SOCIAL MEDIA

12 de dezembro de 2022

A sequência mais que satisfatória de Manual de Assassinato Para Boas Garotas: Boa Garota, Segredo Mortal, de Holly Jackson

Não faz muito tempo que li Manual de Assassinato para Boas Garotas, volume que abre essa trilogia escrita por Holly Jackson. Como vocês bem sabem, gostei bastante e achei muito inusitado o fato de uma adolescente conduzir uma investigação. Boa Garota, Segredo Mortal se passa pouco tempo depois dos acontecimentos narrados no primeiro livro, e revisitamos o caso envolvendo Andie Bell através do podcast que Pip lançou  que se chama Manual de Assassinato para Boas Garotas, hehe , que mostra, inclusive, o julgamento de um certo personagem que esteve diretamente envolvido no crime.

A grande questão é que Pip jura por Deus que depois que a temporada do podcast terminar, isto é, quando sair o resultado do julgamento para que ela consiga colocar de vez um ponto final no que começou, nunca mais na vida vai ser envolver com alguma investigação. O caso de Andie Bell custou muito caro para ela e sua família, no fim das contas. Mas eis que o inesperado acontece: Jamie Reynolds, irmão de um dos seus melhores amigos, desaparece na noite em que acontece o memorial dedicado a Sal Singh e Andie Bell. Pip se oferece para falar diretamente com a polícia para não se responsabilizar diretamente, mas quando os oficiais se recusam a fazer alguma coisa, Pip não enxerga outra alternativa a não ser ela mesma encontrar o garoto.

Manual de Assassinato para Boas Garotas com certeza foi um dos maiores sucessos da Intrínseca em 2022 e justamente por conta disso estava um pouco receosa com Boa Garota, Segredo Mortal. Poucos autores conseguem manter o nível em todos os volumes de trilogias e séries, então estava com muito medo de dar de cara com uma trama não tão boa quanto a primeira, sabem? Mas gente... Holly Jackson prometeu e cumpriu, e isso me deixou muito feliz!

O enredo envolvendo Jamie é tão instigante quanto o de Andie, porque queremos que ele seja encontrado e queremos entender o porquê do desaparecimento. Aliás, o fato de Jamie ter sumido na noite do memorial seria apenas uma coincidência ou os casos estariam ligados de alguma forma? A forma como Pip conduz essa investigação demonstra um amadurecimento, mesmo ela ainda mantenha sua aura imprudente em algumas ocasiões. Mas é perceptível que ela aceita muito mais ajuda, que ela pensa muito antes de partir para a ação de fato, e essa evolução eu gostei demais. 

Por falar em ajuda, o Ravi segue muito ativo, tanto no podcast quanto na nova investigação. Ele é um fofo, muito prestativo e tá na cara que gosta da Pip de verdade, mas sinceramente não sei se eu gosto de verdade desse relacionamento amoroso... Acho que é porque eles praticamente não interagem romanticamente, então é difícil botar muita fé nesse namoro. E assim, são adolescente de 17, 18 anos, como que não rola nem um beijinho, gente? Difícil, viu...

Para mim o ponto alto de Boa Garota, Segredo Mortal não é nem a investigação em si, mas sim a continuidade com o mistério do primeiro livro. Muitos elementos aparecem de novo nesse volume, e a gente nem tinha ideia de que eram informações importantes até serem citadas novamente! Além do mais, Holly Jackson consegue manter aquela atmosfera deliciosa de Pretty Little Liars que eu citei na resenha de Manual de Assassinato para Boas Garotas e ainda assim entregar uma história original.

Por mais que a trama tenha sido bem intensa e cheia de reviravoltas, principalmente o plot final, confesso que gostei um pouco mais do primeiro. Num sei bem explicar, mas acho que eu esperava um pouco mais da conclusão mesmo, tendo em vista como toda a trama foi desenvolvida. A motivação do sumiço do Jamie não foi muito convincente para mim... É claro que isso não apaga todo o desenvolvimento ou deixa o livro ruim, mas acho que eu teria gostado bem mais se tivesse sido um pouco diferente.

Estou bem curiosa para saber o que a Holly Jackson vai aprontar em Boa Garota Nunca Mais, o volume que fecha a trilogia — ele será lançado no 1º semestre de 2023! —, principalmente porque o desfecho deixa a entender que será uma continuação direta do caso de Jamie. Veremos!

Título Original: Good Girl, Bad Blood ✦ Autora: Holly Jackson
Páginas: 448 ✦ Tradução: Karoline Melo ✦ Editora: Intrínseca
Livro recebido em parceria com a editora

7 comentários :

  1. Manual me conquistou aos poucos. Também achei incrível o fato da personagem ter esse fascínio por esse tipo de crime

    ResponderExcluir
  2. Comprei o primeiro livro assim que foi lançado e? Continua fechado na estante, sem previsão de ser lido ainda neste ano :(
    Mas com certeza, eu irei ler bem no comecinho do ano, quem sabe até lá eu já não tenh conseguido comprar esse e até o terceiro que será lançado?
    Esperança me move!!!!
    Eu amo o gênero e ambos os livros estão só elogios!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Fico muito curiosa em ler o primeiro pq parece que os personagens sao muuuito cativantes, e ainda com uma historia muito boa que parece que segue isso pras sequencias...entao expectativa de gostar ta um pouquinho alta, talvez esperar um pouco pra ler rs.
    Mas espero gostar!!!

    ResponderExcluir
  4. Esse é uma trilogia da intrínseca que tenho vontade de ler. Parece bem legal.

    ResponderExcluir
  5. Quando o primeiro livro é muito bom, a expectativa fica tão alta pro segundo que dá medo mesmo de rolar uma decepção. Que bom que não decepcionou. E que o terceiro feche com chave de ouro.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ana!
    O mais interessante é ver que uma garota leva toda investigação e busca em relação ao garoto sumido.
    Não li ainda nenhum dos dois, mas fiquei com muita vontade, gosto desse lance de mistério.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Ola
    Tenho visto bastante elogios a essa série de livros.Ainda não li
    Mas tenho me interessado pela trama cada vez mais.Que bom que esse segundo livro é tão bom quanto o anterior.

    ResponderExcluir