5 de outubro de 2018

Livros Que Deixaram Minha Vida Mais Colorida


Estava procurando alguma tag diferente para trazer para vocês e resolvi procurar alguma coisa no canal da rainha Pam Gonçalves. Achei esse vídeo lindo que ela fez em parceria com a Stabilo e resolvi fazer postagem também, principalmente para lidar com esses dias tão sombrios. 

Assim como a Pam, os livros que geralmente mais mexem comigo são aqueles com dramas fortes em que o autor quer nos passar alguma mensagem e romances trágicos, onde alguém morre no final e coisas do tipo. Eu nunca tinha parado para pensar em livros que, enquanto eu lia, me deixaram feliz. Fazer isso agora me trouxe várias lembranças legais, espero que vocês gostem!


O primeiro livro que me veio a cabeça quando eu bati o olho no título do vídeo da Pam foi Eu Te Darei o Sol, da Jandy Nelson. Apesar dos capítulos extremamente grandes terem me incomodado, a narrativa é tão leve e bonita que a gente nem percebe que as páginas estão passando. Os irmãos protagonistas são maravilhosos, com histórias lindas para contar. 


Não podia em hipótese alguma deixar Coração de Tinta, da Cornelia Funke, de fora dessa lista. Conta a história de uma garotinha de 12 anos que cresceu no meio dos livros — vocês querem coisa mais feliz do que livros que falam sobre livros? —, junto com seu pai Mo, um restaurador com um poder especial: ele pode trazer para o mundo real personagens de qualquer obra que lê em voz alta. Vocês conseguem imaginar o quanto essa história é sensacional?

Foto: Melina Souza
As Vantagens de Ser Invisível, do Stephen Chbosky, apesar de ser um clichê da vida literária, foi um livro inesquecível para mim. Primeiro porque fez eu conhecer o meu ator preferido, Ezra Miller, que deu vida a um dos meus personagens preferidos no universo literário inteiro. Segundo porque é um livro que me traz esperança, e sempre que me lembro dele, eu fico alegre. Além disso, possui várias referências literárias e musicais que são de encher o coração. 


Lembro que comprei O Circo da Noite, da Erin Morgenstern, por uns 5 reais em uma promoção na Submarino. E assim, comprei só porque estava muito barato e a capa era bonita. Claramente foi uma das melhores compras que fiz na vida, porque esse livro é simplesmente mágico. É um romance entre dois mágicos que foram criados para participar de um duelo onde apenas um pode sair vivo, mas vocês já podem imaginar o que acontece, não é mesmo? É um romance lindo, que muitas pessoas acharam previsível, mas para mim foi arrebatador.


Fiquei muito, mas muito feliz por ter lido Extraordinárias (Duda Porto de Souza e Ariane Cararo), um livro sobre tantas mulheres maravilhosas que fizeram diferença em nosso país. A riqueza de conteúdo me deixou perplexa, nunca me senti tão representada na vida. As histórias são muito inspiradoras, e me sinto grata por viver em um país onde tantas mulheres incríveis viveram (e vivem!).

11 comentários:

  1. Só de ver Extraordinárias aí o coração já se encheu de alegria!Este livro não só traz cores para a vida de quem o lê, mas também, dá aquela sensação gostosa que sim, podemos mudar o mundo, se nos dispusermos a isso!Amo este livro!
    As Vantagens de Ser Invisível também é outro que ensina muito e sim, deixa o coração quentinho.Ah, o filme também vale muito a pena!
    Adorei a novo post!rs
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por falar em Extraordinárias, outro que encaixaria direitinho aí é o Extraordinário, que também é lindo!

      Excluir
  2. Vou procurar esse vídeo Ana!
    Quando penso em livros que me deixaram FELIZ o primeiro que me vem a cabeça é Anne de Green Gables!!! Que livro lindo!
    E também os meus amados chic lits. Especialmente os da Sophie Kinsella

    ResponderExcluir
  3. Não li nenhum desses livros, só assisto o filme As Vantagens de ser invisível. Coração de tinta é um livro que chamou minha atenção, tenho muita vontade de ler. O Circo da Noite sempre via nas lojas on-line e tinha interesse em comprar, mas não sabia se era bom, agora preciso comprar.

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante essa tag. E nossa, ai como queria ler esse de eu te darei o sol. Parece uma graça. O de as vantagens é um que amei também. O filme é maravilhoso ne? E que elenco. Ezra tá uma graça nesse filme mesmo. O ser circo da noite achei legal, mas não tudo o que esperava. Mágico ele é. Mas sei lá, lembro que fui com muita expectativa e não chegou lá. E esse de extraordinárias queria ler também. Parece ótimo.

    ResponderExcluir
  5. Ah, que post mais lindo!
    Eu te darei o sol e As vantagens de ser invisível são lindos que tem um lugarzinho especial no meu coração.
    Estou desejando ler Extraordinárias.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana!
    Adorei os livros que citou, deles só li As vantagens de ser invisível, é lindo....
    Dicas anotadinhas!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana,
    Eu tenho tantos livros que mexeram comigo, e confesso que são bem variados, poderia citar Proibido, Para todos os garotos que já amei, Mentirosos, entre outros, cada um de sua forma...
    Sem dúvidas As vantagens de ser invisível é maravilhoso, triste, lindo, tantos sentimentos, e aquele final, nossa, meu coração se estilhaçou.
    Extraordinárias é um livro que todos deveriam ler, merece estar nessa lista sem dúvidas.
    Quanto aos outros, não li, mas pretendo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu li O Coração de Tinta mas só o primeiro livro, tenho que terminar a série o Mundo de Tinta.
    Sabe que não li nenhum dos outros livros que voce falou? Nem tenho certeza se li As Vantagens de ser invisível. :(

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ana
    Gostei muito desse post, depois vou ver o vídeo da Pam.
    Ainda não li nenhum desses livros que você citou, mas quero muito ler Coração de Tinta e Extraordinárias.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ana!
    Tem livros que trazem esse poder de colocrir nossas vidas, não é mesmo?
    Amei Coração de Tinta, acho um livro muito bem escrito e consegue atindir nosso coração de leitor.
    E já li também Eu te darei o sol...aiiii, ainda suspiro com a história forte e controversa.
    “Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus.” (Salmos)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA OUTUBRO - 5 GANHADORES – BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©