassino do Simon me interessou muito! Não gosto dessa formação de casal dos YA, mas se não for algo muito forçado dá pra levar. No mais me pareceu um livro com um mistério bem inteligente a ser resolvido.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ana.

    Bom, com certeza é um que nos arranca teorias e eu já vou logo dizendo a minha...

    Eu acho que três deles foram cúmplices (isso, é óbvio), pois não é possível que eles não tenham presenciado nada.

    Bem como seria previsível se um dos quatro fosse o assassino, talvez outra pessoa tenha entrado em cena, mas não acredito nisso, pois o foco são eles.

    Os quatro suspeitos terem seus pontos de vistas narrados, de certa forma, confunde e pode até surpreender o leitor na descoberta do assassino.

    ResponderExcluir
  17. Oi Ana!
    Uau, quando vi que o livro ia ser lançado eu não dava nada pra ele, não imaginava que seria instigante assim.
    Acho que o mais interessante da história não é nem só querer saber quem e o assassino, é conhecer esses adolescentes a fundo e descobrir os que eles escondem, mas eu provavelmente sentiria um pouco de simpatia com os suspeitos, para um adolescente, acusações são péssimas. Desejo muito ler o livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Ana,
    São premissas como esta que me fazem querer sair correndo para adquirir um exemplar do livro. Um de nós está mentindo trás um mistério tão intrigante que quando ler vou desconfiar até da vítima. Apesar de todo ar de mistério não dá para ignorar que o livro aborda temas sérios e de grande importância para o desenvolvimento da história e dos personagens. Sim, houve um possível assassinato, mas não dá para esquecer que há 4 jovens passando por um momento traumático que pode mudar suas vidas para sempre. É livro para agradar diversos leitores e para nos fazer refletir a cada nova descoberta sobre o ocorrido.

    ResponderExcluir
  19. Quero ler este livro, pois li diversos comentários positivos referentes a história dele, e como gosto de histórias de investigação e mistério acredito que irei gostar da história deste livro. Que bom que a narrativa da autora é muito envolvente e extremamente fluida. Pela sua resenha este livro parece ser muito bom, pretendo ler Um de Nós Está Mentindo em breve.

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©