15 de fevereiro de 2019

Resenha: Contos Clássicos de Terror

O melhor das histórias de medo, uma seleção de tirar o fôlego e perder o sono. Neste livro, Stephen King, Shirley Jackson, Machado de Assis e outros dividem as páginas para mostrar toda a potência das histórias assustadoras.
Transitando entre o gótico, o horror e o terror ― mas sem se afiliar a nenhuma dessas categorias com exclusividade ―, os dezenove contos deste livro reúnem o melhor das histórias de medo. De Machado de Assis e João do Rio a Lygia Fagundes Telles; de Edgar Allan Poe e Robert Louis Stevenson a Stephen King, grandes nomes da literatura mostram ao leitor toda a potência do gênero. Com seleção e introdução de Julio Jeha, esta antologia traz uma história de H. P. Lovecraft inédita no Brasil, além de uma nova tradução do conto “A loteria”, de Shirley Jackson. Em Contos clássicos de terror, o mal absoluto, o sofrimento de ocasião e até a maldade disfarçada de bem revelam personagens complexos e narrativas impressionantes.

Título Original: Contos Clássicos de Terror
Páginas: 408
Seleção e Apresentação: Julio Jeha
Editora: Companhia das Letras
Livro recebido em parceria com a editora

Acredito que sempre que vocês, nossos leitores, se deparam com alguma resenha de terror ou suspense no Roendo Livros, sempre seja eu, Jéssica, a estar por trás dessas linhas. Isso aconteceu nem sei como, já que assim como a Ana eu também tinha medo dessas histórias. Mas eis que estou aqui para falar de mais um livro maravilhoso para aquelas pessoas que, assim como eu, também gostam de uns sustinhos.

Contos Clássicos de Terror é uma coletânea de contos (como o próprio nome sugere) em que pode-se encontrar desde Edgar Allan Poe, Shirley Jackson e H. P. Lovecraft, até Stephen King e... Machado de Assis ou mesmo Lygia Fagundes Telles! O pessoal da Companhia da Letras fez um trabalho muito legal com esse livro, provando para a gente o quanto os nossos escritores brasileiros também podem ser ótimos em nos aterrorizar de vez em quando.

Na apresentação, Julio Jeha, organizador do livro, diz que "os contos reunidos nesta coletânea transitam entre gótico, horror e terror, sem se afiliar a nenhuma dessas categorias com exclusividade. Contudo, vale deixar de lado a tentativa de distinguir essas formas entre si e pensar numa literatura do medo [...]". É realmente o trabalho perfeito para quem já ama terror ou quer se aventurar pelo gênero.

Já que existem muitos livros de contos que já resenhei por aqui, não vou bater na tecla e continuar falando sobre o Poe, King ou mesmo o conto inédito até então no brasil do Lovecraft, mas vou contar um pouco sobre o conto da Lygia presente nesse livro. Em Venha ver o o pôr do sol um casal de ex-namorados (será que posso chamar assim?) resolve se encontrar. O rapaz marca o encontro no topo de uma colina, num local muito afastado e a moça aceita, meio que sem querer, por causa daquela chantagem emocional que o personagem faz.

Conforme o casal vai andando e conversando, Raquel percebe que eles estão em um cemitério abandonado. Mas por quais razões Ricardo a levou até ali e não até um café ou algo do tipo? O que estariam fazendo em um local tão afastado e sinistro? Essas questões são encobertas pela infelicidade do rapaz após o término. O motivo de a ter levado para aquele local seria, supostamente, o pôr do sol mais bonito de todos. Ali também jaziam os pais de Ricardo e algumas pessoas importantes em sua vida, bem como uma prima que, segundo ele, se parecia muito com Raquel.

Quando o casal chega ao mausoléu da família de Ricardo, ele faz com que ambos desçam para que Raquel possa ver as gavetas que seus familiares estariam enterrados. Se já não fosse sinistro o suficiente, ele ainda vai riscando uns fósforos para que ambos consigam ver algo, já que a escuridão é muito densa no local. Ao chegar na gaveta em que a tal prima estaria, Raquel não vê muita semelhança... na realidade, ela mal consegue enxergar naquele lugar. Ao olhar novamente para a foto, percebe que a data de falecimento daquela pessoa é de 1800, mas quando se vira para falar com o ex, ele já não está mais lá e é claro que eu não vou contar o resto!

Mesmo que você tenha muito medo dessas leituras, vale a pena dar uma olhadinha nesse livro, prometo que não vai se decepcionar. Fora que a edição é maravilhosa, em capa dura e tudo! Fica aqui minha primeira recomendação cheirosa do ano. Acendam as suas velas e boa leitura!

9 comentários:

  1. Verdade, sempre que vejo algo de terror já sei que é uma postagem sua.
    Eu gosto de contos, mas não gosto de terror.
    O que eu mais gostei nessa edição é essa mistura de grandes autores, acho que pode ser um livro e tanto para quem gosta do gênero.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gente, eu to é de queixo com os nomes que foram colocados nesta coletânea!Uma mistura inusitada, diga-se de passagem. Puxa, juntar literatura nacional com os grandes nomes do terror mundial é no mínimo, estranho.
    Mas pelo que li acima,funcionou direitinho!
    E deu aquela coisa gostosa chamada "vontade ler" e quero muito conferir!
    Amo o gênero escrito(sou medrosa no visto..rs)
    Vai para a lista dos mais desejados!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Confesso que tenho medo de livros de terror, mas sua resenha está tão boa, tão instigante Jess que fiquei com muita vontade de ler,especialmente porque reúne contos de autores internacionais e nacionais. Incluindo minha querida Shirley Jackson.
    Então já tô indo lá no Skoob e na Amazon adicionar aos desejados

    ResponderExcluir
  4. Ahhh não! Agora que tava interessada no que acontecia com a garota! xD
    Maldade contar partes assim.
    Gosto de livros de contos e achei esse tao interessante pelos autores. Parece estar bem legal por isso. E só essa história contada já deixou uma curiosidade
    imensa!

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito de ler livros de contos porque sempre acho que falta alguma coisa. Mas talvez esse seja um livro a se pensar. Gosto de histórias assustadoras e esse me interessou demais. Devem ser contos muito diferentes, apesar de seguirem o mesmo tema. Poder contar com Machado de Assis e Stephen King em um livro só é maravilhoso. Vou procurar pra ler e guardar.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jéssica!!
    Que bom que esse livro é bom, pois ganhei esse livro de presente de aniversário e será muito em breve minha próxima leitura, e adoro contos de terror e estou bem ansiosa para ler essa coletânea com vários autores maravilhosos!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Nossa, amo contos de terror assim, principalmente sendo dos grandes escritores clàssicos. Algumas histórias deixa qualquer um apavorado, eu fico também, mas a curiosidade e a vontade de chegar ao final é maior, ne?

    ResponderExcluir
  8. Li o conto Venha ver o pôr do sol há anos na escola e amei, apesar da surpresa que me deixou estarrecida no final kkkkkk
    Fiquei com vontade de ler esses contos, porém, também tenho medo.
    Acho que posso comprar e ir lendo um por dia, ou por semana kkk até perder o medo né?!
    bjsss

    ResponderExcluir
  9. Oi, Jéssica
    Li várias resenhas desse livro de contos, mas não sabia que tinha autores brasileiros.
    A Companhia das Letras caprichou trazendo vários autores, assim podemos conhecer a escrita de cada um e sentir medo né.
    Espero poder ler, beijos!

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©