SOCIAL MEDIA

27 de dezembro de 2022

O que você faria se encontrasse um portal para outro mundo? Conto de Fadas, de Stephen King

Charlie Reade é um garoto normal: é um filho atencioso, tira notas razoáveis na escola e até tenta praticar esportes, nada fora do comum. Mas as coisas para ele nunca foram muito fáceis. Depois de ter perdido a mãe aos dez anos de idade em um acidente horrível, Charlie teve que aprender a se virar e a cuidar também do pai, que procurou acalento na bebida, se afundando dia após dia. 

E é em mais um dia como qualquer outro que as coisas começam a mudar de verdade para ele. Charlie ouve um pedido de socorro de um dos seus vizinhos e prontamente age. Howard Bowditch, que tem a fama de ser não só um senhor solitário mas também bem rabugento, se machuca gravemente e precisa de ajuda.

Radar, a pastor alemão do senhorzinho, guia Charlie até seu dono e assim surge uma amizade bonita entre os três. Conforme Bowditch se recupera, o garoto o ajuda com tarefas da casa. Mas é claro que se fosse simples assim, não teríamos história. Então, após perder mais uma vida preciosa para ele, Charlie se depara com uma fita cassete que revela um segredo de seu amigo: existe um portal para outro mundo no quintal da casa de Howard. O que você faria se fosse o garoto?

Parece que já escrevi sobre isso antes né? E eu escrevi mesmo hahaha :P lembram do conto O Telefone do Sr. Harrigan, que aparece no livro Com Sangue? A relação entre um garoto e seu amigo muito mais velho é um tema que King repete aqui. Não sei se ele achou que funcionaria duas vezes, e eu particularmente acho que funcionou sim. As histórias coincidem nessa parte, mas depois ficam bem diferentes uma da outra.

Além da parte fofa da amizade, gosto também da personalidade do Charlie. Não é um personagem perfeito, ele tem defeitos sim e deixa isso claro. Como a narrativa é em primeira pessoa sob o ponto de vista do protagonista, conhecemos até mesmo seus pensamentos mais sombrios. Acho que no fim das contas é o que faz a história ficar um pouco mais palpável — ao menos à parte da fantasia, algo que é importante para livro também, afinal, não seria King se não tivessem alguma coisas esquisitas.

E se vocês conhecem um pouquinho do King já podem imaginar que esse é mais um dos livros que ele descreve tudo nos mínimos detalhes. Sei que tem gente que se perde e não curte muito esse tipo de narrativa, mas é uma das coisas que me faz gostar do autor. Ainda assim, achei o enredo diferente mesmo do que ele costuma mostrar, sem deixar de ser ele, não sei se me fiz entender.

Para os que devem pensar que só indico terror por aqui, eis uma exceção. Por ser um livro de fantasia acho que pode "espantar" algumas pessoas (e chamar outras), mas de todo modo recomendo esse livro sim! O foco principal está nessa atmosfera de descoberta, tomada de decisões e amadurecimento, algo que, de uma forma ou de outra, todos nós passamos. Não é um dos meus favoritos da vida, mas é bem bonito, não é forçado e deixa um vaziozinho quando a gente termina.

Título Original: Fairy Tale ✦ Autor: Stephen King
Páginas: 624 ✦ Tradução: Regiane Winarski ✦ Editora: Suma
Livros recebidos em parceria com a editora
Ajude o blog comprando o livro através do nosso link!

15 comentários :

  1. Jess!
    Sou bem fã do King.
    Sou bem fã de livros de fantasia.
    Sou bem fã de livros que tem portais e histórias carregadas de suspense, então tenho de fazer a leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Um dia vou ser essa leitora que qdo lê king ja linka com outra historia do mesmo autor...acho demais isso!!
    ainda n li nada desse homem mas ultimamente to gostando muito dos livros dele q estao saindo pelas resenhas.
    vou ler carrie primeiro, n sei se ainda vu ler em ordem cronologica, n todos, mas os que tenho interesse, mas gostei muuuito dessa historia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece com Carrie sim! Eu sei que dá uma confusão mental no começo, mas eu juro que uma hora faz sentido. E sobre relacionar um com o outro, já tô ficando profissional nisso, é tanto livro dele que eu leio (e que ele faz referência um no outro) que fica impossível não lembrar haha

      Excluir
  3. É um dos livros mais desejados do ano, com toda certeza do mundo. Mas o preço dele, não colaborou muito rs
    Eu amo King e quem me dera ler e ter todos os livros desse homem que não se cansa de criar novos universos e dizem os mais fervorosos fãs do Mestre, que essa obra é bem diferente de todas que ele já nos trouxe!
    Espero que no próximo ano, possa comprar e ler!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que, muitas vezes se não fosse a parceria, eu penaria pra comprar os livros dele. Sou grata por isso de verdade, já que meu orçamento pra livros depois da faculdade passou pra quase nada. Espero que você consiga por as mãos nesse aqui em breve <3

      Excluir
  4. King expandindo seu universo mas sempre com sua marca própria.
    Fiquei intrigada ao saber que ele está se aventurando pelo mundo da fantasia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro quando ele escreve os policiais, mas esse eu gostei também. Espero que ele experimente mais, o homem é uma máquina de escrever haha

      Excluir
  5. Fiquei com vontade de ler esse pois ainda não li King mas não curto terror, então essa é a chance de conhecer a escrita do autor. Esse título é no mínimo curioso para uma obra de King.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é uma chance de saber como ele escreve sem passar noites acordada haha

      Excluir
  6. Gostei bastante da premissa desse livro do King, principalmente por envolver o gênero fantasia, uma curiosidade grande para ler algum dele neste género.

    ResponderExcluir
  7. Parece um livro legal! Fantasia e Stephen King muito interessante.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jess!
    Não conheço a escrita do King, mas já li/ouvi falarem dos livros dele e tenho certa curiosidade em conhecer sua escrita...
    Sou uma dos leitores que não curti descrições nos mínimos detalhes rsrs, mas amo fantasia, e já anotei essa dica :)
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O King é reizinho em hablar viu hahaha mas confesso que nada super o Tolkien levando 80 páginas pra falar de uma porta, juro.

      Excluir
  9. Ola
    Do autor tenho A espera de um milagre mas não li
    Fantasia é um genero que não curto.Entâo deixo passar a dica dessa vez.

    ResponderExcluir