Geralmente começo o ano mostrando para vocês as minhas melhores leituras, mas dessa vez resolvi mostrar primeiro minhas decepções. Já viram aquela coisa de vir com a notícia ruim primeiro, rs? E também porque as decepções de 2022 foram bem pouquinhas se comparadas às dos anos anteriores, algo que inclusive me deixou muito feliz!
Dessa forma a restrospectiva de hoje é para mostrar a vocês os livros que menos me agradaram no decorrer do ano de 2022 e apontar os pontos principais para que isso acontecesse.
As decepções literárias dos anos anteriores
✦ 2021
✦ 2021
✦ 2020
✦ 2019
✦ 2018
✦ 2017
✦ 2016
A seguir, as piores obras de 2022, por ordem de leitura & na minha humilde opinião
A Barraca do Beijo, Beth Reekles
Viúva de Ferro, Xiran Jay Zhao
Um Ano Solitário, Alice Oseman
Romance Com o Duque, Tessa Dare
Gente, até hoje quando eu lembro que perdi horas da minha vida lendo essa bomba chamada A Barraca do Beijo eu fico triste. O cara super ciumento, machista e violento, a galerinha toda é bem precisada de uma terapia. Sem contar que até as relações de amizades têm uma cobrança excessiva, o que eu achei muito bizarro e que prova que esse rolê de relacionamento tóxico não acontece só com namorados. E assim, não vou ser hipócrita com vocês porque eu gosto de muitas histórias que têm suas problemáticas, como Crepúsculo — inclusive já fiz um post super completo falando sobre o assunto —, Continência ao Amor, e até mesmo uns clássicos que a gente vê nos cinemas, aí eu trago 10 Coisas Que eu Odeio em Você como exemplo... Mas A Barraca do Beijo, para mim, passa do limite do tolerável.
Em relação a Viúva de Ferro, tenho duas "reclamações" principais. A primeira é em relação ao desenvolvimento mesmo, que é muito fraco. Nada é muito bem explicado, termos são simplesmente jogados como se tivéssemos a obrigação de entender e isso me deixou bem bolada. Tanto que até agora eu não compreendo muito bem como a China retratada no livro chegou àquele ponto. E aí temos a protagonista... Sinto que Xiran Jay Zhao quis escrever uma personagem forte que fosse contra ao contexto opressor do país, mas falhou miseravelmente, porque as atitudes dela não condizem com as de mulheres que lutam diariamente contra o sistema. Não bastasse isso, existe um trisal que era pra ser revolucionário, mas é tão mal executado que se perde no conceito. Dito isso, muito provavelmente não lerei as continuações.
Já Um Ano Solitário me deixou até triste, sabem? Esperava muito dele porque é da Alice Oseman, a mesma autora da minha atual maior obsessão literária, Heartstopper. Inclusive é sobre a Tori, irmã mas velha do Charlie, e justamente por isso coloquei muita expectativa. A grande questão é que Tori daqui é muito diferente da Tori de Heartstopper e isso me incomodou demais. São tão diferentes que parece que a Alice parece ter "consertado" a bichinha — Um Ano Solitário é o primeiríssimo livro dela, então a história da Tori veio primeiro, digamos assim. É bastante óbvio que Tori enfrenta problemas com depressão e que se sente responsável pelo Charlie e pelos problemas que ele enfrenta, mas foi muito difícil lidar com a personalidade niilista dela. É bastante complexo, porque eu ENTENDO, mas ao mesmo tempo não entendo as ações dela, sabem? Compreendo que é um mecanismo de defesa não deixar ninguém se aproximar, mas ao mesmo tempo acho muito difícil aceitar a forma como ela trata as pessoas... E no final das contas, a história inteira é sem pé nem cabeça demais pro meu gosto.
Por fim, temos uma história da queridinha dos brasileiros, a Tessa Dare. Ela é realmente um amor, adoro vê-la falando português no Twitter. Foi por causa disso que eu quis ler alguma coisa dela, hehe. Primeiro li Um Casamento Conveniente, que eu até gostei, apesar de achar que a escrita em si não combinava com um romance aristocrático, mas relevei... Aí tentei Romance Com o Duque, que é um dos mais famosos da autora, e achei tão básico, gente... Não que eu espere algo muito revolucionário de romances de época, mas falam tanto desse livro que esperava um quê a mais. No fim, acho que o que mais me tirou do sério foi o fato de a personagem ser diferente por não carregar aquela inocência que as mocinhas dos romances de época têm, mas ao mesmo tempo ser bobinha demais pra outras coisas, principalmente em qualquer questão que envolve as histórias do pai dela, um escritor famoso que transformou a filha em personagem. São duas personalidades tão contrastantes que acabei ficando muito irritada.
Como vocês podem ver, tive apenas quatro grandes decepções em 2022, e eu nem falei muito sobre elas no blog ou nas redes sociais. De certo modo, foi até bom desabafar aqui! Agora é a vez de vocês deixarem aqui nos comentários os livros que foram decepção durante o ano passado, e eu adoraria saber o porquê desse veredito!
A Viúva de Ferro agrada muita gente. E essa é a magia da leitura, o que agrada a uns, não agrada a outros, e nem os motivos são os mesmos. Ainda bem que temos tantas leituras a nossa escolha né.
ResponderExcluirDanielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
Sim, percebi que esse é aquele tipo de livro 8 ou 80, sabe?
Excluir1- Confissões, de Kanae Minato em virtude da história ser totalmente surreal. Tão surreal que beira o ridículo, com acontecimentos sem pé nem cabeça.
ResponderExcluir2- A garota do lago, do Charlie Donlea. Não entendo o que as pessoas viram nesse livro para virar sucesso. Para mim foi uma decepção a história.
Só li o livro da Tessinha. Eu curto porém não é fsv... mas mesmo sim, virei fã dela.
ResponderExcluirBarraca não tenho a mínima vontade de ler assim como Viúva
Minhas decepcoes em 2022 foram poucas também, uma leitura que nem conseguir terminar foi Fahrenheit 451 (esperava tanto só que achei horrível) e A cidade dos fantasmas, mas por causa que esperava muito da autora e não achei grande coisa.
ResponderExcluirNão li nenhum desses citados, porém ja li alguns da tessa dare inclusive Um Casamento Conveniente e o 2° livro dessa trilogia, mas esperei tanto pelo 3° que quando fui ler percebi que as histórias dela não são tudo isso como eu lembrava.
Eu li Fahrenheit 451 há mais de 10 anos e tenho a vaga lembrança de ter gostado... Mas não me pergunta detalhe que não lembro kkkkkkkkkk
ExcluirTo bem curiosa em ler Um ano solitario, por gostar muito da tori pelas hqs, ate pela adaptação tb q atriz fez muito e essa vibe meio niilista q vc n gostou, eu ja ate vejo nela pelas hqs, mesmo q mostre pouquissimo dela ali.. nsei. Enfim, quero ler, espero muito gostar e n me decepcionar rs
ResponderExcluirEu vi o filme na Netflix... Achei bastante problemática todas as questões que você citou. Já o livro Viúva de Ferro eu adiquiri na Bienal/SP do ano passado e pretendo ler ainda esse ano.
ResponderExcluirhttps://expressoliterarios.blogspot.com/
Quem ficou triste agora fui eu rs tenho Viúva de Ferro e Um Ano Solitário na estante, só não os li ainda rs e agora estou com medo. Mas, cada livro, cada leitor: experiências diferentes né? Assim espero rs mas nem ligo com isso não.
ResponderExcluirEu não sei quais minhas decepções. Sei lá, sou uma pessoa que agradece cada livro lido, por conta da doença nos olhos, então..acho que fui tudo maravilhoso!rs
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Oh amiga, mas leia, vai que você gosta?
ExcluirNão li A Barraca do Beijo, e confesso que nunca tive interesse em ler.
ResponderExcluirTessa Dare não conheço a escrita mas tenho interesse, inclusive Romance Com o Duque tá na minha lista de leitura, mas agora quando eu for ler vou com poucas expectativas para não me decepcionar :)
Bjos!
Ei querida!
ResponderExcluirJá sabia que A Barraca do Beijo seria uma decepção (pelo menos para mim) desde o lançamento, porque não tenho mais paciência com livros que trazem adolescentes disfuncionais e permissivos. Nem assisti o filme também.
Fiquei triste por saber que Viúva de Ferro, pois tenho muita vontade de ler e conhecer um pouco mais da cultura japonesa, entretanto, com seus comentários, murchei um pouco...
É triste ver uma autora tão aclamada com os livros posteriores a Um Ano Solitário, trazer um exemplar mais medíocre como esse...
Quanto a Romance Com o Duque, li e gostei justamente por se bem clichê e sem grandes rompantes, apenas um romance.
Na verdade nenhum dos livros que li ano passado chegou a ser totalmente decepcionante ao ponto de destacá-lo aqui.
cheirinhos
Rudy
Morri muito com o "adolescentes disfuncionais e permissivos" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ExcluirNossa, em 2022 eu me decepcionei muito com livros, principalmente com indicações do tiktok kk
ResponderExcluirDa lista, eu li romance com o duque e gostei. Li os livros pois queria ler a noiva do capitão e ele acabou sendo o mais fraco pra mim
Beijos
https://www.dearlytay.com.br/
Achei interessante este post de você comentar sobre os livros que pra você foram uma decepção, meus parabéns pela ideia.
ResponderExcluirArthur Claro
http://www.arthur-claro.blogspot.com
Ola
ResponderExcluirNão li nenhum dos livros citados mas quero muito ler Romance com o duque porque romance de época é um dos meus gêneros favoritos Os demais não tenho vontade de ler.
Nem tudo são flores no mundo literário rsrs A barraca do beijo foi um grande boom na época do lançamento, lembro que até tirei foto na bienal. A viúva de ferro queria muito ler, tá até na minha lista de leitura, mas confesso que agora com essas considerações já fiquei bem desanimado.
ResponderExcluirExatamente... Impossível gostar de tudo o que lê!
Excluir
ResponderExcluirOlá! Em um ano em que não li muito, fica difícil eleger as piores leituras por aqui, sobre as suas escolhas, surpresa com a Tessa Dare aí na lista, eu gosto bastante da escrita da autora, mas concordo que essa é a sua série mais fraquinha. Ainda não li os outros livros, mas tenho vontade de ler Viúva de ferro.