TAG: Bandeira LGBTQ+


O meu amigo Alisson, do blog Eita Já Li, está fazendo um mês inteirinho de postagens temáticas para comemorar o Mês do Orgulho, em que celebramos a representatividade LGBT+ e reafirmamos a constante luta pelos direitos do grupo. Nesse sentido, o Ali criou essa tag mais que especial, que são alguns tópicos para, além de podermos entender um pouco mais do significado da bandeira, indicarmos livros que amamos. Fiquei muito feliz por ele ter me convidado para participar de uma época tão especial!

1) Vermelho significa vida: um personagem entusiasmado e sempre motivado.


Confesso que fiquei um pouquinho irritada com a Anne por causa da quantidade de palavras que saem da boca dela por minuto, mas não posso negar que ela é a criaturinha mais de bem com a vida que eu conheço no universo literário. Apesar de se sentir triste em várias ocasiões, sempre busca ver o lado bom das coisas.

2) Laranja significa cura: um personagem que sofre, mas fica mais forte.


Apesar de ser um personagem que sofre bastante, Max cresce à medida que a narrativa avança. E Menino de Ouro é um livro super importante, porque fala sobre um tema que não é muito abordado na mídia, na literatura e que não é muito estudado na medicina: a interesexualidade (é quando a pessoa tem uma variação em seus caracteres sexuais, incluindo cromossomos, gônadas e os órgãos sexuais, que impedem sua identificação como indivíduo masculino ou feminino).

3) Amarelo significa a luz do sol: um personagem que não tem vergonha de suas origens ou de quem ou que ele é.


Li O Amor Não é Óbvio, romance lésbico nacional, há pouquíssimo tempo. Apesar de ter algumas problemáticas no desenvolvimento, o livro é bem bom! Escolhi a personagem Édra Norr porque ela simplesmente não está nem aí para o que os outros vão pensar dela. Ai gente, a autoconfiança dela é a coisa mais incrível do mundo.

4) Verde significa a natureza: um personagem que ame ou tenha conexão com a natureza.


Mais que amar, a natureza é o lar da protagonista Kya, a companhia dela. Kya foi abandonada pela família quando ela ainda era uma criança e passou a morar sozinha no brejo onde ficava sua casa. Aprendeu a fazer tudo sozinha, a prover seu próprio alimento, a se esconder nas árvores... Não existe personagem que simbolize melhor essa conexão com a natureza.

5) Azul significa harmonia: um personagem que sempre desfaz conflitos e traz a paz.


Ai amados, quanto mais as pessoas criticarem a saga Crepúsculo mais falarei dela aqui no Roendo Livros (vocês precisam aceitar meu eu Crepusculete uma hora ou outra). Só consegui pensar no Jasper aqui, por causa do dom maravilhoso que ele tem de controlar a emoção das pessoas. Em Eclipse, especialmente, ele foi o ponto chave para a aliança entre os lobos e vampiros funcionar, né?

6) Violeta significa o espírito: um personagem determinado e que nunca desiste.


A Cor Púrpura foi um dos primeiros livros de parceria que recebi na vida... Mas, para mim, ele é especial e importante principalmente por causa da história. A narrativa se passa nos anos 1900 e mostra a realidade de Celie, uma mulher pobre, negra e semianalfabeta que foi abusada por todos os homens ao seu redor da infância à vida adulta. Escolhi Celie porque ela é personificação da palavra determinação.

Obviamente a bandeira LGBTQ+ é mais que um mero símbolo, já que ela mostra a resistência da comunidade. É maravilhosa pelas cores, é claro, mas mais ainda polo significado que carrega. Convido os amigos Wesley do Vagando e Divagando, Lucas do @claqueteliteraria, Annie do @queriaseralice e o Fábbio do @omeninoquele para responderem a tag também! ❤

Postar um comentário

29 Comentários

  1. Anneeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!! Ela é super entusiasmada pela vida!!!! Super concordo com sua escolha.( P.s. desculpe pelo surto.Rsrsrsrs)
    Preciso conhecer logo Kyra.
    Celie teve uma vida difícil demais. De cortar o coração a história dela.
    Sabia que ia ter algo relacionado a Crepúsculo na TAG! Rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá vem você com a Anne hahahahaha.
      Lembrei de você na hora quando coloquei!

      Excluir
  2. Muito legal essa tag. Como no filme o Jasper foi mostrado diferente nesse ponto, né? Se eu fosse escolher no azul eu colocaria a Mairin da trilogia McCabe da Maya Banks pois ela sempre ajuda a todos e deixa o ambiente melhor.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da criação dessa tag; é uma maneira leve de conscientizar.
    Da sua lista, li apenas Um lugar bem longe daqui. Preciso ler Anne de Green Gables, O amor não é óbvio e A cor púrpura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o blog e, sinceramente, foi uma das melhores indicações que recebi. Gostei bastante da tag (além do conteúdo por fora sobre LGBTQ+). Da lista, li O amor não é óbvio e Um lugar bem longe daqui, ambos com uma média de 3 estrelas. Anne, A cor púrpura e Menino de ouro estão na minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog do Ali é TUDO de bom, o conteúdo dele é bem legal e ele sempre tá fazendo esse tipo de ação. <3

      Excluir
  5. Ana!
    Adorei a criatividade do colega em criar esa tag, traz muita rrepresentatividade e além dos mais, adoro tudo que é bem colorido...kkkk
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Ah que delícia de Tag!!!! Neste mês de conscientização, tudo isso é de suma importância sim, a todos nós!!!
    Anne fala pra Cacilda..rs Eu não li nenhum dos livros da série,mas eu vi a série inteirinha e Jesus amado, como fala. Mas é uma menina com uma sede de vida nunca vista antes.
    Um Lugar Bem Longe Daqui começo hoje a ler numa maratona de feriado e sinto que vou gostar imensamente.
    Eclipse nem precisa comentar né?rs
    Adorei!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei muito responder essa tag!
      MENINA eu não quis ver a série porque sei que não vou ter paciência. Mas cada um é cada um né. KKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  7. Adorei a TAG, realmente especial! Um pouquinho triste que não li nenhum desses livros, cheguei a ler Eclipse mas faz tantos anos, que nem me lembro. Não li o livro da Anne e nem vi a série, todo o hype e o pessoal falando da personagem ser muuuuito pra cima não me animou. To doida pra ler Um Lugar bem Longe Daqui e conhecer a Kya!!

    Beijos,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  8. ola
    amo tags
    é uma oportunidade de conhecer os gostso pessoais de quem faz e alem disso pegamos dicas de leitura .dessa sua lista quero ler UM lugar vem longe daqui e Anne de Green Gables ,a capa desse livro é linda
    não conhecia esse livro A cor purpura mas o livro parece ser muito bom apesar de tudo que a protagonista passa a mensagem que ela deixa é super valida e me fez querer ler o livro

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei os livros citados, estou tentando fazer mentalmente a minha própria TAG, mas assim de supetão só consegui pensar em um ou outro, com mais calma e depois olhando meu skoob vou fazer novamente essa TAG. E claro, dar uma olhada nas TAGs por aí para saber mais indicações de livros!

    ResponderExcluir
  10. Olá Ana!
    Com certeza o mês é muito importante para evidenciar as conquistas da comunidade e também para engajar as pessoas, sejam elas parte ou não do arco-íris, a sempre lutar por igualdade, respeito e justiça.
    Confesso que eu não sabia que as cores da bandeira representavam esses conceitos, achava que cada cor dizia respeito a um integrante da comunidade, logo a tag com certeza tem seu papel educativo rsrsrsrs.
    E pode continuar falando de Crepúsculo sempre amiga, a gente ADORA.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Que tag maravilhosa, adorei!!!! Os livros citados por meio do significado da bandeira me proporcionou aprendizado!!
    Conhecer a característica de cada personagem também me deixou curiosa para conhecê-los e me deu vontade de adquirir TODOS os livros kkkk principalmente conhecer a determinação de Celie em A Cor Púrpura e a força de Max no livro Menino de Ouro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, amei muito responder e amei mais ainda que meu amigo me indicou! <3 É uma forma de conscientizar as pessoas no fim das contas, né?

      Excluir
  12. Oiii ❤ Que bonito o sentido com que a tag foi criada!
    Os livros da Anne de Green Gables parecem incríveis, mas já ouvi falar que a personagem fala demais, isso pode mesmo ser bem irritante kkkk. Mas a personagem parece uma graça.
    Tenho muita vontade de ler Um lugar longe daqui, já que já ouvi tanto sobre esse livro e ter muita curiosidade sobre como Kya consegue sobreviver sozinha sendo tão jovem.
    Ahhh, Jasper é um dos melhores personagens de Crepúsculo, é sempre bom ter ele ali pra acalmar o ânimo de tantos vampiros quando estão irritados kkkk.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá Ana Clara!
    Que legal a ideia da tag, eu não sabia o significado das cores da bandeira e realmente é um símbolo de força e resistência. Anne é mesmo uma pessoa muito positiva, positiva demais às vezes, mas um exemplo pra gente não desanimar com a vida. Jasper é um amorzinho, não deve ter sido nada fácil controlar a tensão entre licantropes e vampiros. Os demais personagens que vc citou eu não conhecia, fiquei super impactada pela história de Celie e fiquei intrigada com Max, nunca tinha ouvido falar em intersexualidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi migles!!

    Fico feliz que você tenha gostado de responder a tag! Esse mês de postagens para o Pride Month tá com tudo lá no blog kkkkkkk
    Das suas escolhas eu só li Menino de Ouro e óbvio que Eclipse, continue falando de Crepúsculo aqui que eu continuo no Eita Já Li!! ainda quero ler A Cor Púrpura e O Amor Não é Óbvio!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa TAG == TUDO PRA MIM.
      Ainda bem que tem mais gente pra surtar comigo com Crepúsculo, hahahaha.

      Excluir
  15. Adorei a criatividade da tag, ainda mais quando nos traz livros tão bons!! Faço parte da comunidade, e ver blogs espalhando representatividade só me faz ter orgulho cada vez mais! Vou procurar um pouco mais sobre A Cor Púrpura, pois o seu resumo me fez ficar interessado em lê-lo. Amo livros que contém personagens mulheres com determinação!

    ResponderExcluir
  16. Olá, Ana! ♡ Que tag mais linda e especial! ♡
    Ainda não li os livros da Anne, mas já fiquei sabendo dessa fama de faladeira que ela tem kkkk. Apesar disso, ela parece uma personagem bem cativante, achei bonito que ela sempre tente ver um lado bom nas coisas ♡
    Eu queria ter essa confiança que a Édra tem! Quero muitoo conhecer essa personagem maravilhosa ♡
    Jasper não é meu personagem favorito de Crepúsculo, mas eu amooo ele kkk.
    Adorei a tag! Beijos ♡

    ResponderExcluir
  17. Oi, Ana
    Adoro todas as Tags que vejo pelos blogs, mas essa é especial!
    Trás o significado de cada cor da bandeira LGBTQ+ e toda a importância do tema.
    Não li nenhum dos livros que você citou, mas O amor não é óbvio está na minha lista para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Muito bacana a TAG! Gostei das escolhas também, percebi que não li muitos romances que tratam de temas com comunidade LGBTQ+, infelizmente. Preciso rever isso já já! Na cor azul, enquanto lia a descrição, achei que irias escolher a Alice! haha Eu vejo ela como apaziguadora também dos conflitos, principalmente no início da saga, não sei se é só impressão minha, mas enfim rs

    https://monautrecote.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre há tempo para gente começar a ler livros com esse tema, o importante é nunca deixar de lado! A Alice se encaixaria mesmo no azul, mas acredita que nem pensei nela? Acho que é porque já me veio direto o Jasper e o poder dele na cabeça. Mas você tem razão, viu?

      Excluir
  19. Oi Ana,
    Adoro posts de TAGs e de cara já gostei dessa. Não conheço a Anne, nem por livros, nem por série, mas todas as resenhas que já li da história dizem a mesma coisa da personagem, o quanto ela fala e acho isso bem divertido. Me lembro de ter ficado muito interessada em ler Menino de Ouro quando foi lançado, mas sabe que eu até já havia me esquecido do livro? Vou coloca-lo na lista de desejados, pois é uma história que quero conhecer. Depois de ter lido a resenha de O amor não é óbvio, fiquei com vontade de realizar a leitura e se a obra trás uma personagem tão auto confiante, sei que irei apreciar. Por mim você pode falar de Crepúsculo em todas as postagens, pois amo a saga e Jasper é a cara dessa categoria. Eu também não pensaria em outro personagem. Sei que A Cor Púrpura é um clássico da literatura, muito falado e recomendado, mas não faz tanto tempo que fui tomar conhecimento da história. E pelo o pouco que sei, acho que a protagonista é um ótimo exemplo de determinação.

    ResponderExcluir
  20. Que tag incrível! A associação das cores com os livros ficaram perfeitos. Nao sabia o significado das cores LGBT, achei bem pertinentes e o bom é que são significados fáceis de lembrar.

    ResponderExcluir
  21. Legal essa tag. Já amei as escolhas. Queria ler esse da Anne, a bichinha é faladeira, mas amo isso de sempre ver o lado bom das coisas. Menino de ouro é um que botei na lista por ser uma história muito interessante e parece abordar temas fortes mesmo, coisa que nunca nem vi em livro. Queria mais livros assim...Um lugar bem longe é outro que queria ler e já amei a conexão com natureza, adoro quando tem uns livros assim, me faz sentir tão bem... A cor purpura é outro bem forte, mais um na lista de leituras que queria fazer e que só vi elogios pela história forte e personagem determinada. Adorei as dicas, tem muito livro legal ^^

    ResponderExcluir
  22. Olá! Eita que eu amo tags e essa é bem diferente das que eu já vi, além disso, agregou conhecimento em relação ao significado das cores na bandeira, simplesmente adorei! Suas escolhas também foram ótimas, não poderia faltar Anne neh!

    ResponderExcluir
  23. Oi, Ana
    Olha só livroes!
    Amooo Eclipse.
    Aii Anne de green gables tentei ler várias vezes, mas não flui kkkk
    Quero ler também O amor não é óbvio, A cor púrpura e Um lugar bem longe daqui.
    Bjs

    ResponderExcluir