24 de dezembro de 2018

Resenha: Vontade Inabalável

Maria Silvia Bastos Marques sempre acreditou que poderia traçar o próprio destino. Com sua vontade inabalável, conseguiu. Foi pioneira em todas as áreas por que passou. A expressão “primeira mulher” acompanhou a maioria de seus cargos. Chegar lá não foi fácil. Nascida no interior do estado do Rio, única menina entre três irmãos, precisou vencer a resistência do pai à sua mania de inventar novos caminhos. Não queria que sua vida se resumisse a tocar piano, ser professora, casar e ter filhos. Fez tudo isso e muito mais. Sonhou grande e foi estudar na capital. Formada em administração, com mestrado e doutorado em economia, estava preparada para enfrentar os desafios que teria pela frente. Construiu sua trajetória enquanto o Brasil fazia história.Neste livro, Maria Silvia conta como sua forma de trabalhar evoluiu, trata da formação e motivação de equipes e fala abertamente de seus fracassos e vitórias.

Título Original: Vontade Inabalável
Autora: Maria Silvia
Páginas: 320
Editora: Primeira Pessoa
Livro recebido em parceria com a editora
Compre aqui

2018 foi um ano de grandes realizações profissionais e acadêmicas para mim, assim, todas as minhas leituras acompanharam o ritmo. Em meio a livros e revistas sobre startups, business e mercado financeiro tive a oportunidade de encontrar uma executiva nacional para me inspirar: Maria Silvia. Mulher nascida em uma cidade do interior, que como eu, tentou a sorte em uma boa universidade e mudou toda a sua trajetória a partir dali.

A história da administradora e doutora em Economia é iniciada através de um prefácio de Miriam Leitão, que com suas palavras de apreço já denuncia o quão querida é a brilhante executiva por onde passou. Seguido por um prólogo curto, logo o leitor já encontra-se imerso em uma vastidão de termos técnicos, jogadas de conselho administrativo e uma verdadeira lição de postura de um bom líder. 

Sem deixar faltar detalhes sobre sua formação acadêmica, tão cheia de acertos e erros como todos os estudantes de exatas, Maria não esconde seu árduo esforço para tornar-se habilitada em matemática financeira ou inglês, por exemplo. A sensação ao ler cada passagem é que estamos ouvindo, em uma sala de aula, um professor querido contando a história de sua carreira desde os primeiros degraus. Aliás, lecionar fora uma das primeiras ocupações da autora, e confesso que entristeci-me ao saber que não poderei assistir a uma aula sua de econometria, pois agora ela alça novos vôos na presidência do Goldman Sachs Brasil. 

Aliás, presidência é, provavelmente, a palavra mais encontrada em seu currículo. Maria foi a primeira mulher presidente do BNDES, da Companhia Siderúrgica Nacional, do Instituto do Aço Brasil, da Icatu Seguros, da Empresa Olímpica Municipal e também a primeira mulher membro dos conselhos de administração da Vale, Petrobras e Anglo American. Talvez para aqueles que não são envolvidos no ramo de engenharia ou administração tais cargos pareçam abstratos, mas durante a leitura é visível a importância que Maria teve para o desenvolvimento da economia nacional. 

Cada um dos capítulos brilhantemente intitulados narra uma passagem profissional de Maria Silvia. Aqui está o fato surpreendente aos que esperavam um livro de autoajuda por conta do título: é um livro meio técnico repleto de autênticas instruções para ser um líder de sucesso. Duvido que, no decorrer de minha carreira, encontre algum livro tão virtuoso ao ensinar altruisticamente algo tão valioso. Terminei a leitura repleta de gratidão por ter em mãos um dossiê tão rico e breve sobre economia e gestão.

Maria Silvia leciona, através da história de sua carreira, explicações de termos técnicos de siderurgia à economia; demonstra exemplos de boa liderança; compartilha erros e acertos. Confesso que terminei por riscar o livro e construir meu próprio dicionário de termos executivos em um post it colado na contracapa. Sei que revisitarei sempre que estiver próxima a processos seletivos, pois as frases de efeitos são de impressionar e a explicação dos planos econômicos já existentes no Brasil são melhores que quaisquer outro livro didático. 

Nas primeiras páginas, Maria conta que está em uma quarentena antes de assumir a presidência do Goldman Sachs Brasil e que jamais havia pensado em escrever um livro sobre sua carreira. No epílogo, ela confessa estar orgulhosa de ter finalizado a missão. Assim como ela, sinto-me orgulhosa por conseguir escrever com coesão sobre um livro pelo qual estou imensamente apaixonada. Peço perdões se estou soando passional, mas esta é uma leitura obrigatória a todos que desejam carreira corporativa e executiva, seja no setor público ou privado. 

Como um pequeno gafanhoto, sinto-me renovada em meus desejos profissionais e totalmente inspirada por uma mulher tão forte e decidida. A gratidão por todos os seus colaboradores e a citação aos mais relevantes, entregam mais uma vez, não apenas a grandeza no ofício, mas de personalidade e caráter de Maria Silvia. Comecei a leitura buscando algo de autoajuda voltada aos negócios e finalizei com mais uma infinidade de aprendizados. 

10 comentários:

  1. Sem dúvida uma inspiração a todas as mulheres e jovens mulheres que desejam ter sucesso profissional em qualquer área.
    Imagino que barreiras preconceitos Deve ter enfrentado para chegar onde chegou. Só mesmo com uma vontade inabalável

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que livros assim sejam muito importantes a todos nós, ou principalmente a quem sonha com isso de carreiras e afins!
    Mas, a vida não é uma eterna carreira? E precisamos saber sim, gerenciar nossos dias.
    Primeira resenha que leio deste livro e gostei demais de tudo que li acima. Com certeza, por trazer este tipo de experiência de alguém que precisou ser tão forte, me interessou muito.
    Lista de desejados!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. É, esse não acho que leria fácil por fugir muito do meu estilo de leitura, mas caramba pra tudo que essa mulher já fez! Se não serve de inspiração e força pra quem tá passando perrengues agora e tentando um sonho não sei o que mais serve. Ter muito termo técnico e coisa mais voltada pra carreira deve ser legal pra quem tá nesse meio, ver umas coisas do assunto de quem já passou por muito dele. Até pra outras áreas serve no minimo pra saber o que esperar de tais situações e o que fazer, como é construir uma carreira. Legal isso da sensação de estar ouvindo um professor, como disse. Deve ser uma boa leitura assim.

    ResponderExcluir
  4. Não é o tipo de leitura que me agrada, mas acho muiti bacana ter livros assim, ainda mais escrito por uma mulher.
    Sem dúvida é um exemplo e tanto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não é um gênero literário que tenho muito contato, mas sempre tenho vontade de começar um e esse me intrigou muito por mostrar a força de uma mulher sendo pioneira em muitas coisas que se propôs a fazer. Não conhecia ela, mas já fiquei curioso sobre sua história.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Myla!!
    Nunca li nenhum livro de autobiografia e devo confessar que não é o tipo de leitura que curto muito. Mas achei surpreendente a história da Maria Silvia e espero fazer essa leitura para conhecer um pouco mais sobre essa mulher fantástica!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  7. Uau, que currículo! Parabéns para ela, pela força e empreendedorismo.

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de livros inspiradores assim, sobre pessoas que lutaram tanto para conquistar seus sonhos e construíram muito mais do que sonharam.
    Não leio mais tantas biografias, mas fiquei sim curiosa por essa.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Myla
    Esse livro é uma boa leitura não só para quem quer uma carreira no mundo corporativo, mas um incentivo motivacional para homens e mulheres.
    Não sou chegada em exatas (não tive muito estímulo para gostar de matemática), mas quero muito ler esse livro pelo exemplo de mulher batalhadora que Maria Silvia é.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Esse não é bem o tipo de leitura já que eu sou mais voltada à literatura de ficção Mas eu achei a proposta do livro interessante bem com essa pegada Girl Power

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©