O Perigo de Uma História Única | Chimamanda Ngozi Adichie


O Perigo de Uma História Única não é bem algo inédito; na verdade, esse livro é uma versão adaptada de uma palestra da autora no TED Talks em meados 2009, agora no formato de texto. Mas o impacto que esses 15 minutos tiveram em mim foram muito grandes pra eu deixar passar a oportunidade de ter na estante também.


A primeira vez que ouvi O Perigo de Uma História Única foi em uma aula de antropologia, e eu precisava tanto tanto daquelas palavras que eu tenho elas guardadas em mim.

Sempre senti que é impossível se envolver direito com um lugar ou uma pessoa sem se envolver com todas as histórias daquele lugar ou pessoa. A consequência da história única é esta: ela rouba a dignidade das pessoas. (p. 28)

Em O Perigo de Uma História Única, Chimamanda mostra que saber só um lado de alguma história é difícil. Ela usa exemplos da sua infância, de quando começou a escrever seus primeiros contos, como ela, uma criança nigeriana escrevia sobre pessoas brancas que estavam em paisagens de neve tomando uma coisa que ela nem sabia o gosto. Ou sobre achar que um amigo dela era muito muito pobre por ser de um lugar diferente do dela, pelo simples fato de ser apresentado tragicamente pelas mídias. Ela fala da sua colega de quarto na faculdade que não entendia como ela falava inglês tão bem e que ficou impressionada que ela conhecia cantores pop norte americanos e não só "músicas tribais".

A História Única facilita a manipulação do entendimento de vários tipos de situação, cria estereótipos e tornam mentiras em meias verdades. Mas saber as histórias completas é empoderador e humanizador.

A ideia de colocar a palestra em texto é legal pra quem tipo eu faz questão de ter as palavras anotadas em algum lugar, mas talvez valha a pena comprar em promoções num preço mais camarada. Fica a dica!

Título Original: The Danger of a Single Story ✦ Autora: Chimamanda Ngozi Adichie ✦ Páginas: 64
 Tradução: Julia Romeu ✦ Editora: Companhia das Letras

Postar um comentário

13 Comentários

  1. Essa série de palestras do TED Talks foram importantes e esclarecedoras. E algumas delas me tocaram bastante. Inclusive a da Chimamanda.
    O livro nos leva a um mundo totalmente novo, nos tira da nossa zona de conforto e nos joga em um realidade dura, difícil e por vezes cruel.
    Sem querer comparar mas Entendo esse sentimento! Moro em Manaus no Amazonas e grande parte do Brasil acredita que aqui onças, macacos e índios andam pela floresta livremente. Para eles tem essa ideia pré concebida da cidade e estado. Eles não imaginam que somos uma cidade grande moderna com problemas como o resto do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Ana!
    Tão bom quando podemos escutar as palavras certas no momento certo, concorda?
    Tenho um livro dela aqui aguardando para leitura, mas ainda não tive oportunidade.
    Vou assistir a palestra com calma e ver sobre o real sentido do livro, mas se traz temas que devemos discutir e reflexões, já estou interessada.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Chimamanda tem sido um grito em meio a tanta injustiça. Acredito que ela seja uma das mulheres mais fortes desde que suas letras chegaram até nós.
    Ainda não tive a honra de poder ler alguma obra dela, mas sei que farei isso em breve!
    Este livro apesar de ser quase um conto, traz mais uma vez, a força das palavras!
    E irei com tempo, ver a palestra da Mulher o quanto antes!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  4. Ler Chimamanda é meu sonho de leitora!
    É cada resenha/comentário incrível sobre ela, sinto que vou amar.
    Essa palestra traz um tema importante e fico feliz que tenha sido adaptado para livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Queria ler! Tinha colocado na lista de livros dela pra conhecer, bom saber mais dele assim porque só sabia o nome mesmo. Vou ver o vídeo, se não der pra ler ao menos já dá pra entender bem do que é. Essa mulher tem uma baita história e tanto pra falar!

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana ;)
    Até agora só li um livro da autora (Americanah) e gostei bastante da escrita e da narrativa dela. Admiro muito a Chimamanda como pessoa (e autora claro), e adoro ver vídeos dos discursos dela!
    Ainda não tive a oportunidade de ler O Perigo de Uma História Única, mas vou já ver o vídeo que você colocou aqui no post pois me interessei pelo tema que ela vai falar.
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana
    Tenho muita vontade de conhecer a escrita da autora.
    Já li várias resenhas desse livro e sempre esqueço de procurar essa palestra, obrigada por trazer na sua resenha.
    Todos os livros dela estão na minha lista de desejos e caros, mas quando ver alguma promoção vou comprar.
    Esse quote que você separou é pura verdade, julgamos ser conhecer toda história da pessoa.
    Chimamanda parece ser simpática, adoraria conhecer ela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente eu acho o discurso dela estimulante e que concorda que deve ser difundido para outras pessoas porém eu não gosto desse novo hábito das pessoas transcrever em discursos em forma de livros Como já fizeram com a JK Rowling que é a autora do Harry Potter Apesar de que sei que as leituras valem a pena mas não tem tanta necessidade transcrever uma discurso em um mini livro de pouquíssimas páginas que chega a ser quase um panfleto

    ResponderExcluir
  9. Uau, que livro! O pouco apresentado ja nos abre a cabeça em relaçao a vários assuntos e me fez refletir sobre algumas coisas. É um livro que quero ler e preciso entender, creio que me ajudará em varios pontos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ana!!
    Estou para ler já tem um tempo algum livro da Chimamanda Ngozi Adichie, acho importante ler livros que fale sobre que todo história tem vários lados e o certo e ver e saber todos os lados, pretendo ler esse ano o livro da autora Sejamos todos feministas e espero gostar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oiii ❤ Já ouvi muitos elogios sobre os livros da autora, mas ainda não li nada escrito por ela, apesar de querer muito.
    Achei legal a ideia de transformar uma palestra em livro.
    Realmente, é importante sabermos sempre os dois lados das coisas, para não sermos injusto com nenhum lado e pra que entendamos melhor as situações.
    Gostaria de fazer essa leitura.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Nunca li nada da autora, mas o que não me falta é vontade de conhecer a escrita da Chimamanda, sempre vejo falarem bem de seus livros.
    Tenho esse livro no Kindle, vou correr para fazer sua leitura! Achei muito importante o tema trabalhado, vou procurar fazer essa leitura o mais rápido possível.
    Beijos!

    ResponderExcluir