Mortina e o Primo Insuportável | Barbara Cantini


Em julho de 2019 pude conhecer a personagem Mortina, uma menininha adorável que é nada mais nada menos que uma zumbi. Nesse segundo volume, a protagonista volta com uma trama ainda mais divertida, já que envolve o mistério por trás do desaparecimento da sua tia Fafá Lecida: em um dia particularmente chuvoso, Mortina recebe a visita de um primo distante, Dondoco, que alega ter sido convidado pela tia que, adivinhem? Sumiu.

Pouco tempo depois os amigos de Mortina aparecem um por um em sua casa, todos dizendo que também foram convidados para jantar pela tia Fafá Lecida. Todos acharam esse sumiço muito esquisito, então decidem fazer uma busca em grupo. As coisas começam a ficar ainda mais esquisitas quando uma das amiguinhas de Mortina também desaparece sem deixar rastros. 

Mesmo no meio dessa confusão toda, é claro que Dondoco não está nem um pouquinho preocupado e acha a atitude de todos muito ridícula, né? Se os amigos de Mortina acharam o primo bem esnobe e chato, imaginem ela! Aceitar a presença desse serzinho estranho que se acha melhor que todo mundo e só sabia criticar tudo não foi uma tarefa muito fácil...

Assim como o primeiro livro da série, esse volume é a coisa mais fofa do mundo! As ilustrações continuam maravilhosas e não canso de me surpreender com o talento de Barbara Cantini. Por ser um livro voltado para o público infantil, a história é mais curtinha, mas sem deixar de transmitir aquela mensagem bacana que até nós, adultos, devíamos prestar atenção.

Além disso, um detalhe que achei bastante interessante é que o livro referencia grandes autores de terror o tempo todo, inclusive mestres de terror/suspense do cinema. Se você, assim como eu, se apega facilmente à personagens sombrios e "desajustados", vai se apaixonar perdidamente por Mortina, a protagonista de uma série muito fácil e gostosa de acompanhar.

Título Original: Mortina e o Primo Insuportavel Autora: Barbara Cantini
Tradução: Eduardo Brandão ✦ Páginas: 48 ✦ Editora: Companhia das Letrinhas
Livro recebido em parceria com a editora
Ajude o blog comprando o livro através do nosso link!

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Ahhh!!! Como eu quero ler Mortina! Conhecer a tia Fafa Lecida e agora o primo!
    Curti muito saber que nesse segundo livro há referências aos grandes autores de terror.

    ResponderExcluir
  2. Jéssica!
    Tão bom ter indicações de grandes autores de terror e as ilustrações continuarem lindas.
    Gosto muito das leituras infantos justamente por nos remeter a infância, por nada ser tão complicado e por nos dar alegria com a leitura.
    Adorei.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conheço Mortina, mas conseguiu despertar meu interesse por conta da fofura.
    A ilustração da capa já é um amor, imagino o livro todo.
    Legal que tenha uma história infantil com referências aos mestres do cinema e que tenha esse tom de terror; acho que possibilita a criança conhecer diversos gêneros.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Mortina já chegou e ganhou inúmeros corações no primeiro livro! Eu adoro toda essa magia que livros assim causam nos leitores. Nem somos o público alvo,mas o acerto é certeiro!rs
    Eu ainda não li nem o primeiro livro,mas agora já são dois na listinha! As ilustrações são belíssimas e as lições que ficam no final? Melhores ainda!
    Espero ler ambos o quanto antes!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  5. Achei bem fofo aquele primeiro e parece ter os mesmo jeitinho nesse, então sei que iria gostar. Livro infantil quando tem uma mensagem não precisa de idade pra ler não é mesmo? É bom pegar umas coisinhas assim pra aquecer o coração. Simples e fofo. O tom sombrio deixa a trama interessante e gosto disso nela. Ate umas referencias de autor famoso do meio fica legal. Parece bom ^^

    ResponderExcluir
  6. Oi Jéssica ;)
    Que livro fofo kkkk adorei, sério!
    A personagem, pelas suas descrições, me remeteu um pouco à Wandinha Addams, que eu adoro.
    Não leio muitos livros do gênero e nesse formato, mas fiquei curiosa com a história da Mortina e com as ilustrações que você elogiou.
    Obrigada pela indicação, bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Jéssica
    Eu amo livros infantis, não tive oportunidade de ler Mortina.
    As ilustrações são lindas com cores vibrantes , o enredo é cativante. Estou super curiosa para saber esse mistério do sumiço da tia Fala Lecida e claro a mensagem que o livro transmite ao leitor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa doida pra começar a ler esse série, curto muito um história de terror infantil, amo livro ilustrado e essa resenha me deixou ainda maus curiosa em conferi isso tudo que foi dito aqui.

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro um bom livro infanto juvenil e com certeza esse é um que eu não só iria ler em minutos como também seria um livro que apresentaria a minha sobrinha e eu adoro o livro ilustrado

    ResponderExcluir
  10. Oi, Jéssica!
    Adoro a história de Mortina lembro da primeira resenha que li aqui no blog sobre o primeiro volume e fiquei apaixonada pela história e agora lendo sobre esse segundo volume quero mais ainda adquirir esse segundo livro e descobrir mas sobre essa menina-zumbi.
    Bjd

    ResponderExcluir
  11. Olá! ♡ Não vejo a hora de poder conhecer a Mortina! Esses livros parecem maravilhosos e mesmo que mais curtinhos e com uma linguagem mais simples, prometem encantar tanto as crianças como os adultos ♡
    Estou curiosa para saber o que está por trás do sumiço da Tia Fafá Lecida e da amiguinha de Mortina.
    Adoro as ilustrações, a Barbara sempre capricha! ♡
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oiii ❤ Ahhh, esses livros da Mortina parecem tão fofos! Acho tão legal as premissas que a autora cria para chamar a atenção das crianças, divertí-las e ensinar lições importantes de uma forma voltada para o público infantil.
    Deve ser legal descobrir porque a tia da garotinha sumiu e chamou os amigos dela e o primo.
    Mesmo sendo um livro mais para crianças, gostaria de ler.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir