8 de julho de 2018

Resenha: Sol em Júpiter

Sol Leão é uma famosa youtuber de Florianópolis. Apaixonada pela sua “juba”, que dá nome ao canal, a jovem mostra ao mundo seu estilo e sua vida perfeita em vídeos divertidos e calorosos. No entanto, a vida real pode ser um pouco diferente disso, e um jovem com o estranho nome de Júpiter aparece para balançar o mundo de Sol e questionar as certezas que ela achava que tinha.

Título Original: Sol em Júpiter
Autora: Lola Salgado
Páginas: 256
Editora: Harlequin
Livro recebido em parceria com a editora

Sol em Júpiter é um livro nacional, da autora Lola Salgado, e foi lançado no primeiro semestre de 2018. A protagonista, Sol, é uma youtuber renomada de Florianópolis, e sua marca é seu cabelo cacheado e volumoso, que lhe rendeu um apelido bem fofo: Juba. Quem vê a Juba hoje em dia nem imagina que ela sofria bullying na escola e muito menos que, apesar de toda a fama, ela ainda tem muitas inseguranças.

Apesar da premissa um pouco clichê, gostei que boa parte dos acontecimentos do livro a gente consegue linkar com pessoas que a gente segue nas redes sociais, na vida real, pessoas que participam de eventos, lançam roupas, sapatos, jóias e divulgam lojas e redes. O livro mostra o dia a dia dessa jovem que, mesmo sendo bem nova, tem muitas responsabilidades. Apesar de aparentar ter uma vida perfeita, Sol tem muitos problemas, principalmente quando o assunto é seu relacionamento com sua mãe. Gostei da forma como Lola retratou isso, porque nós realmente achamos que as influenciadoras que seguimos são muito felizes e que nada dá errado na vida delas, mas obviamente as coisas não são assim.

Além de todos os compromissos com o canal, Sol vive um relacionamento um pouco conturbado com Andre, um youtuber que conheceu em um reality show. A personagem tem certeza que André não leva o relacionamento dos dois, que são noivos, tão a sério quanto deveria, mas ao mesmo tempo não tem certeza se quer acabar com tudo. Assim, em um dia comum na vida de Sol, onde ela tem que cobrir um evento na abertura de uma loja em um shopping de Floripa, Júpiter entra no caminho da influenciadora para deixá-la de pernas para o ar.

O rapaz balança a sua vida de um modo tão grande que Sol acaba percebendo que existe uma vida fora das redes sociais — coisa que, assim como nós, ela é totalmente viciada, até porque é assim que ela ganha a vida. Nesse contexto, os dois acabam se aproximando e, com isso, vai surgindo algo mais, só que não podemos esquecer do André-idiota, noivo da Sol.

A narrativa, que é bem fluida e de fácil compreensão, segue a linda do romance. A partir do momento em que Sol conhece Júpiter, ela começa a perceber que talvez André não seja o seu amor verdadeiro. Mas, assim como na vida real, é muito difícil para a personagem tomar uma decisão concreta. Em certos aspectos eu até entendo a personagem, apesar de não achar certo ela ficar nesse vai-não-vai com Júpiter — e acaba não sendo certo com André também, por mais babaca que ele seja.

Me emocionei muito e senti um pouco de toda angustia, dor, felicidade e raiva que Sol sentiu depois de ver tudo o que construiu com muito esforço na sua vida se desmanchando aos poucos. Vi ela se culpando por muitas coisas que não eram sua culpa, mas depois entendendo que muita coisa do que acontece com as pessoas tem influência das pessoas que as cercam. Esse foi mais um dos ensinamentos que os livros trouxeram para minha vida em todos esse anos de leitura.

Por mais que a gente ache uma história clichê, ela sempre tem algo para nos mostrar. Sol em Júpiter é um livro escrito para um público em específico, os adolescentes, mas isso não significa que não possa nos ensinar alguma coisa. Nunca desistir, nos livrar de pessoas que intoxicam nosso ambiente e fazer aquilo que realmente gostamos são algumas das coisas que Lola Salgado mostrou que vale a pena lutar. Gostei muito do livro e não vejo a hora de ler outras obras da autora!

13 comentários:

  1. Que resenha linda!
    Esse livro não me chamou tanta atenção e já li algumas resenhas que fazem parecer que o livro é razoável, mas a sua me conquistou.
    É sempre bom conhecer o outro lado da moeda ainda mais em tempos de redes sociais.
    Sol parece uma personagem imperfeita e que podemos nos identificar com certeza.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Um clichê quando bem escrito pode render uma boa história e é o acontece quando Sol Em Júpiter não é?
    Fiquei com vontade de ler só por causa da sua linda resenha

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lari.

    É nítido, com clareza que a trama foi bem criada, tem um pano de fundo bem construído, por colocar em cheque essa questão dos signos e os 'bastidores' da fama, mesmo que de forma aparentemente leve.

    ResponderExcluir
  4. Oi mana, bem por mais que você tenha gostado do livro eu não sinto muita vontade e ler esse livro, esse tipo de livro ele não me chama atenção e acabo abandonando no meio do caminho por isso eu dispenso a leitura.

    ResponderExcluir
  5. Lari!
    Assim, não tenho costume de ler livros de youtuber, porque as experiências que tive, não foram muito boas, entretanto se o relacionamento de Sol e Júpiter é bem desenvolvido e ainda tem um drama no meio do caminho, acredito que dá para ler.
    Ainda mais com sua avaliação tão boa.
    Desejo uma ótima semana!
    “Se você realmente quer algo na vida, tem que lutar por isso.” (Homer Simpson)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lari,
    Primeiro que eu amei a ambientação brasileira, segundo que a história toda é bem realista, quantas "Sol" não conhecemos não é? Por isso achei a história bem bonita, e mesmo sendo um pouco chato esse "não sei com quem eu fico" da peotagonista, o livro me conquistou!
    Achei bem bacana a proposta da autora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Lari,
    Seu eu fosse julgar só pelo título nem imaginaria se tratar de um romance, pois parece mais um livro sobre astrologia. Claro que astros e signos, para muitos, tem tudo a ver com romance e vida amorosa e quando um autor propõe algo nesse estilo (e bem escrito) rende uma história e personagens bem divertidos. Juba que não conheço, mas sinto que deveria, tem tudo o que gosto na personalidade de um personagem, principalmente, veracidade. Sei que é um romance, mas o que mais me chamou atenção, sem dúvida é a vida da protagonista, mas, também, fiquei curiosa a respeito de cada personagem.

    ResponderExcluir
  8. Olá Lari!
    Eu gosto de leituras clichês, isso pra mim não atrapalha, pelo contrário, adoro, estou de olho nesse livro e espero mto conseguir ler em breve, a narrativa parece estar agradando mtos leitores.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Mesmo sendo muito avessa a livros escritos por Youtubers, a gente acaba percebendo naturalmente que este livro foi escrito por alguém que foge muito ao padrão "vazio" que a maioria destes jovens hoje em dia tem. Não, não é preconceito, apenas questão de gosto mesmo.
    Mas adoro um bom clichê, ainda mais quando envolve relacionamentos e isso sempre gere algumas dúvidas, nem sempre só típicas de adolescentes.
    Se tiver oportunidade, quero muito poder conferir o livro sim.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Mas que lidinha essa história ^^
    Mesmo que possa soar clichê em algumas coisas, adorei o que disse sobre as coisas que sentiu ao ler. As lições que deixa, isso de lutar pelo que gosta, de influências externas que não fazem bem, pessoas que não fazem bem e tudo mais. Achei legal esse detalhe de youtubers porque fica uma coisa bem atual e a personagem parece ter muito a oferecer e ser daquelas fáceis de gostar e torcer pela felicidade dela. Uma graça, gostei desse livro.

    ResponderExcluir
  11. Eu estou um pouco dividida com esse livro, alguns pontos dele parecem que me desagradariam bastante, mas eu tenho curiosidade em outros. Gostei da sua resenha e também de poder conhecer mais sobre a obra, mas ainda não me senti atraída para comprar e ler.

    ResponderExcluir
  12. É uma leitura boa que mostra que nem tudo é perfeito, que nas redes sociais é muita aparência. Fiquei com receio dessa indecisão da personagem pelos garotos, isso irrita ainda mais se rolar um triângulo amoroso.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro, mas tenho visto bastante gente comentando sobre ele.
    Não é o tipo de leitura que estou acostumada, e a premissa não me interessou muito também já que não sou muito chegada em ler livros com youtubers.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©