SOCIAL MEDIA

16 de dezembro de 2022

Encontro com Iris Figueiredo & Chico Felitti

No último dia 30 fui convidada para um encontro com o Chico e a Iris em SP, lá na Companhia das Letras, para representar o Roendo Livros. Os autores foram apresentar seus lançamentos e conversar um pouco com os parceiros da editora sobre seus processos de escrita e outras coisinhas mais que vou contar para vocês.

O autor Chico Felitti falou sobre Rainhas da Noite (que é um livro de memórias, de pessoas que de fato existiram na cena LGBTQIAP+ de São Paulo), seu processo de escrita e de onde surgem suas ideias. Ele falou muito sobre a violência arquival que cerca a história dessas protagonistas, sobre como a falta de registros afeta muitas pessoas, que somente tem suas histórias contadas de forma oral, a partir do que os vivos se lembram.

Chico diz que Rainhas da Noite possui personagens muito ambíguas, que ajudaram a comunidade de uma forma muito ampla mas são odiadas até hoje e que é aí que mora a beleza do livro. Para não vilanizar ou passar pano para Andrea de Mayo, Jacqueline Welch e Cris Negão, o autor trabalhou muito e ouviu o máximo de gente possível, principalmente por telefone na pandemia, mas que mesmo assim algumas histórias continuam em segredo a pedido dos entrevistados — coisas que ele vai levar consigo a sete chaves.

O processo de Chico também é um tanto quanto caótico segundo ele. Tende a ser até meio doentio: uma vez que ele encontra uma história nova para contar, vai até o fim, sem parar um segundo sequer. Mas mesmo assim diz ser um processo muito prazeroso.

Eu já conhecia Chico através do podcast Modus Operandi, por ter sido um dos convidados da Mabê para um episódio do Caso Bizarro (que agora vai virar seu próprio podcast). Logo percebi que Chico Felitti trabalha bastante com conteúdos de hype, tanto para a Folha quanto para si. Acho que inclusive vocês ouviram falar dele esse ano por causa de outro podcast, A Mulher da Casa Abandonada, que deu muito pano pra manga.

Já a Iris Figueiredo escreve coisas totalmente diferentes, misturando suas experiências de fã (o amor por Rouge, RBD, Fresno, Strike e claro Taylor Swift) com sua literatura. Lembrar da paixão de querer estar perto dos artistas que ela ama ajudou muito no seu processo de escrita, e foi algo que refletiu bastante em Um Passo de Cada Vez.

O livro conta a história de Mari, uma personagem secundária de outro livro da autora, que ela quis trabalhar mais. A personagem anda sofrendo bullying na escola e para aguentar até o fim das aulas ela se apoia nas músicas da sua banda favorita, Tempest. E por acaso eles anunciam um show na cidade da Mari, que vai fazer de tudo para viver um momento único.

Iris disse que gosta muito de escutar e contar as histórias dos adolescentes que são seus fãs, para conseguir de algum modo representá-los. Apesar de ter trabalhado bastante com essa temática, ela disse também querer arriscar outros caminhos na escrita.

A autora começou escrevendo para adolescentes por ela mesmo estar nessa fase na época, mas Iris tem ideias que fogem um pouco disso e pretende nos apresentar novidades no futuro. Ela ainda disse que o luto pode vir a refletir em sua escrita por causa de suas perdas recentes, dando um tom bem diferente do que ela apresentou aos leitores até agora.

O encontro acabou com os dois assinando os livros que ganhamos e tirando fotos com todo mundo (na verdade também recebemos o primeiro volume de À Procura do Tempo Perdido e Vermelho, Branco e Sangue Azul, além de uma ecobag xuxu beleza <3). Deu até tempo de mostrar para o Chico que ele esteve no meu Spotify Wrapped e dar um abração na Iris. Os dois são maravilhosos e merecem todo amor do mundo!

Apesar de muito diferentes em suas temáticas, Chico e Iris tem algo em comum: a obsessão que os move a contar novas histórias para o mundo. Inclusive estou lendo os livros e logo vocês tem resenhas mais detalhadas sobre ambos por aqui também.

14 comentários :

  1. Que evento legal!
    Poder conhecer um pouco mais do processo de criação desses autores tão queridos.
    Ameiiiii os mimos recebidos

    ResponderExcluir
  2. Isso sim é trazer um post de encher os olhos! Ainda mais com livros tão diferentes entre si,mas ao mesmo tempo, que meio que abrem a cabeça dos leitores para a realidade!
    Adorei ver as fotos e claro que quero muito conhecer os livros!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tava com tanta saudade de um eventinho, um encontro legal assim. Meu coração tá feliz até agora!

      Excluir
  3. Jess!
    Os encontros com editoras e escritores são sempre tão bons, não é?
    Podemos ficar mais perto de quem escreve e conseguir aprender um pouco com seus processos criativos e a forma como buscam inspirações.
    E obrigada por trazer um pouco desse momento lindo para nós.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Rudy, você me entende haha <3 muito bom fazer parte disso sim

      Excluir
  4. aaaah é uma personagem secundaria de outro livro...sera q de ceu sem estrelas?
    quero ler ambos de qualquer forma, e muito curiosa em conhecer a escrita da iris.
    essa nova ediçao de À Procura do Tempo Perdido ta linda, e essa ecobag amei!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o Chico Felitti, mas achei interessante o processo de escrita dele; vou pesquisar sobre os livros dele.
    A Iris Figueiredo eu conheço, sigo ela no twitter, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler algum livro dela :(
    Mas eu amei a ecobag, e ficarei aguardando as resenhas dos livros deles.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou resenhar em breve os dois <3 e por favor, conheça o Chico, ele é de mais!

      Excluir
  6. É sempre tão bom poder ouvir os autores falando de suas obras, nos passa outra imagem delas e as torna ainda mais encantadoras.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que tudooo!!!! Conheci o Chico esse amo através do podcast A mulher da casa abandonada, esse livro dele parece muito maneiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Chico é incrível, e eu adoro tudo que ele faz haha sou suspeita!

      Excluir
  8. Ola
    Que bacana esse encontro e o blog sendo representado!Parabens
    É super válido conhecer mais sobre os autores..

    ResponderExcluir