O Instituto | Stephen King


Luke é um menino super dotado e com um Q.I. muito alto. Como se isso não fosse o suficiente, ele também tem telecinese — não tão desenvolvido ou poderoso como o da Carrie, outra protagonista telecinética e muito famosa do King. Aos 12 anos ele já estava prestes a entrar em universidades renomadas. Esse é o nível de gênio que o protagonista é.

Mas infelizmente o destino de Luke muda quando um dia ele acorda em um quarto idêntico ao seu, mas em um lugar péssimo para se estar, no Instituto, que é claro, fica no Maine. Agora ele não está mais procurando onde irá morar para fazer faculdade e sim está servindo de cobaia para experimentos em crianças que também possuem poderes.

As crianças novas, assim como Luke, estão na parte da frente do Instituto. Conforme o tempo passa algumas delas são levadas para a parte de trás e nunca mais são vistas. O desespero dele é tanto para pedir ajuda e escapar... Mas infelizmente não se tem relatos de nenhum fugitivo do Instituto.

O que mais me chamou atenção nesse livro desde o começo é que logo nas sinopses que encontramos por aí, podemos ver que existe uma "comparação" com It: A Coisa e A Incendiária. Para mim fica claro que nenhuma das obras do King podem ser comparadas entre si pois são muito únicas. Quando esse tipo de expectativa é criada também é facilmente derrubada e as pessoas se frustram. Por sorte eu nunca leio sinopses, orelhas, resenhas ou qualquer tipo de material antes de pegar o livro para ler, então não esperei nada, por isso gostei do livro. Luke e os amigos do Instituto são incríveis sim, a história é legal, mas não são o Clube dos Otários de Derry, definitivamente, haha :p.

Sempre sou suspeita para falar de King, já que amo as obras dele, e esse é mais um livro em que ele escreve o ponto de vista de uma criança de maneira muito crível, principalmente pelo fato de Luke ter uma inteligência absurda. Nada daquilo parece artificial para o protagonista, King mais uma vez trilha um caminho maléfico e satisfatório.

O Instituto faz menção aos livros O Iluminado e Salém, do próprio King, mas também tem muitos elementos da cultura pop. Acredito que a referência que mais aparece é Game of Thrones, mas muitas outras complementam a história, que, aliás, não é de terror como estamos acostumados, pende muito mais para o suspense psicológico com uma pitadinha de ficção científica.

No fim é um livro que eu recomendo sim se você já conhece o autor, mas não diria para você ler esse aqui como o primeiro King da sua vida, já que ele não é super incrível como outras obras dele que já resenhei por aqui. É o tipo de livro que diverte, é bom para passar o tempo e vai te fazer lembrar de Stranger Things.

Título Original: The Institute Autor: Stephen King
Tradução: Regiane Winarski ✦ Páginas: 544 ✦ Editora: Suma
Livro recebido em parceria com a editora
Ajude o blog comprando o livro através do nosso link!

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Jéssica!
    O melhor no King é justamente a diversidade nos estilos de seus livros.
    Adoro thriller psicológico e misturados com ficção, deve ficar ainda melhor.
    Expectativas lá em cima em poder ler esse livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Quanta dor e sofrimento essas crianças passam, especialmente Luke, ainda bem que tem umas às outras.
    Ainda não criei coragem para ler King

    ResponderExcluir
  3. Uma de minhas metas para o próximo ano. Estou aqui lendo a resenha e olhando meu exemplar ali na estante, me encarando.rs
    Dei uma enrolada em leituras neste final de ano, mas o livro está aqui, na minha meta e será uma de minhas próximas leituras!!!
    King é isso e um pouco mais. Ele mexe com a mente humana, com a maldade humana, mas também pode apenas trazer o ser humano, apenas isso!
    Lerei!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  4. Leria mais pra passar o tempo mesmo, é bom ter uma dicas assim de livros do autor. Ele tem muita coisa incrível e com tramas super elaboradas. É bom poder pegar algo mais leve dele. Do ponto de vista de criança me chama atenção também. A inteligência impressiona e só fico imaginando as coisas que a gente vai ver com esse protagonista. Parece legal. Não li muita coisa do autor ainda e gostei desse, chama atenção.

    ResponderExcluir
  5. Até hoje não li nada do King, confesso que não me sinto atraída pelas obras dele; em grande parte por conta dos gêneros.
    Bom saber que não é recomendado para iniciantes.
    E é legal que tenha referências pop e não seja tão de terror.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Jéssica ;)
    O único contato que tive com as obras do King foi na leitura de O Iluminado que fiz há uns meses, e sinto em dizer que foi uma grande decepção. Achei que seria uma coisa e foi outra completamente diferente!
    Mas ainda não desisti dos livros do autor, portanto gostei da sua indicação de O Instituto, e já anotei aqui a dica na minha lista de leitura.
    Tenho vontade de ler também It, apesar de ser o maior calhamaço que já vi haha
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Jéssica
    King é um autor que surpreende pela quantidade de livro, estórias e gêneros diferentes que escreve.
    O livro tem uma premissa atraente, estou curiosa para saber o que acontece com Luke.
    Ainda não li nada do King, espero ler algum livro dele logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu fico um pouco angustiada com livros que retratam o tamanho sofrimento com crianças mas os livros do Stephen King tem o dom de me atrair como um imã E fora que a sinopse completamente me deixa curiosa para saber o desfecho dessa história

    ResponderExcluir
  9. Oi, Jéssica!!
    Também gosto muito dos livros de Stephen King mas infelizmente não li nada do autora em 2019, mas tenho pretensão de ler It: A coisa esse ano ainda e quem sabe esse livro também.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá! ♡ Confesso que antes de ouvir falar desse livro, não tinha muita vontade de ler algo do King, já que até então nenhum livro do autor tinha chamado minha atenção por não fazerem meu estilo de leitura.
    A premissa de O Instituto chamou demais minha atenção já que nunca li nada parecido.
    Como eu não gosto de terror, adorei que esse livro está mais voltado para um suspense.
    Obrigada pela indicação! Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oiii ❤ Achei a premissa desse livro bem intrigante, pois fiquei curiosa para saber como o personagem foi parar no Instituto, por que estão usando crianças nos experimentos, se ele consegue voltar pra casa e etc.
    Como não sou fã de terror, nunca li nada do King, mas como esse livro não parece ter foco no terror, seria legal fazer a leitura.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir