Séries que eu AMAVA Quando Adolescente que Provavelmente Não Amaria TANTO ASSIM se Lesse Hoje em Dia


Quando eu era mais nova só gostava de ler séries. Acho que me sentia mais confortável em passar mais tempo dentro do Universo criado por cada autor. Só percebi que coloquei livros únicos como prioridade na minha vida esses dias, quando fui atualizar meu Skoob

Mas enfim, o que me motivou a fazer esse post foi uma conversa com uma amiga minha: ela me disse que estava lendo Cidade dos Ossos, primeiro volume da série Os Instrumentos Mortais, e falei que eu amava, mas tinha medo de reler e parar de gostar. Pensando no assunto, cheguei a conclusão que eu veria pelo menos um defeitinho na maioria das séries que eu era apaixonada. Vamos ver quais são?

1) Os Instrumentos Mortais  


Nada mais justo que começar com a série que me inspirou a fazer o post, não é mesmo? Não acho que eu odiaria Os Instrumentos Mortais se eu começasse a ler hoje, mas com certeza encontraria alguns erros de continuidade e, sobretudo, acharia o Jace um moleque insuportável por causa da sua personalidade arrogante e narcisista. Se eu já achava a Clary chata em 2012, imagina agora? Teria que ter o dobro de paciência pra aturar, principalmente porque, apesar de ser narrado em terceira pessoa, tudo gira em torno dela ― se a gente parar para pensar, não faz sentido criar um narrador onisciente para basicamente acompanhar o personagem principal, né?

Mas calma, eu não odeio Os Instrumentos Mortais, esses são apenas alguns pontos que estou apresentando, já que tenho uma leitura muito mais crítica agora e consigo enxergar furos no enredo com mais clareza. É justamente por esse motivo que não releio, tenho certeza que ia enxergar a série com outros olhos. Ah, não posso deixar de lembrá-los que foi aqui que Cassandra Clare me apresentou um dos meus casais literários preferidos até hoje: Malec. Sigo sentindo um carinho muito grande pelo universo dos Shadowhunters.

2) Wherlocke


Os livros da série Wherlocke foram os primeiros de romance de época que li na vida, e os únicos que gostei. É por isso que não consigo me desapegar deles. Lembro de ter ficado muito encantada e animada durante a leitura, inebriada pelos romances avassaladores ― cada volume acompanha um protagonista diferente. Então por que eu não gostaria dos enredos caso começasse a lê-los agora? A resposta é óbvia: são romances de época. 

Quem me conhece bem sabe que não a maior fã desse gênero literário. Não gosto como os protagonistas se conhecem e se apaixonam instantaneamente, não gosto do desenvolvimento dos relacionamentos, fico extremamente irritada com o machismo presente nas histórias, mesmo sabendo que se passam em séculos completamente diferentes dos nossos. Isso sem contar que muitas vezes rolam uns estupros, né... Enfim.

3) Beautiful Creatures


Eu conheci Dezesseis Luas pelo filme, que eu amei, apesar da crítica tão negativa em cima da adaptação. Sendo bem sincera, hoje enxergo que Beautiful Creatures inteirinha tem uma atmosfera bem parecida com a de Crepúsculo: a narrativa meio sombria, os personagens sobrenaturais, romance entre um ser mágico e um mortal... Coisas que me atraiam bastante em livros em meados de 2012/2013. Sigo gostando de fantasias, mas esse lance de amor proibido já não me conquista tanto assim.

Além disso, lembro muito bem de ter ficado bem decepcionada com o último livro por causa da narrativa extremamente arrastada. Pensando bem, puxando pela memória, o que eu chamei de narrativa sombria no parágrafo acima seria justamente essa coisa mais lenta, parada, que rola na série inteira. Bom, não sei, só relendo para ter certeza e provavelmente não é algo que eu vá fazer, rs. 

Vocês também conseguem pensar em alguma série que cause esse sentimento em vocês? Algo que gostavam muito mas com certeza não achariam muito legal depois de alguns anos desenvolvendo o senso crítico de leitor? Contem para mim nos comentários!

Postar um comentário

27 Comentários

  1. Acho que é natural essa mudança em nosso gosto literário.
    Eu também fui dar uma olhada no Skoob para separar alguns livros para troca e fiquei tipo: "sério que eu curtia isso? Que achava esse boy lixo um crush?"
    Nenhuma das séries que você menciona , eu li, mas gostei muito da série Wherlocke, pois amo romance de época

    ResponderExcluir
  2. Oii, sinto o mesmo por Instrumentos Mortais, tanto que na minha cabeça só tem os 3 primeiros livros, os outros meu cérebro fez questão de esquecer por ter lido eles muito tempo depois dos 3 primeiros rs

    Fallen era uma saga que eu amava, mesmo reconhecendo alguns erros, hoje em dia se relesse não aguentaria, tenho certeza

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana Clara!
    Também me inseri no mundo literário lendo séries de livros. Com certeza não ia gostar tanto agora e também tenho medo de reler e ver que o príncipe virou sapo pois a magia estava na minha juventude. Também achava a Clary muuuuito chataaaaa, mas o Jace ainda acharia irresistível (acho). Não lia romance de época quando era mais nova, só fui me arriscar a lê-los há uns 2 anos atrás. As séries que acho que seria muito crítica e não iria gostar tanto são: A Seleção, Divergente, Nightshade e Maze Runner, então melhor conservar a lembrança boa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana!
    O bom da leitura é que sempre vamos melhorando nosso senso crítico em relação aos livros, né? Mas infelizmente por conta disso e da maturidade passamos a enxergar tudo sob uma perspectiva "apontadora de defeitos".
    Os Instrumentos Mortais foi a minha primeira grande série, e sempre estará no meu coração. Mas reconheço que os primeiros livros são beeeeeem enrolados, e se paramos pra pensar o universo nem é tão original assim, é só uma mistura de tudo que já tem no gênero (que deu muito certo).
    Outra que eu me recordo que amava é Pretty Little Liars. Só quem gosta mesmo pra ler os 16 livros, e eu confesso que amo essa farofada envolvendo Aria, Spencer, Hanna e Emily sendo perseguidas por A e derivados, mas hoje percebo que a autora ENROLAVA DEMAIS, e algumas coisas eram tão absurdas e sem explicação que não tem como defender.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. AMOOO ESSE TIPO DE POST!!
    Ai amiga, só você pra gostar de Cassandra Clare, eu mesma fujo dos livros dela. Eu gostava muito de Dezesseis luas mas acabei parando no terceiro livro acho e desisti, hoje em dia não leria.
    Um que eu adicionaria na sua lista seria A seleção obviamente, e Fallen, que eu também não curto mais.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga a série que eu amava quando adolescente é Crepúsculo e continuo amando kkkkkkkkkkk! Mas tem a saga Fallen e Hush Hush também que amei quando era adolescente e não sei se amaria hoje! Por isso no ano que vem eu vou relar as duas para saber e ansioso estou para tirar a dúvida eu não tenho problema em gostar menos de uma leitura, o encanto não me foge.
    Eu ainda pretendo ler Os Instrumentos Mortais, tenho todos na estante. Me perdoe amiga, mas, Beautiful Creatures é HORRÍVEL, eu achei a premissa dos livros incrível e o desenvolvimento péssimo.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  7. Ana!
    Bem, sou do time que não faz releituras, muito raramente acontece, como os livros da Agatha Christie que li na adolescência e reli ano passado, mas ela merece porque seus livros são atemporais.
    Então, acredito que com toda certeza, tem livro e séries que li no passado e talvez não leria agora, por diversos motivos que não vou determinar no momento, porém um deles é justamente não gostar na atualidade...
    cheirinhos
    Rufy

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu nunca fui de ler séries..rs sei lá, sempre fui dos livros únicos. Achava mais fácil de terminar e sim, de comprar também. Por isso, não li nenhuma das séries que você citou acima.
    Mas oh, o tempo nos molda como leitores. Isso é um fato sólido e é admirável sim, ter lido tanta coisa e mudar os gostos com o decorrer do tempo.
    Isso é o que liga em ser leitor!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  9. Sempre me pego pensando nisso, inclusive ontem quando comentei em algum lugar sobre a série A Seleção e como eu amava, mas faz tanto tempo que não pego pra ler de novo e nem pretendo hahah. Prefiro preservar a lembrança boa que eu tenho de quando li tudo e fiquei muito encantada, quem sabe um dia não animo ler novamente. Ultimamente também estou preferindo livros únicos (e até mesmo séries de TV com poucas temporadas) pela praticidade! Não li nenhuma das 3 séries, no máximo até o 2º livro de Os Instrumentos Mortais (eu era doida pra ter a coleção). Adoro ver como evoluímos com a leitura e nos tornamos mais críticos, não só quanto à personalidade dos personagens, mas quanto a assuntos que antes nem percebíamos tanto, como rivalidade feminina excessiva e estereótipos de beleza.

    Beijos,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  10. Oiii ❤ Nossa, confesso que tenho receio de reler algumas séries que amo, por medo de não gostar mais tanto quanto gostava. Mas eu realmente sinto que tem algumas séries que amo que talvez eu não gostaria mais tanto.
    A série Crepúsculo seria um bom exemplo, por mais que eu tenha um carinho especial por ela, acho que se relesse acabaria não gostando tanto assim.
    Rosemary Beach, da Abbi Glines é outra série que amo, mas se parasse para reler acho que veria que nem todos os livros eram tão bons quanto o meu eu mais novo achava.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. oi muito interessante esse post .
    é natural que a gente no decorrer do tempo ir mudando nossos gostos literarios . ,
    eu cheguei a comprar os livros da serie crepusculo mas nem cheguei a ler foi fogo de palha ,logo vi que o genero era algo que não gostava ..
    acho que com o passar do tempo a gente vai se identificando com determinados generos ,sabemos do que gostamos .
    atitudes que antes a gente gostava em personagens hoje já não nos cativa mais

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Acho que nem é a questão de não gostar de algo que gostei, mas a questão de coisas que eu amei na época não fariam o mesmo sentido hoje porque o impacto já foi causado sabe. Um exemplo, os quadrinhos do Neil Gaiman, Sandman, foi incrível pois me causavam surpresa, medo, reconhecimento, identificação e tudo de uma maneira muito forte. Acho que reler até estragaria essa lembrança entende.

    ResponderExcluir
  14. Eu penso muito nessa questão de não gostar hoje em dia de uma série que li e amei anos atrás. Fico sempre na dúvida entre reler ou não e, até agora, a opção negativa vem ganhando. Nunca li nenhuma das séries que você comentou, e apenas Os instrumentos mortais me despertou certo interesse na época, mas logo desisti pela quantidade de livros.

    ResponderExcluir
  15. Olá! Me identifiquei totalmente com o post! Mais nova eu era a maluca das séries kkkk. Realmente, acho que se eu relesse todas as séries que li quando era mais nova, boa parte delas já não me cativaria tanto, apesar de adorar a maioria ♡
    Eu amooo os Instrumentos Mortais, sou apaixonada por esse universo que a Cassandra Clare criou ♡ Mas, concordo que a série tem sim seus erros e que parando para pensar, de fato, não faz tanto sentido termos um narrador onisciente, mas ainda assim essa série tem um espaço enorme no meu coração kkkk.
    Uma trilogia que tenho certeza que eu não gostaria mais hoje em dia é a trilogia do Verão da Jenny Han, lembro que quando eu li já achei bem monótono, nem a história nem os personagens me cativaram. Imagina hoje em dia kkk.
    Eu realmente gosto bastante dos livros da Julia Quinn e Os Bridgertons tem para sempre um espaço reservado no meu coração, mas tenho quase certeza de que se eu os relesse provavelmente não me sentiria tão envolvida pelas histórias ( tirando O Duque e Eu e O Visconde que me Amava, que são meus favoritos da série e acho meio impossível eu perder meu encanto por eles ♡).
    Gostei muitooo do post! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  16. Eu não acredito que você leu Wherlocke. Eu tinha o primeiro livro, mas desanimei de ler pq os outros eram super difíceis de achar... Acabei dando pra minha prima na última limpeza que eu fiz na estante (vc acompanhou minha saga, ne?!).
    Os Instrumentos Mortais eu ainda to naquela dúvida se vou encarar ou não, mas vou ler primeiro a trilogia das peças infernais que deve chegar em casa mês que vem *iuupi*

    Um beijo no seu coração diretamente de Campinas ♥

    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  17. Olá!!
    Nossa, eu me pego pensando várias vezes sobre esse assunto... "será que se eu lesse tal livro hoje, eu ainda iria gostar?", geralmente a resposta é não, principalmente para alguns new adult que li.
    Adorei o post! Super criativo <3

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  18. Logo no início do meu hábito de leitura, lá em 2012, e depois de ler Crepúsculo e Diários de um Vampiro, comecei a ler algumas séries. Instrumentos Mortais foi uma. Eu acho que li todos e AMAVA, mas também creio que os mesmos pontos seriam criticados hoje por mim, e até mais, porque mudei muito meu repertório literário desde então rs Eu também li Sussurro, Beijada por um anjo e Fallen, o SURTO de séries sobre anjos depois dos vampiros hahahaha Amava demais, mas certeza que agora não iria curtir muito.

    ResponderExcluir
  19. Sabe que eu comecei a gostar de ler séries há pouco tempo?
    Ainda não passei por isso, mas é bem provável que aconteça com Belo desastre.
    Eu ainda amo essa história, já li e reli, mas isso tem um bom tempo. Hoje eu tenho mais noção do que é um relacionamento saudável e o que não é. E estou cansada desses mocinhos que fazem besteira e depois fazem drama para não perder a mocinha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, Ana
    Não costumo ficar relendo os livros, mas o único que reli recente foi A Menina Que Roubava Livros. E vou reler os meus favoritos da vida.
    A única série que conheço de todas aí é Os Instrumentos Mortais , mas conheci esse universo através da série e depois vi o filme. A partir daí comecei a ganhar os livros nos blogs que sigo, no amigo secreto ganhei também é os outros livros desse universo eu comprei.
    Comecei a ler nesse mês e já estou no terceiro livro, como os personagens são adolescentes né tem aquele certo ranço com as personalidades deles. De modo geral estou amando a série, vou ler alternando as séries desse universo de caçadores de sombras para não ter os spoilers.
    Bem que os livros são diferentes das adaptações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Eu raramente releio meus livros, mas tenho certeza que se fosse relê-los todos, teria vários que eu não gostaria tanto como na época que eu os li. Até que é boa essa mudança, pois com o tempo nos faz compreender coisas como como erros de continuidade, descrição de personagens, furos na história, etc. Apesar disso, Jogos Vorazes foi uma série que li na adolescencia que sempre vou amar, que foi na verdade a série que me fez ter gosto por livros. Amei o post!

    ResponderExcluir
  22. Tem livro que lembro hoje em dia e não vejo mais a graça que vi quando li tempos atrás. Acontece né. Em gêneros e estilos...coisa que a gente amava e já não sente aquele negócio mais. Instrumentos sempre vai ser meu amorzinho, adoro o clima dessas histórias e ler qualquer coisa desse universo me faz lembrar com carinho de quando tudo começou. Li essa de Dezesseis luas na adolescência também, mas já não fui taaanto assim com a cara dele quando li. Uma relação de gosto/não vi graça. Tem livro que me pegou bem e outros que só arrastei. Livro que sei que iria ter problema é justamente crepúsculo. Nem quero imaginar as milhares de coisas que iria problematizar nessas história hoje em dia. Não terminei nem de assistir a saga, quando saiu o ultimo filme já tinha perdido a graça pra mim e nem fui ver. Pelo fato de ter voltado a ser falado hoje em dia quase me dá vontade de ir ler de novo só pra ver as raivas que iria passar. Tenho certeza que não iria ver a mesma graça da primeira vez que li.

    ResponderExcluir
  23. Oii!!
    Não sei o que acontece comigo para não conseguir reler os livros, mesmo os que eu gostei MUITO.
    Esse post me fez voltar para o passado! AMO demais Dezesseis Luas e a adaptação, mesmo me decepcionando um pouco pela diferença com o livro, ela ainda tem um lugar no meu coração. Sempre achei a série 0 defeitos. Kkkk
    Percy Jackson e os Olimpianos é a série que me faz voltar ao passado, adorava mas também não iria ler novamente.

    ResponderExcluir
  24. Olá! Acredita que nunca li nada da Cassandra, sei lá, os livros delas simplesmente não despertam meu interesse, talvez a quantidade tenha algo a ver com isso (risos)! Só li Dezesseis luas e desisti, a série Wherlocke lembro de ter lido sim, mas não qual ou quais #alouca.

    ResponderExcluir
  25. É incrível em como nòs mudamos e amadurecemos. Não aconteceu isso comigo em relação aos livros, mas em relação a uma novela, O Clone, na adolescência assisti com desespero, mas no replise não suportei nem a metade. Mas isso acontece, acho que é amadurecimento mesmo.

    ResponderExcluir
  26. Oi Ana,
    Quando adentrei mesmo na vida literária já estava quase no final da adolescência e sempre ia atrás de séries de fantasia para ler. Tenho elas na minha coleção até hoje, pois tenho um amor muito grande por cada uma delas, mas tenho medo de reler algumas e mudar muito de opinião.
    Os instrumento mortais reli não faz muito tempo e até gostei mais de quando li na primeira vez, mas continuo achando a Clary chata também. A série Beautiful Creatures está em minha lista de desejados a anos. Na época em que fiquei sabendo dela fiquei muito curiosa com a história, mas já não sei se agora ela seria a mais indicada para eu ler. Uma das séries que tenho medo de reler é Hush Hush. Me lembro de ter amado os livros, mas isso foi a vários anos e agora não sei qual seria minha reação se eu fosse entrar na história novamente.

    ResponderExcluir
  27. Oi, Ana
    Aii tô rindo kkkk porque eu já tentei ler essas três séries e não passei das primeiras páginas kkkk
    Eu abandono muito livro quando não flui kkk
    Mas sabe também tenho medo de reler as preferidas e não gostar.
    Porém, acho comum né, já que amadurecemos kkk
    Bjs

    ResponderExcluir