SOCIAL MEDIA

15 de abril de 2022

Os Abismos | Pilar Quintana

Os Abismos foi meu primeiro contato com o Intrínsecos, o clube de assinatura da editora Intrínseca, e eu preciso dizer que fiquei muito surpresa. Eu já sabia, pelas fotos, que as edições eram lindas e sofisticadas, em capa dura e cada livro numa única cor. Porém, a qualidade é acima do esperado. O livro tem uma textura que lembra um tecido, a lombada é arredondada e a folha de guarda é ilustrada. Isso sem falar nos outros itens da Caixinha. Com destaque para a revista, que é uma riqueza de conteúdo. Com certeza, vale o investimento. Parabéns à editora pelo trabalho belíssimo.

Mas, agora, vamos falar sobre Os Abismos, romance ganhador do Prêmio Alfaguara 2021, da escritora colombiana, Pilar Quintana. A história é narrada por Claudia, uma menina que vive com seus pais num apartamento cheio de plantas. Pais estes que deixam muito a desejar em afeto. A vida de Claudia começa a mudar quando sua tia Amelia, irmã de seu pai, se casa com Gonzalo, um homem que ela conheceu durante uma viagem.

Claudia vai descobrindo mais sobre o mundo e sobre as pessoas enquanto assiste acontecimentos que estão além do seu entendimento e busca compreender conceitos complexos como solidão, traição, arrependimentos, machismo, depressão e suicídio. Como todo livro narrado por criança, esse também possui aquele olhar inocente sobre assuntos difíceis. A busca de Claudia pela verdade acontece em meio ao silêncio dos adultos, por vezes interrompido por falas que a perturbam e assombram.

Porém, tem muito mais a respeito desse livro que eu não posso dizer: primeiro porque seria spoiler e segundo porque eu nem sei se entendi kkkkkk'. Esse é um daqueles livros que dá pra criar várias teorias. Tem uma questão curiosa envolvendo duplos: Claudia e sua mãe que, inclusive, também se chama Claudia, e os abismos (o real e aquele que ela enxerga do segundo andar de sua casa, quando olha para o térreo e vê "a selva", que é como ela se refere ao apartamento, por conta das muitas plantas).

Pilar Quintana retrata mulheres silenciosas e solitárias que sofrem caladas e desejam vidas diferentes. A maternidade também é tema do livro e acho válido mencionar uma fala da própria autora (presente na revista que acompanha o kit do Intrínsecos):

Comecei a perceber que a ideia de maternidade não é fixa, é múltipla, e quis pensar sobre isso em meus livros. Não há uma forma única e muito menos uma forma correta de ser mãe. Há tantas maneiras de ser mãe quanto há mães no mundo e nenhuma delas dá conta da mãe perfeita.

Eu adoro livros que falam sobre maternidade, principalmente as maternidades imperfeitas e reais, como Pilar faz questão de retratar. Mas não vou mentir, senti raiva da mãe de Claudia em vários momentos. Mas em outros, eu a entendia e conseguia me solidarizar com ela.

Claudia, a mãe, passa grande parte de seu tempo lendo revistas de celebridades. Ela admira essas mulheres lindas, ricas e famosas que são tudo o que ela gostaria de ser. Sua obsessão por essas personalidades é uma versão menos tecnológica da obsessão que alimentamos com as redes sociais. O desejo de espiar recortes das vidas de outras pessoas e a insistência em nos compararmos.

O suicídio foi meu tema de pesquisa no Mestrado. Mais especificamente: as representações de suicídio na literatura. E eu não pude deixar de me sentir uma mestranda de novo enquanto lia Os Abismos. Porque sim, suicídio é um tema recorrente aqui, uma ameaça silenciosa que acompanha toda a leitura, e que se concretiza onde o leitor menos espera.

 —Mamãe, você quer viver?
Ela me olhou pelo reflexo por um instante. Logo em seguida desviou os olhos.
— Não pergunte bobagens — disse.

Apesar de seus temas pesados, Os Abismos é um livro muito rápido de ler. Eu fiz essa leitura quase de uma vez só. As margens são grandes, assim como as letras e tem pouco texto por página, dando aquela sensação gostosa de virar páginas rapidamente. É um romance curto que debate vários temas importantes e que, portanto, não se debruça sobre nenhum deles, abre reflexões, mas não as esgota. Recomendo pra quem gosta de leituras profundas, reflexivas e que falam sobre questões filosóficas.

Título Original: Los Abismos ✦ Autora: Pilar Quintana
Páginas: 272 ✦ Tradução: Elisa Menezes ✦ Editora: Intrínseca
Livro recebido em parceria com a editora

8 comentários :

  1. Esse segundo quote, o dialogo... muito interessante!!! E sim pesado, mas gosto muito de ler sobre o assunto qdo vejo nos livros. To bem curiosa pra ler esse. Nao li o outra da autora tb, q tb tenho muita vontade!

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda vou realizar meu sonho de abrir uma caixinha de sonhos da Intrínseca!!!Deve ser uma sensação tão única e de deixar o coração saltitando de alegria.
    E olha a beleza da cor da capa desse livro que sim, está emocionando e muito os leitores.
    Que está deixando esses abismos serem enxergados por várias versões, cada uma no seu próprio particular!
    Com toda certeza, espero ler o quanto antes e me emocionar também!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Bom ver uma autora Latina no Intrínsecos!
    Ainda que nem sempre, pelo menos, a princípio, os títulos não me chamem a atenção, sou conquistada, conforme vou lendo resenhas. Foi assim com Água Fresca e agora com Os Abismos.
    Claudia mãe, por mais que não fique claro, sofre de depressão e a pequena Claudia é relegada mas vai vivendo sua vidinha.....
    Como não assino, o que me resta é o lançamento comercial

    ResponderExcluir
  4. Deve ser muito interessante ler assuntos fortes sendo abordados por uma criança, com um olhar ingênuo e sem tanto conhecimento sobre o impacto de tudo isso na vida dos adultos.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Priscila!
    Os exemplares da Intrísecos são sempre lindos e os mimos que os acompanham, uma delícia!
    Quanto ao livro... Já o título traz uma grande carga emocional, porque dá a noção dos abismos que enfrentamos psicologicamente.
    E ver que os temas, mesmo que pesados, são reflexivos, traz uma daquelas leituras que não podemos dispensar de fazer, ainda mais tendo uma visão infantil também.
    Boa Páscoa!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Deve ser uma leitura bem impactante porque é narrada sob o ponto de vista de uma criança e trata de temas pesados como suicídio
    Tenho visto bastante elogios a essa autora.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Sabe que esse foi o primeiro livro, desde que comecei a assinar essa caixinha, que realmente despertou meu interesse em lê-lo, primeiro porque a capa tem a minha cor favorita, mas também por essa sinopse que me deixou bastante curiosa, gosto de livros narrados por crianças, ainda mais quando abordam temas tão complexos e pesados, espero (que os deuses das leituras atrasadas me ajudem) ler esse livro muito em breve.

    ResponderExcluir
  8. Olá, acabei assinando ano passado e não aproveitando nenhuma das leituras ainda. Tentei novamente esse mês, quem sabe agora vai né? Adorei as suas considerações sobre esse livro, quem sabe eu dê uma chance de conhecer essa autora latina também.
    Beijos, Roberta
    @booksdarob

    ResponderExcluir