Faça Tempo | Jake Knapp & John Zeratsky - Roendo Livros

22 de abril de 2019

Faça Tempo | Jake Knapp & John Zeratsky

Depois do sucesso do método Sprint, do Googe Ventures, e da experiência de design em produtos tecnológicos que estão por toda parte — do Gmail ao YouTube —, Jake Knapp e John Zeratsky passaram anos buscando maneiras de ajudar as pessoas a otimizar energia, concentração e tempo. Então reuniram as táticas mais eficientes em uma estrutura diária de quatro passos, para que qualquer pessoa seja capaz de esquematizar o próprio dia de maneira mais sistemática. Leitura obrigatória para qualquer um que já tenha pensado “E se meu dia tivesse pelo menos algumas horas a mais?”, Faça tempo não é uma fórmula-padrão sobre produtividade. Tampouco propões soluções irreais, como jogar fora seu celular ou sair de todas as redes sociais ao mesmo tempo. Em vez disso, é um guia que proporciona pequenas mudanças na sua vida para que você se liberte da ocupação e da distração constantes e priorize o que é realmente importante na sua vida.

Título Original: Make Time
Autora: Jake Knapp e John Zeratsky
Páginas: 304
Tradução: Jaime Biaggio
Editora: Intrínseca
Livro recebido em parceria com a editora

Você já parou para contar todas as horas que perde por dia encarando a tela do seu celular? Se não, deveria. Ao contrário de muitos livros de autoajuda que prometem produtividade infinita e métodos infalíveis para a realização de tarefas, Faça Tempo é um relatório de experiências e várias dicas que podem ou não ser aplicadas em sua vida. Um verdadeiro guia do qual pode você extrair apenas aquilo que lhe convém e fugir do desperdício de energia enquanto realmente se faz presente em momentos preciosos como um jantar em família ou um happy hour com os amigos. 

Afinal, quem são JZ e Jake? Ambos são ex-funcionários do Google e Google Ventures, sendo o primeiro um importante designer no desenvolvimento do YouTube que usamos hoje e o segundo, o criador de recursos como a caixa prioritária do Gmail. O que eles têm em comum? São os idealizadores do método Sprint (sobre o qual escreveram um livro e implantaram em unicórnios como a Uber) e são apaixonados por otimização do tempo. 

Ao recordar suas histórias e reconhecerem os vários meses perdidos atualizando feed de notícias e caixas de e-mail, a partir do Sprint (método de trabalho de alto rendimento em 5 dias) eles tomaram notas e decidiram melhorar suas gestões de esforços. Antes de deixar a Google Ventures e ganhar o mundo, eles fizeram inúmeros testes e os disponibilizaram neste livro. 

A partir dos conceitos de Bonde da Ocupação e Piscinas Infinitas, eles mostram que é possível não ser um escravo das telinhas e da ansiedade. O Bonde é tudo aquilo que nos faz parecer estar trabalhando, enquanto estamos desperdiçando tempo e as Piscinas são as redes sociais com seus feeds infinitos. Eles são nosso default! Ou seja, desbloquear o celular e matar o tédio virou nosso modo automático. Como fugir disso?

A melhor frase do livro é a solução: produtividade é como uma roda de hamster. Ou seja, quanto mais velozes vamos, mais velozes ficamos e é um ciclo infinito. Esse não é um livro sobre fazer mais, e sim sobre cumprir tudo, inovar e ter tempo para por as séries em dia! Com um misto de importantes estudos da Ivy League e empirismo, mais de 80 dicas certamente lhe farão rir, repensar e viver bem melhor. O puxão de orelha recorrente para dormir melhor, praticar exercícios e ingerir apenas comidas naturais é dado de forma sutil e envolvente. 

Como se não bastasse, o livro possui ilustrações hilárias, gráficos, fluxogramas e índice, o que facilita o envolvimento e a possibilidade de lê-lo em um único dia ou um tópico por vez. Também contém notas de rodapé engraçadinhas, exemplos de agenda e dicas de livros. Ainda no site maketimebook.com existe mais conteúdo que complementam o livro!

Sem dúvidas, é o melhor pseudo livro de autoajuda. Um verdadeiro instrumento para conseguir gerir melhor as atividades e perceber que viver um pouquinho como os homens das cavernas pode ser saudável para o corpo e para a mente. Ao dividir o processo de realização em Destaque, Foco e Reflexão e como obter Energia para tudo isso, nos torna mais capaz de confiar em prazos curtos e que existe vida além de nossas ambições. 

11 comentários:

  1. Olha, mesmo não sendo um gênero que eu leia com frequência, gostei demais de tudo que li acima. Confesso que não conhecia nada a respeito da obra,mas achei super válido isso de listar prioridades e deixar a tecnologia um pouco de lado.
    Infelizmente estamos nos tornando robôs e isso não é muito legal não!
    Com certeza, se tiver oportunidade, quero sim, conferir a leitura!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar sobre os J's mas até então Faça Tempo não tinha me chamado a atenção.
    Porém mudei de ideia após conhecer melhor o livro através da sua resenha, Myla!
    Realmente o tempo que desperdiçamos no celular se fosse otimizado daria pra fazer tido com qualidade

    ResponderExcluir
  3. Eu estava imaginando mais um livro de ajuda, com receita pronta, para se otimizar o tempo. Mas não! Pelo o que vejo é um livro completamente diferente de tudo. Esse livro sim, me interessou muito. Preciso ter tempo pra tudo. Não sou viciada em celular mas, ainda assim, sei que posso reduzir.
    Espero poder ler esse livro em breve.

    ResponderExcluir
  4. Não sou fã do gênero, mas gostei de saber da maneira que os autores conduzem a leitura, acho que assim prende mais e fica melhor para absorver.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Myla,
    Juro que compraria esse livro só pelo título, pois se tem algo que todos os dias eu peço é para ter mais tempo ou ao menos para conseguir administrar melhor o uso dele. Livros de auto ajuda acabam passando longe de minha lista de desejados, pois a forma que os autores propõem abordar os temas não me convencem e deixam a leitura extremamente cansativa. O que Jake Knapp e John Zeratsky propõem aqui é algo que, realmente, me chamou atenção, pois eles estão falando de coisas que me deparo no dia-a-dia, coisas que no fundo sei que precisam de mudanças, mas me falta aquele incentivo. Gostei muito dessa indicação e vou atrás de um exemplar assim que possível.

    ResponderExcluir
  6. Falta de tempo e perda de tempo com a fuça no celular é o mal do século. Fico agoniada todo dia com o tempo que perco em uma coisa quando podia estar fazendo outra, ou quando tô lendo um livro e aí bate aquela vontade de dar uma pausa e quando vejo perdi vários minutos nessa pausa. Aprender a gerir essas coisas é bem legal. Quebrar uns hábitos. Um bom livro e bem interessante esse.

    ResponderExcluir
  7. Myla!
    Deve ser um livro interessante, principalmente porque é escrito por quem entende realmente do assunto, e por terem passado por tudo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Oi, Myla!
    Não costumo ler livros de autoajuda, mas achei interessante o assunto abordado  em Faça Tempo, não sou escrava das telinhas mas conheço muita gente que é, principalmente o pessoal daqui de casa, por isso já anotei essa dica para presentiar, depois aproveito e pego emprestado pra ler rsrs, hoje em dia todo o cuidado é pouco para não sermos escravos das redes sociais... Bjos, valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Myla
    Leio bastante livros de auto ajuda, não sei explicar porque gosto deles. Mesmo que não siga o que esta escrito sempre tiro várias reflexões.
    Sua resenha é a primeira que leio do livro e gostei muito sobre o que ele aborda como administrar sobre o amado e temível tempo.
    Quero ter oportunidade para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Myla!!
    Não gostava muito de ler livros de auto ajuda, mas agora estou dando oportunidade a esse gênero e com certeza vou querer saber mais sobre esse livro. Gostei da indicação!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Myla!
    Menina, preciso desse livro pra hoje!
    Tô perdendo muito tempo com celular kkkk
    Quero ter mais produtividade e agilidade, vou querer lê-lo com certeza!
    bjs

    ResponderExcluir