12 de maio de 2019

Roendo Indica: Livros Com as Melhores Mães do Mundo


Para fazer uma homenagem para todas as mães que acompanham o blog — e as mamães de todos os leitores também, é claro —, separamos alguns livros com as personagens maternas que nos marcaram de alguma forma, seja pelo cuidado, companheirismo ou alguma outra característica notável. De quebra, fica a dica de vários livros incríveis que vocês poderão adicionar na listinha de desejados.

Quarto
Ana Magalhães
Compre o livro aqui!


Quarto foi originalmente lançado em 2011 e mesmo tendo ganhado o prêmio de melhor livro do ano pelo New York Times e pelo Independent, só entrou para o coração das pessoas por causa da sua adaptação cinematográfica, O Quarto de Jack. O enredo gira em torno de um menino de 5 anos que vive em cativeiro com sua Mãe desde o dia em que nasceu. Jack é o que move a Mãe: ela faz o impossível por ele e o relacionamento dos dois é a coisa mais linda. Com certeza uma mãezona!

Um Milhão de Finais Felizes
Ana Gabriela 
Compre o livro aqui!


Escolhi a Karina de Um Milhão de Finais Felizes porque durante todo o livro, ela é a "amiga-mãe" do Jonas. Ela incentiva ele a escrever, ajuda ele nas horas mais difíceis, é sempre alguém dando um empurrãozinho. Ela não é mãe de verdade dentro da história, mas esse cuidado que ela tem é muito bonito e me lembra muito essa ideia da mãe.

Caixa de Pássaros
Jessica Bett


Confesso que Malorie, de Caixa de Pássaros, não foi a primeira mãe que passou pela minha cabeça — minha primeira opção era a Sally Jackson, mãe do Percy Jackson, rs —, mas quando eu lembrei de tudo o que essa mulher passou, não poderia deixar de escolhê-la. Malorie enfrentou o apocalipse com os filhos dela e ainda cuidou dos filhos de outras pessoas. Se isso não é amor, eu não sei o que é.

Os Miseráveis
Priscila Gatti


Uma das mães mais sofredoras da literatura, Fantine teve Cosette sozinha e sempre fez de tudo pela menina. Fantine precisou fazer escolhas muito difíceis visando o melhor para a filha e nunca hesitou em se sacrificar por Cosette. Não tem como não lembrar dessa personagem no Dia das Mães. Afinal, ela representa a força e o amor que uma mãe é capaz de ter.

BÔNUS

Harry Potter


Molly Weasley é, sem sobra de dúvidas, uma das figuras maternas mais conhecidas e adoradas da literatura. Além de cuidar de SETE filhos com muito carinho, amor e bastante, bastante paciência mesmo, Molly "adotou" Harry sem pensar duas vezes.

A Guerra dos Tronos 


Por tudo o que ela passou, Daenerys Targaryen também merece aparecer nessa lista: ela engravidou, perdeu um filho e encontrou seu refúgio e poder se tornando a Mãe dos Dragões — e eu ainda acredito que ela gerará um filho humano. É uma mulher forte, corajosa, bondosa e que, acima de qualquer coisa, faz de tudo pelos seus.

10 comentários:

  1. Realmente são excelentes mães. Algumas delas sofreram mais do que as outras como é o caso de a Mãe e Fantine.
    Se tivesse que escolher uma série Violet Bridgerton matriarca da série de romances de época Os Bridgertons. Viúva criou 8 filhos sozinha. Corajosa, bondosa e guerreira

    ResponderExcluir
  2. Mãezinha dos Dragões!rs
    Como fã assumida da série, adorei a citação dela aí e já valeu o post todo.
    Malorie de Bird Box também é outra super mãe e também mereceu a citação.
    Mãe é mãe..e se não tiver uma pitadinha de drama e sofrimento, não vale!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. O de Quarto é aquela escolha, rapaz, que história.
    Bem doida a de Caixa de pássaros porque ela passou por uns bocados mesmo e não seria uma escolha obvia, mas nossa, essa fez coisa.
    Os miseráveis foi o ultimo livro que li, ai, que tristeza! Fantine é o retrato de uma mãe que faz tudo pelo filho. Eu fiquei horrorizada com as coisas que ela fez.
    Agora a Dany nessa lista foi uma escolha inusitada. E nos livros até acredito que possa rolar essa reviravolta dela ser mãe alem dos dragões e filho perdido. Mas na série? Do jeito que estão acabando com ela? Não vai sobrar nada da bichinha pra contar historia...

    ResponderExcluir
  4. Eu já li Quarto e gostei demais. Vi o filme mas ainda prefiro o livro. Essa foi uma mãe que fez de tudo pelo filho.
    Caixa de Pássaros só vi o filme por enquanto, realmente uma mãe e tanto.
    A Molly Weasley é uma mãe fora do normal, completamente doidinha. Adoro ela!
    Sobre a Dany não tenho nada ainda certo pois estou começando a leitura dos livros agora e não acompanho a série.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana,
    Adoro esses posts e esse é mais que especial. Amo livros que nos apresentam essa personagens de forma tão marcante e espetacular, que servem de exemplo e muitas vezes nos lembram da própria mãe. Você citou ótimas referências aqui e conheço quase todas, mas as que me marcaram mesmo foi Quarto, Harry Potter e Caixa de Pássaros. Pois além de serem histórias marcantes, as personagens maternas, por diversas vezes tiverem que mostrar muita força, perseverança e, principalmente, colocar os filhos acima de qualquer dor e sofrimento.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana!!
    Amei a homenagem que o blog vez para todas as mães!! Realmente esses personagens fazem de tudo para proteger e cuidar dos seus filhos. E desdes livros as únicas mães que conheço são a Malorie de Caixa de Pássaros e Molly Weasley da série Harry Potter.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Que post mais lindo!
    Amei as indicações; quero muito ler Um milhão de finais felizes e estou aqui com Os miseráveis, só falta coragem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Particularmente, essa é uma data muito triste. Mas, achei ótimas as indicações. Gosto em especial da referência à Fantine, uma mãe sofredora e com um final bem trágico.

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©