Após passar por um evento traumático no serviço, Pedro Gilga, que trabalha com escavações, resolve aceitar uma proposta de emprego que o levará para uma ilha distante. Mesmo longe da família, o homem tem certeza que essa nova aventura fará bem para ele. Ao chegar na ilha misteriosa e sem nome, Pedro já sente que seu trabalho ali será muito maior do que ele imaginava.
Solo Raso foi a minha primeira leitura de setembro, depois de ter ficado bem uns vinte dias sem tocar em um livro. Ler esse livro me deixou animada novamente, então resolvi fazer um post citando os principais motivos pelos quais vocês devem ler essa obra.
1. Os mistérios que permeiam a ilha
A ilha funciona quase como um personagem, visto que é o centro das atenções da história criada por Muniz. A gente não demora muito perceber que existe alguma coisa muito errada no lugar, já que mulheres desaparecem sem motivo algum desde que os moradores se lembram. Além disso, existe a Floresta da Morte, que faz parte do território da ilha e mata várias pessoas que se atrevem a explorar o local a partir de explosões que vêm do solo, mas que ninguém sabe explicar.
Então, obviamente, esses mistérios movem a narrativa de Solo Raso, porque a gente quer descobrir o que acontece com essas mulheres, como essas explosões ocorrem e porquê ocorrem, qual a ligação da Floresta com o desaparecimento dessas mulheres, que geralmente são mães... É tudo muito curioso!
2. A narrativa
A narrativa criada por Sandro Muniz chama bastante atenção principalmente por ser tão instigante e fluida. A forma como ele conduz a história é bastante imersiva, porque além de costurar todas as informações que nos são passadas, apresenta pontos de vista — todos em terceira pessoa — de vários personagens que são importantíssimos para a resolução dos mistérios.
Nesse sentido, preciso dizer apesar de ter gostado muito, confesso que gostaria de ter visto um pouco mais da Eugênia, colega de trabalho de Pedro e uma das personagens que mais gostei em toda a trama. Pelo pouco que nos é apresentado dela, fica claríssimo que é uma mulher forte, corajosa e cheia de força de vontade, então gostaria que esses pontos tivessem sido melhor explorados.
3. Os capítulos curtos
Quem é leitor assíduo do Roendo Livros sabe o quanto prezo por essa característica específica nos livros que eu leio. Eu sou simplesmente apaixonada por livros com capítulos curtos porque é isso que torna a leitura simples e gostosa, sem contar que quando bem divididos, que é exemplo de Solo Raso, incitam a curiosidade do leitor. Além do mais, não tem coisa que me deixa mais sem paciência que esperar um capítulo longo demais terminar pra eu fazer minhas pausas...
4. As referências à Segunda Guerra Mundial
Gostei muito que o autor fez alusão à Segunda Guerra Mundial aqui, principalmente porque nós pouco ouvimos falar sobre as consequências desse conflito no Brasil. Obviamente a maior parte é ficção, mas foi uma sacada inteligentíssima para contextualizar a trama.
5. O livro é nacional e está disponível no Kindle Unlimited
Não existe nada melhor que ler um livro de um autor brasileiro que seja realmente bom. Apesar de ter achado o final um pouquinho corrido, gostei realmente de todo esse universo criado por Muniz em Solo Raso e fico extremamente feliz que a literatura nacional tenha bons aliados. E para melhorar ainda mais, a obra está disponível no Kindle Unlimited, o que configura uma oportunidade perfeita para assinar o benefício.
Título Original: Solo Raso ✦ Autor: Sandro Muniz
Páginas: 165 ✦ Editora: Publicação independente
Esse post foi patrocinado pelo autor, mas segue as diretrizes de
autenticidade do Roendo Livros, que sempre divulga opiniões sinceras acerca de toda e qualquer obra
Vi a chamada lá no Twitter e vim correndo ler essa novidade. Muito bom encontrar algo depois de uma ressaca, né? Fiquei bem curiosa com todos os seus motivos... esse livro lembra muito as propostas daqueles filmes de aventura e suspense que você quer descobrir tudo que acontece naquele lugar.
ResponderExcluirOutra coisa que eu também gosto muito é um capítulo curto, faz a gente não se perder tanto dentro de uma história.
Bom saber que tem no Unlimited 😊
Capítulo curto é tudo pra mim, melhor coisa.
ExcluirJuro pra você, me dá um desânimo pegar livro com capítulo com mais de 10-15 páginas, nossa. rs
Em primeiro lugar: Parabéns Anaaaa! Vi seu post no tt.
ResponderExcluirRealmente esses cinco motivos dão mesmo vontade de conhecer a história. Até mesmo para quem não lê muito essa estilo de livro, assim como eu
Obrigada miga!
ExcluirTudo graças a vocês, leitores! Sem vocês eu não estaria aqui, né?
Nossa literatura nacional anda ganhando cada vez mais voz e eu amo muito tudo isso, ainda mais quando chegam autores e livros que eu ainda não conhecia!
ResponderExcluirAquele livro que tira a gente do marasmo, seja pelos mistérios da ilha, seja pelas referências à Segunda Guerra e também como você, gosto disso dos capítulos curtos.
Com certeza, vai pra listinha de desejados!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Literatura nacional é tudo de bom! A gente só precisar dar uma chance maior, né? Deixar o preconceito de lado um pouco. rs
Excluir
ResponderExcluirEu nem precisava dos outros 4 motivos para ler esse livro. Não conheço o autor mas logo no seu primeiro motivo, falando sobre o mistério da ilha, já fui convencida a ler. Melhor ainda é estar no kindle unlimeted, assim já posso buscar para ler.
Ai que bom que gostou!
ExcluirEspero que aprecie a leitura!
An a!
ResponderExcluirMotivos não faltam para ler esse livro que parece maravilhoso.
Gosto demais de um bom mistério para ser investigado, capítulos curtos que facilitam a leitura, referência da segunda guerra e um linguagem agradável para leitura, perfeito.
cheirinhos
Rudy
É muito legal mesmo!
ExcluirVi esse livro no seu story. Muito bom quando um livro nos anima a ler de novo. Não sabia que ele é nacional (se bem que, só de olhar a capa..), gostei! O nome não me é estranho, não sei se já cheguei a vê-lo por aí, mas não cheguei a realizar a leitura. Você conseguiu juntar ótimos motivos, bom para quem gosta desse tipo de leitura.
ResponderExcluirBeijos
Fico feliz em saber que você me acompanha no Instagram, Amanda! Espero que tenha gostado da dica!
ExcluirOlá! Pelo visto motivos não vão faltar para eu querer conhecer o livro e a escrita do autor, gosto bastante desses enredos que misturam ficção com fatos reais, pois dá aquela vontade de saber muito mais sobre os acontecimentos citados.
ResponderExcluirRealmente! E tem que ser bem condizente pra conseguir criar um universo em cima desses aspectos, né?
ExcluirOi
ResponderExcluiresse é livro bom, estou quase finalizando a leitura dessa história e estou gostando, ainda mais por trazer um mistério na ilha e das mulheres que desaparecem por lá.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Que bom que está gostando, fico feliz!
ExcluirEu amo muito livros que envolvem algum tipo de suspense. O suspense do livro foi uma das coisas no livro que me vi interessado em lê-lo. Além disso, eu adoro livros com capítulos curtos, assim a leitura não fica tão arrastada. Pretendo comprar um Kindle em breve e, com toda certeza, lerei esse livro!
ResponderExcluirAcho que nesses casos o fato de ter um suspense realmente chama muita atenção. Tomara que você consiga comprar seu Kindle logo para ler!
Excluirola
ResponderExcluirnossa parece ser uma leitura muito boa ,esse desaparecimento das mulheres da ilha açugou minha curiosidade .
gosto de livros assim com capitulos curtos e narrados em terceira pessoa .
Fico feliz que tenha ficado curiosa. Espero que consiga ler, hein?
ExcluirDe cara o mistério não me chamou tanta atenção assim, vou dizer que meio que soa um daqueles "terrorzim que fujo". Mas gostei do que disse dos detalhes dele. Alusão a segunda guerra, capítulos curtos e que são daquele tipo que faz você querer ler o próximo...isso flui bem, acho gostoso de ler porque vai dando aquele gás, aquela vontade de desvendar a história. E não é um livro Grande, então ajuda também. Parece uma boa pedida praquela ressaca, aquele livro bom de ler depois de pegar algo cansativo ou coisa assim.
ResponderExcluirÉ justamente isso, a vontade de desvendar o mistério é grande demais. Mas que pena que não tenha te chamado tanta atenção! Não deixa de dar uma chance, tá?
ExcluirAmiga, confesso que o tema principal do livro não me chamou a atenção. Mas eu confio em suas indicações (e às vezes é bom a gente sair da zona de conforto né), então quando eu assinar o Unlimited eu vou procurar para ler!
ResponderExcluirOs Delírios Literários de Lex
Cê sabe que eu sou sincera, né? rs
ExcluirDá uma chance, quem sabe você gosta!