16 de setembro de 2016

Resenha: Guia Astrológico Para Corações Partidos

Alice tem certeza de que está vivendo um inferno astral. Será que as dicas de seu guia astrológico poderão ajudá-la?Quando Alice recebe, na mesma semana, a notícia de que seu ex vai se casar e de que a empresa onde trabalha contratou um consultor chamado David Nardi para avaliar e demitir parte do pessoal, ela tem certeza de que está vivendo um inferno astral. E tem razão. Tito, seu melhor amigo e super entendido de astrologia, jura que é um péssimo momento para ser de Libra, mas que as estrelas também estão lá para nos dizer os dias mais auspiciosos para a esfera profissional ou para encontrarmos nossa alma gêmea. Embora cética, Alice decide apostar nas dicas de seu guia astrológico, mas, estranhamente, a astrologia não a protege de encontros péssimos, decepções terríveis e algumas pequenas surpresas emocionantes. Por exemplo: por que David lhe parece cada vez mais interessante, se seus quadros astrológicos são a combinação para um desastre?

Título Original: Guida Astrologica Per Cuori Infranti
Autora: Silvia Zucca
Páginas: 360
Tradução: Joana Angélica D’Avila Melo
Editora: Suma de Letras
Livro recebido em parceria com a editora 

Decidi que queria ler Guia Astrológico Para Corações Partidos, de Silvia Zucca, pelo simples fato de que o livro parecia totalmente diferente de minhas últimas leituras. Eu não conhecia a autora e a capa não dá muito espaço à imaginação, mas quem não gosta de astrologia, nem que seja um pouquinho? Que bom que minhas escolhas impulsivas — e sem qualquer lógica — me levaram a escolher esse livro, porque se tornou um dos melhores e mais divertidos chick-lits que já li.

O livro é narrado em primeira pessoa por Alice, funcionária de uma pequena rede de televisão que vê sua vida de pernas para o ar quando descobre que seu ex-namorado está prestes a casar e que sua empresa contratou um consultou para avaliar as necessidades de pessoal e demitir quem for desnecessário, se for o caso. No meio de toda essa bagunça, ela conhece Tito, que se torna seu guia astrológico e a faz enxergar, nas estrelas, maneiras de superar as dificuldades nas esferas profissional e amorosa.

— Você deveria ser clonado. Se todas as mulheres tivessem um amigo assim, tenho certeza de que muito menos gente no mundo sofreria por amor.Ele gargalha.
— Uma espécie de guru, hein? Bom, eu ficaria ótimo de turbante...
— Mais do que um guru, um guia... Um guia astrológico... para corações partidos.

O mais agradável na leitura de Guia Astrológico é sua leveza e improbabilidade. Alice, de cética, se torna uma fanática do horóscopo e cada pequeno acontecimento de sua vida passa a ser explicado, em suas palavras, pelo movimento dos astros. Isso se torna praticamente uma obsessão, mas o humor da protagonista ao citar os trígonos e planetas, e seja lá mais o que for, arranca boas risadas. A ironia se faz presente durante todo o livro, e as sacadas inteligentes me faziam dar gargalhadas muito, MUITO altas. Algumas coisas são tão inimagináveis que, só de tentar ilustrar a cena na minha cabeça, um ataque de risos me acorria. Fazia muito tempo que eu não dava risadas tão boas ao ler um livro.

Por outro lado, preciso deixar claro que o humor não é óbvio, pelo menos não o que realmente me agradou. Como todo chick-lit, o livro tem algumas situações que são um pouco exageradas, mas que, para mim, tiveram pouca graça. Foi nas entrelinhas que eu encontrei as passagens mais divertidas, pois a autora, com maestria, retomava citações anteriores do livro e as transformava em alguma fala inteligente, em uma referência que só o leitor envolvido na história compreenderia.

Tito disse que me ajudaria com os homens, mas nunca acha nada bom. Por exemplo, pensei que Sagitário fosse um signo compatível com o meu. Ele falou isso mais de uma vez, só que, quando fui comemorar por ter encontrado alguém que combinava comigo, Tito veio com essa história de que também precisa saber o Ascendente. Caramba! Ele muda o jogo depois que todas as cartas já estão na mesa.

Outro detalhe que me agradou no livro foi o crescimento de Alice. A personagem, no início carente e sempre à procura de um homem, sempre se metia em confusões exatamente por querer chamar a atenção de alguém ou porque perdia a concentração devaneando sobre seu futuro romântico. Fica óbvio, desde o início, que se trata de uma mulher insegura e cheia de medos, com erros e acertos. No decorrer da obra, porém, ela aprende que precisa primeiro estar bem consigo mesma, pensar em sua vida e alcançar seus objetivos, para depois poder compartilhar isso com outra pessoa.

Reconheço que, apesar de ter gostado tanto do enredo, algumas passagens poderiam ter sido deixadas de lado e não fariam nenhuma falta. Em alguns momentos, tive a impressão de que algumas cenas, e mesmo personagens, foram inseridas para aumentar o número de páginas, sem qualquer função real dentro da trama. Os trotes com Alejandro, um dos vários ex de Alice, por exemplo, não fizeram muito sentido, da mesma forma como também não consegui entender a presença de Giorgio no livro (apesar de ele ter protagonizado uma das cenas mais hilárias da história, admito!).

A edição também merece destaque. A capa é simples, não diz muito sobre a história, mas o início de cada capítulo conta com a ilustração dos signos e os mesclam aos nomes de filmes, sempre relacionando-os com o enredo. Só para citar um exemplo, o capítulo 5 tem o título "Libriana à beira de um ataque de nervos", em analogia ao filme "Mulheres à beira de um ataque de nervos", de 1989.

Para fãs de livros do gênero, acredito que Guia Astrológico Para Corações Partidos é uma ótima pedida. Além de trazer aquela leveza tão necessária em alguns momentos da vida, vai deixar qualquer um com vontade de consultar seu horóscopo, saber seu ascendente, ver os planetas regentes e se guiar um pouquinho pela astrologia — sempre considerando, é claro, que as decisões que importam são aquelas que nós fazemos, e não as estrelas.

Classificação final: 

18 comentários:

  1. Acho que nada é perfeito, né? Mesmo quando gostamos muito de um livro, ele acaba deixando algo a desejar. De qualquer forma, esse se mostra um livro bem divertido, com um tema diferente e uma personagem que vai amadurecendo ao longo das páginas. Me interessei bastante, pois assim como você, não se parece nada com as minhas últimas leituras. Adorei a sua resenha.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro bem interessante, notório também por seu nome! Amei a resenha, você a desenvolve muito bem. Beijos!

    https://devaneiosdeinverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não conhecia o livro, mas me interessei bastante.
    Adoro chick-lits e este tem tudo para me agradar, principalmente por envolver astrologia. O fato de a protagonista amadurecer no decorrer da história também é outro ponto positivo.
    Espero que a leitura me agrade tanto quanto lhe agradou.
    Dica anotada!
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Sou um pouco cética também quanto a astrologia e horóscopos rsrs
    Achei a premissa do livro bem interessante e parece ser bem diferente de tudo que já li até hoje. A leitura parece realmente ser bem divertida e leve.
    Gosto do fato de a narrativa ser feita pelo ponto de vista de Alice e quero muito saber se ocorrerá uma catástrofe envolvendo ela e David por causa dos signos.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ah, adoro livros que nos fazem dar gargalhadas, e humor que não é óbvio é com certeza o melhor tipo! Adoro astrologia e adoraria ver essa protagonista se transformando de cética em fanática, deve ser bem divertido mesmo esse enredo. Como fã de chick-lits não posso deixar de conferir.

    ResponderExcluir
  6. Olá...

    Adorei sua resenha porque mostrou um livro que não conhecia. Olhando pela cada não dá para imaginar que é um chick-lit e sua opinião mostrou que o livro é bem divertido. Dica anotada, pois quero conhecer a história completa.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Ai um chick-lit! Faz muito tempo que não leio um livro que me faça rir alto, vou super anotar a dica, até porque, a premissa parace muito divertida! Me chamou bastante atenção a personagem não ser ligada em astrologia, mas depois virar "a maluca dos signos" (que amadurece com o decorrer da trama), me lembrou muito uma amiga que recentemente "descobriu os astros".
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju!
    Eu já tinha visto esse livro e apesar de gostar bastante da premissa, não é uma leitura para o momento. Como não sou ligada em astrologia, acredito que não ia gostar muito do livro, mesmo parecendo ser divertido. Saber que o livro tem muitas cenas e personagens só pra dar um volume na história me deixou um pouco mais desanimada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, tudo bom?
    Olha ai, nessa moda que ta de signos, esse livro bem a calhar hehe.
    Não conhecia a obra, mas gostei de conhecer, pois acho que o único outro livro que li com uma pegada mais astrológica foi O Mundo de Luna.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Olá, Ju! Eu nunca havia ouvido falar sobre o livro e posso dizer o que a sua resenha me causou? Um completo encantamento! <3 Tema, quotes, título... E essa capa? Apesar de concordar que ela é simples, achei muito maravilhosa! Dessas de bater o olho e se apaixonar!rs Também gostei de saber da transformação da personagem e da descoberta do que acho poder chamar de amor próprio, não? O livro parece ser bem divertido mesmo e com certeza já será anotado para as minhas próximas leituras!
    Obrigada! ;)

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiee Ju ^^
    Eu ando doida por chick-lits! É o gênero que mais estou querendo ler no momento, então bati os olhos neste livro e já o quero...haha' confesso que, quando o vi no catálogo da editora, não animei muito para ler (não sei por quê.), mas, saber que você gostou tanto e que a história é divertida me animou. Mas é uma pena que nem tudo tenha sido perfeito, né?
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  12. Ultimamente ando com a cabeça tão cheia que rir durante a leitura seria maravilhosos e a cada dia que passa parece que se torna mais difícil encontrar livros que me arranque gargalhadas. Como esse foi uma leitura divertida para você, espero que consiga fazer o mesmo comigo! <3 Obrigada pela indicação, eu ainda não conhecia! *-*

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Amei conhecer Guia Astrológico Para Corações Partidos, porque achei a premissa tão legal. Astrologia sempre me chama a atenção e eu adoro horóscopo, então fiquei interessada na leitura.
    Outro fator para eu ler é porque chick-lit é um gênero que sempre gosto de ler (Kinsella é minha autora favorita desse gênero) e dica mais que anotada.
    Certeza que eu devo gostar e espero ler logo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Anaaaaaa, não conhecia esse livro e nem me interessaria vendo apeas a capa ou lendo a sinopse, mas sua resenha conseguiu me deixar curiosa, principalmente por causa desse humor que você mencionou, aquele que não é tão explicito e que te fez dar enormes gargalhadas mesmo com as coisas não tão interessantes assim, porém não vou ler agora pq ne, já li tanto romance que to vomitando arco íris, então vou deixar quieto por enquanto, mas tenho certeza que depois de uns dois ou três livros densos eu resolva ler!

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju!
    Nunca tinha visto esse livro e se visse não daria atenção também! Mas lendo sua resenha já gostei. Chick-lit não é meu genero preferido, as vezes até desgosto por pecar nos exageros, mas esse enredo me interessou. Não sou a louca dos signos mas acho um tema interessante e simples de se abordar.
    Ver o crescimento da personagem também seria muito bom, acho que isso é o mais importante nessas histórias.

    ResponderExcluir
  16. Tão bom quando sem lógica nenhuma um livro cai na nossa mão e a gente adora, não é mesmo? Achei interessante a trama, e gostei de saber da evolução da personagem. Mas esse lance de algumas passagens parecerem mais para enrolar e aumentar as páginas unido ao estilo que não é um dos meus preferidos me faz pensar duas vezes se devo ou não colocar ele na minha lista.
    Enfim, se ele acabar parando por aqui ao acaso, já sei um pouquinho do que esperar :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  17. A capa realmente não passa a impressão de ser um chick-lit, mas ainda sim, eu gostei da história, achei curiosa e como gosto do gênero, acredito que terei uma leitura bem satisfatória, apesar dos pontos negativos citados, que entendo bem e acredito que seria algo que vai me desagradar também, ainda sim, será uma leitura leve e pelo visto envolvente, algo que estou sentindo falta ultimamente, pois pouca coisa tem me agradado. Sem mais, eu gostei da resenha e espero sim poder ter a oportunidade de ler o Guia Astrologico para Corações partidos!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  18. Oi Ju, sua linda, tudo bem?
    Adoro histórias que conseguem nos arrancar boas risadas, é tão difícil um livro me fazer rir. Mas confesso que dessa vez, o livro não chamou minha atenção. Mas por se tratar de um chick-lit tenho certeza de que irá agradar muitos fãs, ainda mais por colocar o horoscopo no enredo e trazer uma mensagem bonita de que ela deve primeiro se valorizar, estar bem consigo mesma. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa | Todos os direitos reservados ©