15 de setembro de 2018

Resenha: Você e Outros Pensamentos Que Provocam Arrepio

Você e outros pensamentos que provocam arrepio traz 50 crônicas que retratam as relações amorosas com sensibilidade e irreverência.
Profundo conhecedor da alma feminina, Fred Elboni já vendeu cerca de 200 mil exemplares. Agora, em seu sexto livro, ele revela seu amadurecimento como escritor num prazeroso diálogo que desafia as mulheres a encontrarem a própria liberdade, buscando dentro de si o poder e a coragem de se despir de seus medos, pudores, preconceitos e inseguranças.
Com uma linguagem leve e sexy, Fred apresenta pequenos flashs do cotidiano em deliciosos textos sobre paixão, sexo, encontros casuais, saudade, intimidade e afeto, explorando as múltiplas e imprevisíveis maneiras de experimentar o amor – e a si mesmo.

Título Original: Você e Outros Pensamentos Que Provocam Arrepio
Autor: Fred Elboni
Páginas: 176
Editora: Sextante 
Livro recebido em parceria com a editora

Você me perdoe, mas eu fiz de novo: pedi um livro porque a capa era maravilhosa. Aliás, maravilhoso é pouco para falar sobre o trabalho de ilustração da Camila do Rosário em Você e Outros Pensamentos Que Provocam Arrepio. Na realidade, acho que o que mais me impressionou aqui foram as ilustrações, já que as crônicas do Fred Elboni não me cativaram nem um pouco. Infelizmente.

Eu já começo essa resenha falando que, muito provavelmente, o problema de eu não ter gostado dese livro é totalmente meu, já que a nota dele no Skoob é 4.3, bastante alta. Se eu for comentar sobre a fama dos textos do Fred na internet, o problema é ainda mais meu. Eu já devia ter desconfiado que não me conectaria com o livro pelo tema: relações amorosas sob o ponto de vista de um homem. O Fred é bastante romântico, confesso, mas a sua narrativa é naturalmente muito sedutora, o que significa que cada vez que eu lia as palavras "sexo", "safada", "transar" e coisas do tipo, eu tinha vontade de jogar o livro na parede.

Talvez eu não tenha maturidade o suficiente para ler esse tipo de texto sem me sentir incomodada com as expressões — e o estilo de escrita em si, principalmente. Portanto, eu não estou dizendo que o Fred escreve mal ou algo do tipo, sou eu que não tenho paciência para ler 50 textos que falam sobre encontros, romances e muito, muito sexo. Pelo menos eu tenho a felicidade de comunicar que, apesar de objetificar um pouco a mulher, Fred não fala de sexo de forma suja ou vulgar. 

Das 50 crônicas que compõe Você e Outros Pensamentos Que Provocam Arrepio, eu gostei de verdade de cinco: "A mera possibilidade de ser feliz", "Somente uma aventura", "Para sempre", "Minha mulher não é minha" e "Não deixe de amar ninguém por medo de perder a liberdade". Acho que o problema maior é que EU, Ana Clara Oliveira Magalhães, tive a sensação, em quase todos os outros textos, que o autor dizia o que uma mulher deve fazer, como se portar, o que dizer... Enfim. Vale lembrar que, querendo ou não, o que o Fred escreve nesse aqui é direcionados às mulheres.

Eu fico até chateada em trazer uma resenha de um livro que eu não gostei nenhum pouco. Eu nunca demorei tanto para terminar uma obra de 176 páginas, tudo porque eu achei extremamente difícil ler mais de 4 ou 5 crônicas por dia. Acredito que se quem acompanha o trabalho do Fred Elboni desde o começo e sabe como ele é de verdade vai gostar desse livro. Eu espero estar totalmente errada sobre essa impressão ruim que ele me deixou.

14 comentários:

  1. Livro pela capa? Quem nunca? E é, essa capa dele chama atenção mesmo. Mas não foi um livro que me interessei assim de cara. Achei interessante essa narrativa dele, mas é um trem bem chato quando a gente tem problema com a escrita e umas expressões . Já peguei livro bem avaliado também e que fiquei fula de ler porque nao me dava bem com o jeito da escrita , umas palavras toda hora que irritavam e coisa do tipo. É coisa da gente, mas atrapalha mesmo. Vou dizer que esse não sei se leria por não ter chamado tanta atenção assim mesmo, mas pode ser legal pra quem gosta de umas coisinhas um pouco diferentes, sei lá. É uma dica.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto dos textos do Fred, sinto como se ele estivesse me desvendando.
    Mas compreendo seu ponto de vista, talvez tenha ficado repetitivo para você, né?
    Acredito que mudei muito meu modo de ver o mundo desde a última vez que li algo dele, então espero gostar desse apesar disso.
    A capa é uma obra de arte maravilhosa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana,

    Poesias são sempre tocantes e trazem a essência transbordante de cada palavra, por ter uma variação infinita de sentimentos. Me parece que poderia ser o caso desse livro.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de não ter lido nenhum livro do Fred sei da sua fama e que seus livros são bem cultuados mas isso não impede de não nos conectarmos com sua escrita

    ResponderExcluir
  5. Acredito que todos nós em algum momento, já compramos um livro só pela capa dele! rs
    E a capa deste livro é realmente lindíssima.
    Adoro crônicas, ainda mais quando elas são apresentadas assim, de uma forma diferente, feitas por um homem(coisa rara de se ver ou ler).
    Mas também sei que como poemas, as crônicas precisam ser vistas e lidas por pessoas que curtam o gênero de verdade. Nem todos gostam e não se sinta mal por isso, de forma alguma!
    Eu ainda espero ler este livro em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Difícil não escolher um livro pela capa, algumas chamam bastante atenção. Ainda não li nada do autor, não sei se gostaria do livro, não é muito meu estilo de leitura, ainda mais que foram poucos textos que te agradaram, costumo conferir as avaliações de livros, mas muitos acabam me decepcionando mesmo com avaliações altas.

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não conhecia muito sobre esse livro e gostei da sua sinceridade na resenha.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana,
    Quando comecei minha coleção de livros eu não dava tanta importância para as capas, mas hoje, com tanta dedicação que as editoras tem com os trabalhos gráficos fica difícil não se sentir atraído para adquirir um livro só pela capa. E concordo com você sobre a capa de Você e Outros Pensamentos Que Provocam Arrepio, pois está linda. Crônicas não é algo que leio, mesmo que alguns livros do tipo tenham me chamado atenção recentemente. Eu acharia a proposta deste livro interessante se eu não soubesse como o autor iria apresentar seus textos e fosse me basear, somente, em suas boas recomendações. O ponto de vista masculino dos relacionamentos, com certeza, trará palavras e pensamentos diferentes, o que para alguns leitores irá funcionar e para outros não. Não fiquei louca para ler a obra, pois como disse, não é meu tipo de leitura, mas fiquei curiosa sobre o autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá Ana!
    Tenho acompanhado algumas resenhas sobre esse livro lindo e te confesso que ando muito ansiosa pra ler ele e conhecer as poesias, espero ler em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. ANA!
    Gosto de livros de crônicas bem escritos e aqui o autor impingiu sua própria vida no livro, através de suas experiências, principalmente relacionada ao sexo...
    Uma pena que não tenha gostado nenhum pouco do livro, mas é bom que traga a resenha, porque assim, podemos saber sua opinião e o que poderemos encontrar nele.
    “O prazer dos grandes homens consiste em poder tornar os outros felizes.” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA SETEMBRO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ana!!
    Gosto bastante de livros de crônicas, mas as vezes não conseguimos nos conectar com a história. Mas gostei da indicação, mesmo que esse livro não tenha sido tão bom assim para você.
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Olá, Ana
    Obrigada por ser sincera em sua resenha. Livros pela capa, já comprei vários.
    Li algumas resenhas sobre esse livro, quero poder ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu já cheguei a ler alguns livros do Frederico elboni mas não tive uma boa experiência com a leitura tenho que realmente necessário a história mas não consegui me cativar que me arrastava através de páginas para finalizar a leitura

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana,
    gostei muito da sua resenha, parabéns pela sinceridade!!!!
    Eu tava na dúvida se lia esse livro ou não, e acho que não lerei mesmo.
    Eu também não gosto de livros que focam muito nas experiências sexuais do casal ou sobre isso.
    Prefiro algo mais romântico, mais firme, nesse estilo...
    Confesso que não gosto tanto dos vídeos do Fred, acho razoáveis, na minha opinião, né kkkk
    mas como li o do Ique Carvalho e amei, tava pensando se o livro dele era parecido.
    bjssss

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©