As Sombras de Outubro | Søren Sveistrup


Eu amo livros de suspense, ainda mais quando há uma investigação policial por trás da coisa toda. Li alguns títulos do gênero ao longo do ano e então quando vi a sinopse de As Sombras de Outubro fiquei ansiosa a respeito dele, principalmente por ter uma detetive mulher, uma ministra, e que claramente os crimes estão relacionados ao feminicídio; Além do detalhe da história se passar na Dinamarca, um local totalmente fora dos cenários literários.

Apesar de ter adorado toda essa premissa do livro, infelizmente, a história em si não me agradou. Ocorrem crimes horrendos e claro que é isso que eu espero de um livro de suspense onde há mortes. Se você gosta desse gênero saiba que aqui irá encontrar membros amputados de mulheres que foram mortas sem um motivo aparente, assim como crianças traumatizadas pelos piores motivos que podemos imaginar. Sim, nesse aspecto o livro é pesado, mas não tão descritivo — o que é ótimo, pois com o pouco que é falado ali já fiquei enojada. Entretanto o que o autor soube inserir bem em relação aos crimes, ele pecou totalmente com os seus detetives.

Eu esperava que Thullin seria a detetive mais incrível e girl power da coisa toda, mas acaba que ela é apenas mediana, cética demais para correr atrás de pistas, até mesmo submissa em sua função. Os seus melhores momentos se dão por algo que Hess, seu parceiro, faz ou fala e ainda assim ela bate o pé em não ver o óbvio. Isso me deixou um pouco irritada, porque por mais que eu seja apenas uma espectadora dessa história, é óbvio que existem coisas que precisam ser investigadas e é cansativo ter que ler o tempo todo somente um personagem insistindo nisso e sendo taxado como chato por todos ali. 

Talvez por eu ser leitora de suspense eu tenha a impressão de que já vi de tudo, então até uns 70% do livro parece que nada novo foi escrito. Cenas de perseguição que dão para um falso suspeito, assim como o clichê do assassino que se esconde nas sombras, além de missões que provam que os policias estão cada vez mais longe do real assassino. É clara a intenção do autor em colocar pequenos plot twists, e talvez isso se deva ao fato de ele ser roteirista para uma série de TV, onde precisa dessas reviravoltas para entreter os espectadores a cada episódio, mas sua tentativa no livro foi falha, já que só passou a impressão de estar enrolando a investigação e deixando os detetives mais burros. 

Claro que nem tudo está perdido, já que o livro tem uma ótima reviravolta com a revelação do assassino. Admito que eu nunca imaginei ser a pessoa que o autor escolheu e em nenhum momento ele nos deu pistas. A resolução do caso acabou sendo muito bem elaborada e crível; Ao contrário de muitos outros livros, não foi um final onde tudo aconteceu rápido, pelo contrário, ele usou uns bons 30% do livro se dedicado às revelações finais, simultaneamente com três personagens, e isso me deixou um pouco ansiosa para saber o que iria acontecer. Tudo o que me desagradou durante o livro me deixou contente ao final da leitura.

As Sombras de Outubro é a aposta da Editora Suma para deixar o seu Natal um pouco mais sombrio e, mesmo com as minhas impressões não sendo 100% positivas, é um livro que indico para quem procura um suspense mais pesado e surpreendente no final.

Título Original: The Chestnut Man ✦ Autor: Søren Sveistrup
Páginas: 416 ✦ Tradução: Natalie Gerhardt ✦ Editora: Suma
Livro recebido em parceria com a editora
Ajude o blog comprando o livro através do nosso link!

Postar um comentário

15 Comentários

  1. OI!
    Adoro livro policiais também e quando o enredo traz todo esse mistério a ser desvendado, torna tudo bem excitante.
    Sua análise é válida, se poderia ter tido um pouco mais de desenvolvimento e algumas respostas a mais, poderia ser bem melhor.

    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Thriller não é o primeiro gênero que escolho mas vez por outra me aventuro no mundo do suspense.
    É triste quando temos altas expectativas em um livro e ele fica aquém delas.
    Acho que é bem difícil fugir dos clichês nesse gênero mas saber usá-los deixando a história coesa é outra coisa .
    Se você quer uma detetive phodon@ leia os livros do Robert Bryndza e conheça Erika Foster.

    ResponderExcluir
  3. Se eu não estiver enganada, a série na Tv se chama The Killers. O Senhor Castanha mexeu com minha mente na série, por isso , o livro é um dos mais desejados para este ano.
    A detetive é realmente uma mulher até comum, sem super poderes e talvez na minha opinião, seja esse o grande diferencial. A história dela sendo apresentada ali ao lado, me animou bastante.
    Mesmo que não tenha funcionado tanto a você, espero ler o livro em breve!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Já vi resenhas sobre esse livro e fiquei bastante interessada em ler, apesar da história pesada.
    Eu sou péssima em apontar quem é o vilão da história, então o final para mim realmente seria uma surpresa, de qualquer forma hahaha

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não conhecia o autor e ao ler aqui fiquei um tanto curiosa pela leitura. Gosto bastante desse gênero, mas sou daquelas que prefiro ser surpreendida com as reviravoltas que o livro dar, dando aquele ar de "serio que isso aconteceu?", " Como assim?", acho que entende né. Gostei muito, tem uma ótima premissa. Espero conseguir ler em algum momento!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  6. Gosto de livro assim mas confesso que faz um tempo que não leio o gênero e esse pode ser meio arrastado. Se tem coisas que desagradaram assim meio que já desanima. Pelo que falou...ai, sei lá. Não gosto dessa impressão de já ter visto tudo, enrolar ou demorar demais pra parecer que algo foi contado. O final e o assassino inesperado parecem legais, o bom desenvolvimento encima disso. É ótimo quando não só jogam ali as pressas e é isso. Gosto da ideia de um bom desenvolvimento assim. Mas por não estar lendo muitos do tipo não chama atenção no momento.

    ResponderExcluir
  7. Essa é a terceira resenha que leio sobre esse livro, e gostei de ver um outro ângulo da história.
    Não sou fã de suspense, mas acho essas reviravoltas empolgantes. Bom quando o autor consegue surpreender.
    Pena que não tenha te cativado tanto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Também amo livros de suspense e sempre fico curiosa quando as editoras lançam livros do gênero. As Sombras de Outono me chamou atenção por vários elementos que diferenciam a obra de outras do gênero, como a ambientação e o feminicídio. Vou deixar aqui minha expectativa em relação ao enredo: se o autor propôs uma detetive (mulher) para ser a protagonista e para investigar mortes envolvendo outras mulheres eu esperaria que esta personagem fosse dar tudo de si para a solução dos crimes. Thullin poderia ter representado muita coisa nessa obra, desde força, determinação e persistência, elementos que muitas vezes faltam para a solução de assassinatos. A história parece pesada mesmo e acho até bom que o autor não tenha dado muitas descrições nas cenas, pois isso pode ficar para a imaginação do leitor. Mas apesar de um começo não muito promissor, fico feliz em saber que Soren soube trabalhar no final e isso é o suficiente para me deixar, ao menos, um pouco curiosa com este livro.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Ainda não conhecia o livro, estou bem curiosa para ler.
    Gosto muito de thrillers e nesse tem os crimes relacionados ao feminicídio e uma detetive mulher e mesmo os crimes sendo bárbaros e pesados no enredo está um pouco leve.
    Sobre a série ainda não vi, mas agora tenho vontade de assistir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Olha pela demora em se desenvolver e por essa protagonista sem sal, eu não leria, sinceramente.
    Mas, fiquei curiosa demais para saber quem é o assassino kkkkk e por isso, talvez eu dê uma chance, anotado aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu adorei esse livro. Eu fui sem nenhuma expectativa na leitura e acabei me surpreendendo muito com o sinal que você sabe bem o que rolou. O gênero suspense e terror são os que mais me cativam então eu adoro tudo aquilo que sai da Mesmice no caso esse livro

    ResponderExcluir
  12. Também gosto de investigação policial e suspense, mas entendi a parte um pouco decepcionante do livro. Mas deu para entender que ouve uma reviravolta e que agradou bastante. Quero muito conferi esse livro, so não gostei da forma como as mortes foram retratadas.

    ResponderExcluir
  13. Oi!!
    Adoro um bom livro de suspense e investigação policial e quando na história tem reviravoltas gosto mais ainda!! Não fiquei sabendo desse lançamento mais parece ser um livro muito interessante mesmo ele tenha sido não tão perfeito assim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá! Ainda não conhecia esse livro, mas apesar de suas falhas, gostaria de fazer sua leitura, já que curto bastante suspense.
    Não gostei do fato de o autor ficar enrolando com a investigação.
    O final parece ótimo, já que é bem desenvolvido e cheio de reviravoltas.
    Obrigada pela indicação! Beijos!

    ResponderExcluir