SOCIAL MEDIA

14 de dezembro de 2022

A matemática, o autismo e o romance em Os Números do Amor, de Helen Hoang

Os Números do Amor conta a história de Stella, uma mulher que trabalha na área das exatas, mais especificamente com economia, especialista em análise de dados. Ela é autista e tem sérias dificuldades de se relacionar com o sexo oposto, mas isso não impede que sua mãe insinue que ela está envelhecendo e precisa se casar. Então, para aprender a interagir e conseguir um namorado e talvez futuro esposo, Stella tem uma ideia um tanto... Curiosa: ela contrata um acompanhante pra ensinar a ela a arte da sedução. 

Sim, é isso mesmo que vocês leram. Ela arranja um acompanhante de luxo pra ensinar como e o que ela deve fazer pra ser uma boa namorada. Michael, o tal acompanhante acha a ideia muito esquisita, ele tem uma série de regras que segue na profissão, incluindo a de não repetir clientela, mas ele tem uma pilha de contas a pagar e aceita a proposta.

Stella tem 30 anos, e todas as suas experiências com sexo foram terríveis, o que faz com que ela não queira tentar de novo, mas aí quando entra a mãe dela no jogo querendo netos e casamento (não nessa ordem) o cérebro matemático não para até encontrar uma solução. E como vocês viram, eu já disse a palavra sexo 3 vezes nessa resenha, então sim, esse livro é para maiores de 18 anos. Apesar de ter muitas cenas quentes, até que é bem equilibrado, tem muita história também.

É sempre interessante ver personagens autistas nesse universo das interações pessoais, principalmente quando elas envolvem sexo. E Stella como personagem tem TANTO a mostrar, é muito legal pro leitor acompanhar sua jornada entre suas hiper sensibilidades, o autismo e o desejo de amar alguém. A história fica mais real principalmente porque a própria autora descobriu seu diagnóstico de autismo tardiamente ao fazer pesquisas para esse livro (e eu posso me identificar kkkkkk). Autista escrevendo personagem autista é sempre uma obra de arte.

Michael é outro personagem cheio de nuances, não é apenas um acompanhante de luxo. Ele é super dedicado, e mesmo com a proposta estranha, ele entende Stella e suas dificuldades. Os dois complementam um ao outro muito bem, a história tem a dose certa de drama e um humor que facilita passar pelas partes onde as dificuldades de Stella nessa situação completamente fora da sua zona de conforto são mostradas ao leitor.

É um romance delicioso de acompanhar e traz muito da cultura asiática. É um bom livro pra se ler durante uma ressaca sabe, ele é rápido, mas completo. Recomendo muito. A única ressalva que tenho para fazer é que hoje o termo "Síndrome de Asperger", utilizado no livro, não é mais reconhecido para diagnosticar pessoas com transtorno do espectro autista, cujos graus são descritos em níveis. O autismo da Stella, portanto, seria considerado Nível 1. Acho que essa questão poderia ter sido corrigida nessa nova edição, porque além de ter sido dispensado pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), o médico que deu nome ao transtorno tinha ligações com programas nazistas e cooperou com o regime enviando crianças com deficiência à morte. 

Título Original: The Kiss Quotient ✦ Autora: Helen Hoang
Páginas: 378 ✦ Tradução: Alexandre Boide ✦ Editora: Paralela
Livro recebido em parceria com a editora

7 comentários :

  1. Sempre ouvi falar muitíssimo bem desse livro, mas até então nunca tinha tido vontade de ler. Mas por alguma razão desconhecida, ano passado adicionei o livro em uma wishlist de amigo secreto e ganhei o livro. E fui arrebatada, finalmente entendendo o porquê de tanta aclamação

    ResponderExcluir
  2. Quando eu consegui enfim comprar o livro com a capa antiga, chega essa lindinha rsrs(mesma coisa aconteceu com Vergonha)
    Ainda que não o tenha lido, ano que vem tá próximo e juro que vai rs ah vai(Deus? sou eu de novo rs)
    Mas eu espero ter uma experiência bem bacana com ele!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Como não concordo com essa ideia de que uma pessoa chega em determinada idade precisa se casar, ou que para melhorar algo em sua vida precisa se casar, não curti a ideia principal desse livro.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tinha lidos umas páginas desse livro e achei bastante interessante. Tá na minha lista infinita, amo o plot de fake dating.
    Uma pena que a editora não aproveitou a nova edição para mudar isso.

    ResponderExcluir
  5. O tema abordado no livro - Síndrome de Asperger - foi o que mais fez me interessar no Os Números do Amor, que infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler :(
    Mas realmente, essa atualização a respeito do autismo e o termo "Síndrome de Asperger" deveria ter sido feita nessa nova edição, aliás, falando dessa nova edição, confesso que prefiro a capa antiga rsrs.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Aaaah eu comprei o livro na ediçao antiga, que acho bem bonita, mas gosto que agora estao combinando as capas...
    To bem curiosa em ler, gosto do assunto, adoro que tem um romance bem gostosinho na historia e espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  7. Ola
    Não li algum livro livro cujo personagem seja autista.Mas com esse lance de arrumar alguém para dar aulas de sedução tem vários romances de banca.
    Desejo ler o livro assim que possível.

    ResponderExcluir