18 de abril de 2017

Resenha: A Promessa

Depois de ouvir duas adolescentes trocando confidências no porão de sua casa, Myron faz com que as garotas prometam ligar para ele se um dia estiverem em alguma encrenca e não tiverem coragem de recorrer aos pais em busca de ajuda. Ele garante que irá em seu socorro sem questionamentos, qualquer que seja a situação. Alguns dias depois, às duas da manhã, seu telefone toca. É Aimee Biel, uma das garotas a quem oferecera apoio incondicional. Abalada e nervosa, ela pede que Myron a deixe em frente a uma casa numa rua deserta, o suposto endereço de uma amiga. Apesar de sentir que alguma coisa está errada, Myron honra sua palavra e não faz perguntas. Mas ele se arrependerá profundamente dessa decisão, porque talvez essa seja a última vez que Aimee será vista por alguém. Atormentado pela culpa – ao mesmo tempo que se torna o principal suspeito pelo misterioso desaparecimento –, Myron decide investigar o caso por conta própria. Envolvido numa trama cheia de promessas desfeitas e segredos devastadores, ele descobre que essa não será apenas uma busca por uma adolescente que sumiu: será também uma busca pela verdade em suas nuances mais sombrias.

Título Original: Promise Me
Autor: Harlan Coben
Páginas: 351
Tradução: Alves Calado
Editora: Arqueiro
Livro recebido em parceria com a editora. 

A Promessa é mais um livro do conceituadíssimo escritor Harlan Coben, autor obrigatório pra quem adora o gênero de suspense. Lançado em 2017 pela editora Arqueiro, a obra nos traz a história de Myron Bolitar, ex-jogador de basquete que após um ferimento no joelho, passa a ser agente de jogadores, atores e celebridades no geral.

A trama se inicia quando Aimee Biel, filha do casal de amigos de Myron, liga para o mesmo no meio da noite para cobrar uma promessa feita anteriormente: ela pede que ele a leve até uma casa que diz ser de sua amiga, onde passaria a noite. Nos dias que se seguem, entretanto, a garota não é mais vista e uma perseguição pela verdade, encabeçada principalmente por Myron é iniciada. 

Quem gosta do gênero de suspense, com certeza já ouviu falar em Harlan Coben, um dos maiores escritores da área. Já havia me apegado a sua escrita e performance textual com o livro Não Fale Com Estranhos, onde conheci o estilo do autor e me encantei. Nesta aventura, tudo se inicia com o desaparecimento da jovem Aimee Biel que se correlaciona com a história de outra garota já sumida, que seguiu passos semelhantes.

A Promessa é o oitavo livro que traz Myron Bolitar como protagonista. Confesso que por conhecer o autor há pouco tempo, ainda não li os trabalhos que o antecedem, o que atrapalha a leitura em alguns momentos. Quando surgem personagens que contribuíram com histórias passadas da vida do protagonista, eu simplesmente não conseguia entender as referencias e acabava por ficar meio perdido ao comentarem assuntos passados. Mas claro isso não interrompeu o bom andamento do livro e o final simplesmente abrupto e surpreendente que foi dado. 

A trama é escrita sob a perspectiva de muitos personagens, que parecem estar ligados dentro de uma rede de mentiras e promessas. Isso, pra mim, trouxe um toque todo especial, já que vemos as ideias e vivências de muitos personagens, o que os torna mais reais e próximos, facilitando absurdamente a imersão do leitor. Comumente é uma tarefa árdua manter o bom andamento de uma história quando se faz uso de muitos pontos de vista, um recurso narrativo difícil de ser trabalhado. Porém, o autor soube muito bem como navegar pela vida de cada personagem, tornando-o vívido, e não só mais um entre os outros.

Admito que de início, tive medo fazer a leitura por conta de minha experiência passada com Não Fale Com Estranhos. Isso por conta da expectativa que criei, esperando que esta obra superasse a anterior ou ao menos que fosse tão boa quanto. Apesar da expectativa, estava pessimista quanto à leitura, mas fiquei espantado quando finalizei minha leitura. Ambos os escritos seguem linhas bem diferentes e são maravilhosos, cada qual a seu modo. 

A Promessa é incrível, repleto de reviravoltas do início ao fim, que deixam o leitor totalmente desnorteado e apreensivo. Uma ótima leitura, principalmente para quem já acompanhou as aventurar passadas do protagonista. Essencial para quem gosta de um bom suspense. Mas claro, continua sendo cômico em alguns momentos, mesclando bem o mistério e a tensão com a leveza e a ironia. Depois desse livro, garanto que quem o ler, terá bem mais cuidado com as promessas que faz...

16 comentários:

  1. Oi!!
    Ainda não li nenhum livro de Harlan Coben!! Infelizmente
    pois adoro livros de suspense!! Mas espero que eu consiga muito em breve remediar isso!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pos marta pode ler qualquer um dele é um gênio em suspense adoro os livros dele

      Excluir
  2. Infelizmente, esse tipo de obra, não faz muito meu tipo de leitura. Gosto dos bons e velhos romances rs.
    Mas, a história do livro em questão parece ser interessante. Acredito que pra quem gosta desse universo de suspenses, seja uma boa pedida para leitura né?
    Vejo muitos comentários sobre as histórias dele, parecem ser bem bacanas, e sobre ele ser um gênio na escrita mesmo.
    Quem sabe em breve eu não comece a conhecer esse universo lendo esse livro?
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  3. Harlan Coben é um dos meus autores favoritos e Myron Bolitar um dos personagens mais marcantes, simpático, envolvente e tem um humor sarcástico que proporciona ótimas cenas para a história. Ainda não tive a oportunidade de ler este livro, A Promessa, mas ele já está na lista de leituras. Tenho certeza de que irei me surpreender novamente, principalmente depois de ler tantos elogios na resenha.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Li um livro do autor e gostei com o personagem Myron ainda não li nenhum e ele é bem elogiado. A historia parece ser bem instigante com esse desaparecimento da garota, não sei se o personagem ficou com remorso de a tê-la levado ao local eu ficaria rs. Deve ser uma leitura bem fluída para se descobrir o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  5. Edu!
    É verdade, os livros do Harlan conquistam os leitores.
    Estou com esse livro aqui para leitura e espero fazê-la em breve.
    Bom ver que a narrativa é feita por vários personagens e dá dinâmica a leitura, além de ter grandes reviravoltas em todo mistério.
    Desejo uma ótima semana!
    “Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” (Campbell)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto do gênero, estilo os programas daquele canal de TV fechado sobre investigações, sabe. Mas acho estranhíssimo um homem adulto levar a filha de um casal de amigos para algum lugar as 2 da manhã... enfim, se eu fosse policial com certeza seria o meu suspeito.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas já li a outras obras do autor e já por conhecer sua escrita já me identifico por qualquer outro que ele escreve, essa historia mais uma vez me pareceu envolvente e misteriosa.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  8. Sou fã do Harlan. Esse homem me surpreende a cada livro e cada história. Eu amo ler os livros dele porque ele me leva junto na narrativa a procura da descoberta de todos os fatos. Que bom que achou a narrativa tão ágil e envolvente. Com certeza vou querer ler a série.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Não gosto de livros do gênero, sou muito medrosa e neurótica. Parece ser muito bom para aqueles que curtem o estilo....

    ResponderExcluir
  10. Oii!
    Sou doida pra conhecer os livros de Harlan Coben, acompanho os comentários, e só flam bem da escrita dele, espero conseguir em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, Edu!
    Tem pouco tempo que comecei a me interessar e dar mais chance à livros policiais e de suspense, e justamente por ser elogiado no gênero acabei por ter meu primeiro contato com o autor ainda no final do ano passado com Cilada. Apesar de não ter conseguido me envolver ou gostar muito dos personagens, o enredo em si me envolveu e surpreendeu muito, e se eu já queria continuar a ler mais dele, depois de sua resenha agora, então, só tenho mais certeza nessa decisão. Ainda que, ok, apesar dos volumes independentes dessa série do Myron, eu vá tentar lê-los na ordem, ou assim espero, rs. Enfim, parabéns pela ótima resenha e espero gostar da leitura tanto quanto você o fez!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi Edu.
    Eu adoro a escrita do Harlan e assim como você tenho uma certa relutância em ler os seus outros livros pois tenho medo deles não conseguir superar os livros que já li dele, uma pena que você não leu os livros anteriores da série Eu até que queria ler mas só tenho o quinto livro e sei que se ler da ordem ficarei confusa quanto aos fatos que nem você espero, espero em breve está desfrutando de sua leitura e fiquei curiosa para saber o desfecho da trama e se a menina vai ser encontrada (viva).
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Oi Edu, tudo bem?
    Eu passei a gostar desse gênero de uns tempos pra cá. Por isso ainda não consegui pegar nenhum livro dele para ler, mas sempre ouço elogios, o que contribui para minha vontade de ler. Que bom que você mencionou as referências presentes no livro. Melhor eu começar pelos anteriores então para aproveitar melhor a história.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  14. Bem o livro tem uma temática interessante e eu não posso dizer muito até porque eu nunca li nada desse escritor embora eu tenha um livro dele, eu acho ... Para ser sincera eu nem lembro mas pra onde foi esse livro. Eu algum dia vou ler os livros desse homem pra descobrir porque ele é tão bem comentado.

    ResponderExcluir
  15. Oi Edu,
    Ainda não conheço a escrita de Harlan Coben, mas sei que seus livros fazem muito sucesso entre os amantes de romance policial. Neste livro ele trás uma abordagem um pouco diferente, pois o protagonista tem contato com uma das vítimas antes do desparecimento se tornando um possível suspeito. Com certeza, essa leitura terá muitas surpresas e revelações. Os desaparecimentos das meninas levantam muitos questionamentos e espero que obtenhamos todas as respostas ao final do livro e que o desfecho seja surpreendente. Por esse não ser o primeiro livro de Myron acho que seria bom ler na ordem, pois mesmo que os casos investigados sejam diferentes são os detalhes pessoais da vida do protagonista que ajudam o leitor a se relacionar e o entender melhor!!

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa | Todos os direitos reservados ©