SOCIAL MEDIA

5 de janeiro de 2024

Os livros cinco estrelas de 2023

Uma das coisas que eu mais amo é escrever sobre as minhas leituras. Particularmente amo retrospectivas porque é muito gostoso relembrar todos os livros que li para eleger os melhores — e piores também, é claro, mas esse é um assunto para um outro dia. E convenhamos... Nunca é demais divulgar as obras que a gente ama, né?

Livros cinco estrelas dos anos anteriores

2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

A seguir, os melhores livros do ano, na minha humilde opinião, por ordem de leitura


O Amor Não Morreu, Ashley Poston
Sob o Mesmo Teto, Ali Hazelwood
Filha das Trevas, Kiersten White

O Amor Não Morreu foi uma das minhas primeiras leituras do ano e antes de terminar já sabia que apareceria nessa lista. Basicamente, é a história de uma ghostwriter que se apaixona por um fantasma. Isso mesmo que vocês leram! O enredo me lembra muito aquele filme E Se Fosse Verdade, com o Mark Ruffalo e a Reese Witherspoon, mas muito, muito melhor. Apesar de ser uma comédia romântica e fazer jus ao título, tem muitas passagens bonitas, que falam principalmente de amor, luto e família. 

É óbvio que Ali Hazelwood apareceria por aqui. Sou fã de carteirinha da autora e leio tudo o que ela escreve. Sob o Mesmo Teto faz parte de uma coletânea de três novelas, Odeio de Amar, e essa foi a minha favorita entre elas. É muito bem desenvolvida e a química entre os protagonstas é de milhões desde o primeiro encontro. Se fosse um romance de 500 páginas eu leria feliz e alegre, de tanto que eu gostei.

O Canto Mais Escuro da Floresta foi uma releitura, na realidade. Li pela primeira vez em 2017 e mantive a mesma nota que dei anteriormente, coisa que raramente acontece quando lemos de novo algo que gostamos muito no passado. É uma fantasia bem simples, sem grandes reviravoltas, mas que prende pelo Universo, sabem? Pretendo ler o restante da série, O Povo do Ar, ainda esse ano!

Acho que Filha das Trevas foi uma das maiores surpresas que tive em 2023. É uma releitura da história do Conde Vlad Dracul, conhecido como Vlad, o Empalador... Mas aqui, Vlad é uma mulher, Lada, uma guerreira nata numa sociedade extremamente machista. Vocês não têm noção do tanto que esse livro é bom. A autora desenvolveu uma trama completa, totalmente dela, diferente de tudo o que eu já li. Todos os personagens são bem construídos, o cenário é extremamente bem retratado e não consigo achar um furo sequer no enredo. Doida para ler os próximos!


Rainha Charlotte, Julia Quinn & Shonda Rhimes
Amor, Teoricamente, Ali Hazelwood
Heartstopper: Mais Fortes Juntos, Alice Oseman

Rainha Charlotte é uma história derivada de Bridgerton, a tão consagrada série da Netflix, adaptada da obra de Julia Quinn. O livro, uma parceria entre Shonda Rhimes e Julia Quinn, foi escrito depois do lançamento da série. É um complemento maravilhoso, indico muito a leitura para quem assistiu a série e gostou. Para vocês terem ideia, não consigo dizer se Rainha Charlotte é melhor que Bridgerton até hoje. Muito emocionante e cheia de camadas. 

Mais um da rainha Ali Hazelwood! Amor, Teoricamente é, com certeza absoluta, o meu livro favorito da autora até agora — e olha que eu gosto muito dos outros. Ao meu ver, é a história com o melhor casal protagonista, mas o que me conquistou de verdade foi o enredo, que envolve um processo seletivo para professor titular em uma Universidade renomada. Gente, nunca me senti tão representada, porque sou pesquisadora, mas tenho muita vontade de lecionar. Me senti no lugar da protagonista, sentindo todas as coisas boas e ruins que vêm da profissão.

Por fim, é claro, não podem faltar meus filhos Nick & Charlie! Heartstopper: Mais Fortes Juntos é o quinto volume da série em quadrinhos, e também é o meu preferido até agora. Senti todos os personagens muito mais maduros e seguros de si, e foi muito fofo acompanhar a evolução dos relacionamentos, sem exceção. Estou muito curiosa para saber como a Alice Oseman vai finalizar essa história no volume seis. Já estou com saudades!

Espero que vocês tenham gostado do post e que assim como eu tenham tido ótimas leituras em 2023 — minha nota média anual foi 3.9, o que eu considero muito boa, principalmente porque a cada ano que passa, mais chata eu fico. Não deixem de comentar aqui embaixo quais foram as melhores leituras de vocês, tá bom?

7 comentários :

  1. menina eu amo muito o povo do ar, então eu tenho certeza que vou gostar do canto mais escuro. ele veio no box quando comprei, mas até hoje não li.
    esse ano tbm vou ler amor teoricamente, eu só vi elogios sobre esse livro!!
    a minha média foi quase igual a sua, foi 3,8 .. eu tbm considero boa levando em conta a quantidade de nota baixa q eu dei kk

    ResponderExcluir
  2. A trilogia do Povo do Ar é uma das melhores que já li na vida e agora, eu, fã, preciso ler O Canto Mais Escuro, que nem comprado está rs
    Heartstopper é um xodó, mas ainda não li e nem comprei esse quinto limpo(esperando baixar um cadim o preço)
    Por isso, adorei suas escolhas!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Aaaaaa! Ameiiii sua lista de top 5 melhores de 2023, Anaaaaaa!
    Sou cadelinha da Ali! É fato! Amei Odeio te Amar e não resisti e paguei o alto preço de Amor, Teoricamente....vai pra tbr de fevereiro.
    O Amor não morreu tá na wishlist.
    Heartstopper 5 é simplesmente o mais desejado de todos

    ResponderExcluir
  4. Ola Ana
    Amei conhecer suas melhores leituras de 2023
    Ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita da Ali ,e tenho muita vontade de ler Rainha Charlotte.

    ResponderExcluir
  5. Alguns desse estão na minha meta de leitura esse ano, um bom sinal talvez!

    ResponderExcluir
  6. Ana!
    Não li nenhum dos livros que foram suas melhores leituras, mas anotei todos.
    Para mim fica bem difícil escolher os favoritos, porque li mais de 500 livros e a maioria bom demais, sem contar que não tenho memória para lembrar...kkkk
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Kiersten White quero muito ler esse ano!! aaa espero conseguir comprar o livro, e conhecer a escrita dela q sempre elogiam.
    Heartstopper amo, esteve entre meus favoritos do ano tb.

    ResponderExcluir