SOCIAL MEDIA

13 de janeiro de 2023

Os Livros Cinco Estrelas de 2022


Sei que já estamos praticamente na metade do mês de janeiro, mas não poderia deixar de trazer para vocês a retrospectiva com os melhores livros que li em 2022, afinal, já é um marco aqui do blog, né? Adoro falar sobre e divulgar os livros que amei, porque quero que todo mundo leia. Além do mais, eu amo muito essa nossa troca!

Livros cinco estrelas dos anos anteriores

2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015

A seguir, os melhores livros do ano, na minha humilde opinião, por ordem de leitura


Maternidades no Plural, Annie Bàracat, Deh Bastos, Glaucia Batista, Ligia Moreiras, Marcela Tiboni & Mariana Camardelli

É provável que vocês saibam que um dos meus maiores sonhos é ser mãe, então tô sempre lendo sobre maternidade. Eu amei muito Maternidades no Plural porque o título já diz tudo: é um livro que foge do comum, que apresenta diferentes núcleos familiares e, consequentemente, diferentes formas de maternar. São seis autoras, cada uma com suas histórias e relatos sobre ser mãe e a criação de filhos nesse mundão de Deus. 

É óbvio que meus filhos Nick & Charlie não ficariam de fora dessa lista! Eu amei os dois volumes, Heartstopper: Um Passo Adiante e Heartstopper: De Mãos Dadas, amei a forma como Alice Oseman conduziu essa história que está no coração de tantas pessoas. Um Passo Adiante ainda é bem levinho, com os refrescos de uma excursão para Paris com vários acontecimentos, inclusive a introdução dos transtornos de Charlie que são melhores retratados em De Mãos Dadas. O mais lindo de tudo, no fim das contas, é o amor e a cumplicidade dos protagonistas mesmo com as dificuldades. Agora é segurar a ansiedade para a segunda temporada da série!


Pássaro Branco, R. J. Palacio
Água Fresca Para as Flores, Valérie Perrin
O Senhor dos Anéis: As Duas Torres, J. R. R. Tolkien

Pássaro Branco é um livro da Palacio que se passa no mesmo universo de Extraordinário. Aqui conhecemos detalhes da vida da avó do Julian em um momento em que ela precisou se esconder dos nazistas na França durante a Segunda Guerra Mundial. É bonito na mesma medida que é triste, e as ilustrações só agregam. Eu me apaixonei por esse livro principalmente por causa dos trechos maravilhosos que carrega, muito marcantes e que com certeza ficarão no meu coração para sempre.

Por falar em trechos marcantes, Água Fresca Para as Flores consegue ser mais lindo ainda. Eu me encatei por ele logo no título do primeiro capítulo, Basta que um único ser nos falte para que tudo pareça vazio ❞, e cada capítulo que eu lia me presenteava com mais frases e cenários maravilhosos. Tudo nesse livro é sensível, visceral e envolvente, e é até difícil achar um adjetivo que realmente consiga retratar de fato a grandiosidade essa história. 

2022 foi o ano de dar continuidade a trilogia de maior sucesso de Tolkien. As Duas Torres é provavelmente um dos livros mais antigos da minha estante e estava na lista de leitura há séculos, mas nunca sentia que era a hora dele. Assim como A Sociedade do Anel, é um livro muito cheio de detalhes, não dá para ser lido de qualquer jeito. E assim, sem comentários para essa história, não dá para não exaltar a criatividade do autor e o Universo maravilhoso criado por ele. 


A Hipótese do Amor, Ali Hazelwood
A Razão do Amor, Ali Hazelwood
A Casa dos Espíritos

Obviamente não poderiam faltar minhas duas farofinhas preferidas da vida nos melhores de 2022. Ali Hazelwood escreve comédias românticas clichês como ninguém, é fato. A Hipótese do Amor, por exemplo, tem tudo o que eu amo num romancinho água com açúcar: namoro de mentira, "só tem um quarto" e, é claro, protagonistas com muita química. A Razão do Amor não fica atrás de jeito nenhum com seu enredo envolvendo inimigos que se apaixonam. A autora usa mesma fórmula nos livros dela? Sim. Isso é ruim? Claro que não! Acho que é justamente isso que eu gosto nesses livros, além, é claro, das protagonistas que são cientistas super f*d*nas!

Ano passado tentei ler alguns encalhados (finalmente tomei vergonha nessa minha cara rs) e achei que A Casa dos Espíritos seria uma ótima pedida. E eu não estava errada. Que livro incrível, gente! É muito pesado e dramático, com inúmeras camadas que retratam muito bem a sociedade latino-americana na década de 70. Apesar da enorme influência do sobrenatural, é tudo muito real... E parecido, inclusive, com o que passamos no nosso país nos últimos quatro anos. Pretendo, em breve, trazer uma resenha completa para vocês. 

Menções honrosas
Não foram cinco estrelas, mas chegaram perto


Como boa leitora de romances de época que me tornei, achei injusto não acrescentar nessa lista ao menos um livrinho que gostei muito, risos. Os Rokesbys, de forma geral, é uma série muito boa, mas Uma Dama Fora dos Padrões tem a melhor mocinha de todas! Manual de Assassinato Para Boas Garotas também foi uma grata surpresa, uma investigação conduzida por uma adolescente, bem à la Pretty Little Liars, ou seja, com personagens no ensino médio metendo o nariz onde não são chamados. Por fim, mas não menos importante, achei que Daisy Jones & The Six merecia um espacinho aqui também, porque amei a forma como a TJR criou uma banda que parece real. Achei o livro muito bom não por causa dos protagonistas ou do enredo em si, mas porque senti que estava lendo a biografia de uma banda de verdade!

Agora, além de me contarem os favoritos de vocês de 2022, quero saber também se já leram algum que está aqui na minha listinha. Comentem aqui embaixo!

15 comentários :

  1. Aaaaaa!!!! Tenho os 2 primeiros volumes de Heartstopper. Mas quero os outros 2 pra ler todos na sequência.
    Água Fresca foi uma grata surpresa pra mim. Não esperava que esse livro fosse me tocar tanto.
    Amo Uma Dama d Hipótese. Razão é super desejado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, Água Fresca foi bom demais, pelo amor de Deus. Maravilhoso.

      Excluir
  2. To lendo "A hipótese do amor" gostando bastante. Conheço vários desse e tenho vontade. Sempre vejo pessoas falando bem dessa da julia quinn, uma surpresa.

    ResponderExcluir
  3. Água Fresca Para as Flores to bem curiosa em ler, acho lindissima essa capa, e ela ja me chama tanta atençao, espero gostar tb da historia. E vem aí a leitura de A Casa dos Espíritos que consegui comprar numa promo, e to bem animada em ler algo da isabel!!! Esse ano vem aí!
    Minha leitura favorita do ano, foi um lugar bem longe daqui!! Amei! E da sua lista só li Daisy jones e heartstopper, que adoro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também AMO essa capa, uma das mais lindas da minha estante.
      A Casa dos Espíritos é muito bom também, um clássico de fato.
      E eu li Um Lugar Bem Longe Daqui assim que lançou e gostei bastante, só num vi a adaptação ainda!

      Excluir
  4. Ana!
    FEz boas escolhas, já li alguns e são maravilhosos mesmo. Já li: Daisy Jones & The Six, Uma Dama Fora dos Padrões, A Casa dos Espíritos, O Senhor dos Anéis: As Duas Torres.
    E quero muito ler a série Heartstopper.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Heartstopper, Água Para as Flores, Pássaro Branco..esses lindos também ficaram na minha lista de favoritos, mesmo que eu ainda não tenha tido um tempinho de pensar sobre isso direito rs
    Fiquei curiosa com alguns títulos que ainda não li. Mas A Hipótese do amor já é favorito de Janeiro, estou amando!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  6. Amo os 3 filmes do O Senhor dos Anéis, infelizmente ainda não tive a oportunidade mas tenho interesse em ler os livros.
    A Hipótese do Amor e A Razão do Amor estão na minha lista de leitura, amo comédias românticas.
    Não li Os Rokesbys mas tenho certa curiosidade em relação a Uma Dama Fora dos Padrões, na verdade é o livro que mais tenho interesse em ler de todos os livros da série.
    Meus favoritos de 2022 foram três, entre eles Mentiras, Beijos e Pão de Queijo da Valentina K. Michael.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto dos filmes, Any! Acho até bem fieis, mas os livros têm muito mais detalhes... Como qualquer obra adaptada, né?

      Excluir
  7. Ola
    Amei conhecer as suas leituras favoritas de 2022.Desses citados quero muito ler o livro da Julia Quim e os livros A hipotese do amor e A razão do amor.

    ResponderExcluir
  8. A Hipótese do Amor, Ali Hazelwood e A Razão do Amor, Ali Hazelwood são livros que eu quero ler ainda nesse primeiro semestre de 2023.

    ResponderExcluir
  9. Eu amei o Água fresca para as flores, devorei o livro, poético, delicado e só mesmo tempo cáustico, com aquele tempero francês.

    ResponderExcluir
  10. Isso sim poderíamos chamar de um lista top. Nem todos os livros eu conhecia, mas alguns já são muito elogiados pela net. A série Heartstopper já é um sucesso e está na minha lista de desejados, e a trilogia O senhor dos aneis então nem se fala; queria muito.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Adorei que a lista de favoritos tem bastante títulos que estão nas minhas metas de leituras para 2023, como Manual de Assassinato Para Boas Garotas, Daisy Jones & The Six, A Hipótese do Amor, Pássaro Branco e a série Heartstopper. Água fresca para flores, foi uma das minhas (raras) leituras de 2022, e também entrou na lista de favoritos, Uma dama fora dos padrões, não é meu favorito dessa série da JQ, mas curti a leitura.

    ResponderExcluir