23 de fevereiro de 2017

Resenha: O Guia Para Ser Você Mesma

Inspirado nos best sellers O Livro Perigoso para Garotos e O Livro das Garotas Audaciosas, este guia traz tudo que uma moça moderna precisa saber. O que inspira e o que não sai de moda. Textos motivacionais sobre etiqueta nas redes sociais, bullying virtual e sororidade. Histórias de mulheres inspiradoras como Audrey Hepburn, Nise da Silveira, Jane Austen e Chimamanda Ngozi. Do it yourself, receitinhas e decoração. Lugares para viajar e sonhar, e como tirar as melhores fotos. Listas interativas com filmes, séries, músicas e livros!

Título Original: O Guia Para Ser Você Mesma
Autora: Lia Camargo e Melina Souza
Páginas: 168
Editora: Galera Record
Livro recebido em parceria com a editora

Lia Camargo e Melina Souza são blogueiras que estão há muito tempo influenciando na internet. Com fotos meiguíssimas e postagens sobre suas viagens, logo virei fã da Melina e uma stalker oficial dos seus perfis. Já a Lia se torna minha inspiração para a montagem de looks e adoro dar uma conferida nos layouts sempre fofos do Just Lia.


Sendo assim, O Guia Para Ser Você Mesma se tornou minha leitura obrigatória desde o lançamento. Confesso que esperava algo mais autêntico e menos "revista adolescente", mas mesmo assim fui vencida pela diagramação impecável, as dicas inéditas e algumas impressões das autoras sobre a vida cotidiana.


O livro é dividido em seis partes: Moças do Século XXI; Inspira; Moda, beleza, pesos e medidas; DIY e outras dicas; Viajando; Listas. Ao ver essa organização toda cronológica e coesa, não pude deixar de imaginar a Mel colocando cada coisinha no seu lugar. 


Em Moças do século XXI, eu esperava mais. Os títulos dos textos são brilhantes, mas não senti a problematização necessária a alguns temas. Não posso negar, entretanto, que adorei saber um pouco mais sobre Audrey Hepburn e outras mulheres famosas por sua beleza, mas que foram bem mais que um rostinho bonito.


Na seção Inspira, me senti mais apaixonada ainda pelas fotos da Melina. Várias dicas que já vi no blog dela, o Serendipity, somadas a novas fotos e ilustrações que certamente me ajudarão (e já estão me ajudando!). É um dos capítulos mais "livro de cabeceira".


Em "Moda, beleza, pesos e medidas", pude sentir um pouco do quanto as meninas se esforçaram para encaixar todas os leitores nas suas dicas e textos. Mesmo aqueles que não estão acima do peso ou não passam por problemas de autoestima mudarão após este capítulo. 



Esperava dicas mais inovadoras em "DIY e outras dicas", mas certamente algumas delas vão me tirar do sufoco em um futuro não muito distante! 



Ah, se eu tivesse lido isso antes! As dicas de fotografia, lugares, looks, comprinhas e mala são incríveis. Sem dúvida foi meu capítulo preferido. Bateu até uma tristeza por não ter aproveitado mais o Rio de Janeiro sem os conselhos das autoras! 



E por último, as Listas. Eu sou metódica e meio neurótica com organização e a forma como a Mel e a Lia dispuseram seus gostos ficou muito amável. 



Importante lembrar que os livros têm páginas interativas, porém sempre dá aquela peninha de preencher. :(

Minha ilustração preferida. Patins. ❤
Afinal, eu gostei ou não do livro? Eu amei! O livro está bem diagramado, tem dicas valiosas e está totalmente do jeitinho das blogueiras. Entretanto, acho que poderia ter fugido mais do estilo já batido das magazines e partido para algo que cumprisse mais a promessa do título. Nem por isso deixei de sorrir e viajar pelas páginas, além de ter ganhado mais um livro lindíssimo para minha estante.

12 comentários:

  1. Mylane!
    Acabei de ler dois livros de duas blogueiras nacionais que seguem bem esse mesmo estilo aqui e gostei demais, porque além da dicas que elas passam, o livro é bem interativo e podemos fazer co-participação.
    “Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.” (Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Não conhecia o canal das meninas, mas que livro mais fofo, a capa dele ficou linda e logo fiquei curiosa para saber sobre o que era o livro e lendo a resenha e vendo as fotos ele acabou me conquistando, adorei que as dicas de viagem são sobre lugares no Brasil, se tornando mais perto e mais fácil de colocar as dicas em pratica e quero conhecer o canal delas !!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Uma das autoras do livros eu conheço o trabalho dela, a Melina Souza é um amorzinho de pessoa. Tenho acompanhado algumas fases dela no blog e youtube, super fiquei feliz por essa realização dela. Acho que souberam passa isso muito bem no livro, acho que todos precisamos desse guia, inclusive eu. As vezes estamos em chance que deixamos nós amar em segundo plano, e isso não é bom. Achei são ilustrações deixaram um charme ainda mais no livro, sem duvidas são faltaram criatividade na criação do guia.

    ResponderExcluir
  5. Adoro o trabalho da Melina ♥

    PS: teu cantinho pé lindo, parabéns!

    Beijos Joi Cardoso
    estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amei a edição cheia de ilustrações e dicas bacanas. Adoro esse tipo de livro <3

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, mesmo não sendo algo tão original é impossível não querer ler o livro com essa diagramação maravilhosa. É uma obra básica que diverte e dá dicas valiosas, adorei. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. SIMPLESMENTE PRECISO!!!
    Estou encantada em como é lindo a diagramação! Amei as listas e dicas que aparecem nas fotos *_*

    ResponderExcluir
  9. Oi, Mylane!!!
    Achei um livro lindo!! Pelo que vi é um livro que fala sobre o universo feminino com várias dicas!! A edição está um máximo sem dúvida é um excelente livro para presente!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia as blogueiras, achei o livro muito bonito, uma graça. As dicas devem ajudar bastante e parece ter muitas e legal ser interativo da para participar bem.

    ResponderExcluir
  11. Eu amo as duas, a Melina sempre aumenta minha lista de desejados, e a Lia é sempre delicada e fofo em suas dicas. Claro que essa união ira resultar em um livro com uma diagramação bem caprichosa e cheio de dicas, assim como elas fazem em seus blogs e canais. As fotos ficaram lindas e gostei de saber os temas que são tratados. Tudo muito linda, quero ler.

    ResponderExcluir
  12. awwwwn que livro mais fofo. Não conhecia ele ainda e já quero pra ontem, conheço a Mel por vista, vira e mexe vejo nas redes sociais ou com alguma blogueira que sigo, mas não acompanho ela. Já adicionei na minha lista aqui.

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©