17 de março de 2017

Resenha: Fogo Contra Fogo

A festa de Ano-novo terminou com uma tragédia irreparável, e Mary, Kat e Lillia podem não estar preparadas para o que está por vir. Após a morte de Rennie, Kat e Lillia tentam entender os acontecimentos fatais daquela noite. Ambas se culpam pela tragédia. Se Lillia não tivesse se apaixonado por Reeve. Se Kat não tivesse deixado Rennie ter partido sozinha. Se a vingança não tivesse ido longe demais, talvez as coisas seriam como antes. Agora, elas nunca mais serão as mesmas. Apenas Mary sabe a verdade sobre aquela noite. Sobre o que ela realmente é. Também descobriu a verdade sobre Lillia e Reeve terem se apaixonado, sobre Reeve ser feliz quando tudo o que ele merece é o sofrimento, assim como ela ainda sofre. Para Mary, as tentativas infantis de vingança ficaram no passado, ela está fora de controle e pretende sujar suas mãos de sangue, afinal, não tem mais nada a perder.

Título Original: Ashes to Ashes
Autoras: Jenny Han & Siobhan Vivian
Páginas: 352
Tradução: Maria Angela Amorim de Paschoal
Editora: Novo Conceito
Livro recebido em parceria com a editora

Finalmente a trilogia Olho por Olho lança o desfecho do trio Kat, Lillia e Mary. Quem nunca passou por aquele tipo de situação ruim em que você pensa "Ah se eu pudesse..." ou então "Como eu queria..."; pensando exatamente dessa forma, o trio resolve não esperar que o carma aconteça, e começam a agir por si, dando o troco nas pessoas que as fizeram mal durante a vida. Em Fogo Contra Fogo vamos presenciar as consequências da vingança que começou como num filme de colégio americano, e acabou chegando num ponto praticamente irreversível, numa fase mais adulta, apresentando até mesmo um pouco do mundo sobrenatural ao leitor. Ah, só avisando, essa resenha contém spoilers!

Fogo Contra Fogo começa após uma tragédia, onde todo mundo está triste e confuso na Ilha Jar, sem saber como agir. Kat se sente muito abalada, da mesma forma que Mary, que no entanto não sabe direito o que está acontecendo, pelo ódio que ainda nutre em si. Já Lillia sabe que precisa se afastar imediatamente de Reeve, mesmo que o sentimento que os una seja muito forte.

Descobrimos também nesse livro que Mary na verdade sempre esteve morta na Ilha Jar, e é um fantasma! Acredito que esse tenha sido um choque gigantesco para todos os leitores por que, pela personalidade dessa personagem, você não imaginaria nunca que isso pudesse ser capaz de acontecer, quanto mais que ela fosse virar a vilã da história.

Será que Kat vai finalmente falar com Alex? Lillia e Reeve ficarão juntos, mesmo depois de tudo que passaram? E Mary, conseguirá sair da ilha e se libertar do peso que carrega?

Nada que é bom dura muito.

Este é um livro que não possui um final feliz, e apesar de torcer muito por um desfecho bom para as vidas de Alex, Kat, Lillia e Reeve, é preciso admitir que sabemos onde o livro vai chegar. Afinal, como seria possível alcançar essa felicidade tão desejada pelos leitores, depois de todos os danos que um plano bobo feito no início da história trouxe ao trio protagonista? E quanto a personagem de Mary, para mim teve um final muito rápido. Acredito que ela merecia uns parágrafos a mais, porém não é algo que atrapalhe na história.

A melhor forma de se vingar é perdoar e seguir em frente.

Jenny Han e Siobhan Vivian fizeram um ótimo trabalho com Fogo Contra Fogo, o fim dessa trilogia, desenvolvendo os personagens de maneira intrigante, que te prende até o fim. Além disso, mostraram também que para um livro sobre o universo adolescente ser bom, não necessariamente precisa ter um final feliz, como costuma-se esperar, e pode sim ser sobre vingança! Talvez o final da trilogia te decepcione exatamente por isso, no entanto é uma leitura que acredito valer muito a pena.

8 comentários:

  1. Jéssica!
    Como li os livros anteriores, quero ler esse para fechar a série, entretanto fiquei um tanto triste por saber que os finais não são felizes e totalmente chocada com a novidade sobre Mary... puxa!
    “Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.” (Sandra Carey)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa tarde
    Essa trilogia Olho por Olho me chamou atenção assim que vir uma resenha sobre ela. O que mais gostei gostei fi revivoltas dos livros, além do nome da historia seguir o mesmo contexto do nome dela. Espero esta lendo algum dia e descobrir como Kat, Lillia e Mary lidar sobre os fatos que aconteceu naquela noite que tudo mudou na vida delas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nenhum livro dessa trilogia, mas já ouvi falar e quero ler, ainda mais que tem sobrenatural e parece ter surpresa com os acontecimentos. Pena o final não ser feliz, pois adoro quando são.

    ResponderExcluir
  4. Adoro os livros da Jenny Han, ainda não li essa trilogia, mas estão na minha lista de desejos faz um tempinho, adoro livros que saem dessa pegada romance adolescente e que tratam de outros temas, como nos caso desse, de vingança e agora que todos os livros foram lançados, preciso lê-los o mais rápido possível.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Jéssica, tudo bem?
    Eu morro de vontade de ler esses livros. Sempre vejo pessoas falando muito bem da história, e como pretendo ler ainda, assim que eu tiver dinheiro pra comprar - não tá fácil pra ninguém hahaha - não lia sua resenha.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  6. Oi Jéssica,
    Nunca li nada de nenhuma dessas autoras, mas já ouvi muitas criticas positivas sobres suas escritas a suas histórias. Nunca tive interesse em ler esta trilogia, por serem livros com uma temática mais adolescente, mas lendo a sinopse da para ver que a trama é bem mais séria do que parece. A inserção do elemento sobrenatural neste último livro foi uma boa jogada das autoras, pois além de surpreender os leitores, inova um pouco o gênero. O final não ser "feliz" não quer dizer que seja ruim, o importante é que o desfecho esteja de acordo com a proposta de todo enredo!!

    ResponderExcluir
  7. Como tenho os dois primeiros livros e quero DEMAIS ler a trilogia, não li a resenha toda para evitar os spoilers.
    Só vou comentar que a foto tá linda e que eu estou muito magoada com a NC por ter mudado o padrão das capas ¬¬

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jessica!!
    Gostei bastante de conhecer a trilogia!! E uma pena mais ainda não li nenhum dos livros anteriores!! Mas mesmo assim quero muito ler agora a trilogia.
    Beijoss

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©