26 de dezembro de 2015

Resenha: Boneca de Ossos

Título Original: Doll Bones
Autora: Holly Black
Páginas: 224
Tradução: Bárbara Menezes
Editora: #Irado

POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo... Mas, de repente, Poppy conta para os amigos que começou a ter sonhos com a Rainha – e também com o fantasma de uma menininha que não conseguirá descansar enquanto a boneca de ossos não for enterrada no seu túmulo vazio. Então, Poppy, Zach e Alice partem para uma última aventura a fim de ajudar o fantasma da Rainha a encontrar seu descanso eterno. Mas nada acontece do jeito que eles planejaram... A missão se transforma em uma jornada de arrepiar.

Devo ser uma das únicas pessoas do mundo que não faz ideia do que são As Cronicas de Spiderwick, mas é justamente esse série que fez Holly Black ficar tão conhecida. Vou dizer para vocês que só sei da existência da autora por causa do livro Zumbis x Unicórnios, que ela organizou junto com a Justine Larbalestier e foi justamente por gostar tanto que eu queria conhecer a escrita da Holly. 

Poppy, Zach e Alice são amigos de infância, daqueles que não se separam por nada no mundo. Apesar de já serem um pouco crescidos, uma das coisas que eles mais gostam de fazer juntos é brincar de faz de conta. Gente, apenas preciso dizer que quando eu tinha a idade dos personagens eu também só brincava, então não acho que eles são velhos demais para isso. Para falar a verdade, não acho que ninguém seja velho demais para brincar e tenho dito. Mas enfim... O problema é que justamente por achar que Zach está grande demais para brincar, o pai dele pega todos os seus bonecos e joga no lixo, fazendo o filho abandonar a brincadeira e deixar as amigas totalmente confusas, já que ele não quis contar o real motivo para ter mudado de ideia tão repentinamente. 

Acontece que poucos dias depois disso, Poppy diz para Zach e Alice que anda tendo sonhos com a Rainha – protagonista das histórias que eles criavam – e com o fantasma de uma menina. Isso seria totalmente normal se ela não quisesse enterrar a boneca em seu túmulo. É claro que, para isso, ela precisa da ajuda dos amigos, principalmente porque o suposto túmulo fica em uma cidade próxima a que eles moram e Poppy jura por todos os deuses que, se não fizerem a vontade da boneca, nunca mais viveram tranquilos novamente.

— [...] Odeio o fato de todo mundo chamar isso de crescer, mas parece que é morrer. Parece que cada um de vocês foi possuído e eu sou a próxima.

O intuito de Holly Black era fazer uma história sombria para crianças e adolescente e realmente, para pessoas com essa faixa de idade, ela conseguiria atingir o objetivo. O grande problema é que eu não tenho 11 anos de idade, eu tenho 20. Isso me fez não aproveitar tanto a história quanto eu teria aproveitado se fosse mais nova, porque eu estava esperando uma história aterrorizante e não senti nem um arrepiozinho, e olha que sou medrosa ao extremo. O que eu quero dizer é que a capa do livro e os comentários sobre ele dão a entender que a história será um terror inimaginável, mas não é tão assustador assim, embora possa ser se for lido por alguma criança (ou não)

Apesar de ser narrado em terceira pessoa, passamos a maior parte do tempo com Zach. Inclusive achei o motivo de ele não dizer a verdade para as meninas meio bobo, mas aí lembrei que eu também fazia essas coisas quando era criança, então acabei entendendo. Os três personagens são legais e você acaba se identificando com algum deles: Poppy, a mandona, que quer que tudo seja como ela planeja e não aceita opiniões diferentes da sua; Alice, que aparentemente e a mais racional dos três amigos e, é claro, Zach, que fica no meio das duas meninas.

Não há como negar que Boneca de Ossos é um livro perfeito para crianças e pode agradar até mesmo os adultos. As ilustrações da Eliza Wheeler dão um toque muito especial e deixaram a diagramação inda mais linda. É uma leitura prazerosa sim, muito rápida e fluida, perfeita para passar o tempo, mas estaria mentindo se dissesse que há um grande mistério por trás da história.  

Classificação final:  

9 comentários:

  1. Oi Ana,
    Primeiramente Feliz Natal (atrasado)...
    Comprei a Boneca de Ossos na Bienal de 2014, não li a sinopse nem nada, comprei porque adorei a capa.E me arrependi.Esperava mais da Holly (As Cronicas de Spiderwick e um livro maravilhoso), achei o livro um pouco infantil para o meu gosto.
    Sobre a sua resenha: eu adorei, você deixou marcado a sua opinião. Gosto de resenha sinceras.
    Lindo seu blog :)
    Beijos ♥
    Livros Para o Chá

    PS: Nunca compre livros pelas capas hahha

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana! Tudo bem? Eu também li e adorei "Zumbis X Unicórnios" e é justamente por causa dele que também quero ler algo da Holly Black. Gosto da premissa de "Boneca de Ossos" e amo a capa dele, mas não sei... Tenho um pouco de receio. Mas enfim, adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro me parece bastante interessante <3 Vou procurar por ele mais tarde <3

    www.luizlacks.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana tudo bem? Então eu tb não conheço muito As Cronicas de Spiderwick!
    Gostei muito da resenha, esse livro dela parece ser interessante, fiquei curioso pra ver as ilustrações rs
    Já estamos te seguindo!
    Bjs!
    André
    http://pausaparapitacos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana!
    Acho que tem um conto da autora no "O Presente do Meu Grande Amor", né? É de lá que eu conheço ela, então você não está sozinha na falta de conhecimento de As Cronicas de Spiderwick, rsrs
    É péssimo quando um livro nos dá uma impressão errada. Dá para ver que é um livro voltado para um publico mais juvenil, mas ainda assim é preciso deixar claro que as observações fazem sentido apenas para esse público porque caso o contrário pode frustrar um leitor, como no seu caso.
    PS: Essa capa tem um ar levemente Tim Burton para mim.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Hahaha... Também não conhecia essa série!
    Gostei bastante da sua resenha e fiquei mega entusiasmada em ler, mesmo não sendo uma criança.
    Achei a capa linda também :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Ai, eu adorei este livro. Todas as idades irão adorar.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Amei o livro e quero ler o bom saber é que pode ser lido para adultos como eu ^^
    Bjss

    ResponderExcluir

  9. Tive um problema com meu namorado há seis meses, o que nos separa. Quando ele terminou comigo, eu não era mais eu, preenchi tão vazio. E não sei o que fazer, sinto que minha vida chegou ao fim porque ele era meu primeiro amor. Eu fui para aconselhamento e conselhos on-line E eu vi tantos bons comentários sobre um rodízio de feitiços sobre como ele os ajuda a resolver seus problemas de relacionamento e casamento. Envie um e-mail ao conjurador de feitiços no e-mail que foi fornecido nos comentários em (spellcasttemple@gmail.com) e eu disse a ele Meu problema e fiz o que ele me pediu brevemente para fazer uma longa história, antes que eu soubesse o que aconteceu, depois de 48 horas, meu namorado me ligou e ela voltou para mim e me disse que lamentava o que acontecia e implorava Por perdão, sou tão grato a esse conjurador de feitiços e não deixarei de publicar seu nome na internet apenas pelo bom trabalho que fez por mim. Se você precisar de sua ajuda, você pode enviá-lo por e-mail para SPELLCASTTEMPLE@GMAIL.COM ou Você pode ligar e fazer o que ele está no +2347051705853. Eu sempre será grato a ele. Ele é a solução perfeita para problemas de relacionamento e casamento.

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©