7 de janeiro de 2019

Resenha: Fogo & Sangue

A arrebatadora história dos Targaryen ganha vida neste novo livro de George R.R. Martin, autor de As Crônicas de Gelo e Fogo, série que inspirou a adaptação de sucesso da HBO, Game of Thrones.
Séculos antes dos eventos de A guerra dos tronos, a Casa Targaryen – única família de senhores dos dragões a sobreviver à Destruição de Valíria – tomou residência em Pedra do Dragão. A história de Fogo e Sangue começa com o lendário Aegon, o Conquistador, criador do Trono de Ferro, e segue narrando as gerações de Targaryen que lutaram para manter o assento, até a guerra civil que quase destruiu sua dinastia.
O que realmente aconteceu durante a Dança dos Dragões? Por que era tão perigoso visitar Valíria depois da Destruição? Qual é a origem dos três ovos de dragão que chegaram a Daenerys? Essas são algumas das questões respondidas neste livro essencial, relatadas por um sábio meistre da Cidadela.
Ricamente ilustrado com mais de oitenta imagens em preto e branco assinadas pelo artista Dough Wheatley, Fogo e Sangue dará aos leitores uma nova e completa visão da fascinante história de Westeros – um livro imperdível para os fãs do autor.

Título Original: Fire and Blood
Autor: George R. R. Martin
Páginas: 598
Tradução: Leonardo Alves e Regiane Winarski
Editora: Suma
Livro recebido em parceria com a editora

O primeiro livro de A Guerra dos Tronos foi lançado em 1996 e aos pouquinhos foi ganhando o coração dos leitores. Com o lançamento da série da HBO, é praticamente impossível que em 2018 você não tenha pelo menos ouvido falar do universo que George Martin criou. Grandes nomes como J.K. Rowling e J. R. R. Tolkien também tiveram suas obras literárias adaptadas para as telinhas (ou telonas), principalmente pelo vasto número de famílias e ramificações presentes nos livros. Sendo assim, era de se esperar que Martin seguisse mais ou menos por esse caminho, e é por isso (e pelo sucesso estrondoso da série, não dá para negar) que temos em nossas mãos essa belezinha.

Enquanto os dois últimos livros da série principal não são entregues ao público, Fogo & Sangue vem para acalmar os ânimos e mostrar um pouco mais da casa Targaryen, lar dos grandes reis e domadores de dragões. O livro, na verdade, se passa trezentos anos antes de A Guerra dos Tronos, e podemos acompanhar desde Aegon — o Conquistador, que unificou os sete reinos, até A Dança dos Dragões e a destruição de Valíria. Se você gosta desse universo, com certeza vai se encantar toda vez que virar a próxima página.

Os homens da Patrulha da Noite ficaram tão fascinados pela dragão da rainha quanto o povo de Porto Branco, embora a rainha mesmo tenha observado que Asaprata “não gosta desta Muralha”. Mesmo que fosse verão e a Muralha chorasse, o frio do gelo ainda se fazia sentir sempre que o vento soprava, e a cada rajada a dragão sibilava e mordia o ar.

Os reis Targaryen tinham o costume de colocar nomes repetidos em seus filhos para homenagear seus antecessores, e pode ser que o leitor pense que não conseguirá acompanhar tudo de maneira clara, mas não é o que acontece. Martin é um ótimo escritor, e portanto, faz com que a leitura se torne de fácil entendimento. Pensando também nisso, nos kits de pré-venda que a Suma montou, além de um pin exclusivo e uma flâmula da casa Targaryen, um pôster com a árvore genealógica da família foi incluído.

A narrativa de Fogo & Sangue é feita através de Meistres, estudiosos e intelectuais, além de um bobo da corte. Todas as linhas de pensamento parecem ser as mais importantes, e o leitor precisa se agarrar nessa escrita, pois tudo aconteceu à muito tempo, fazendo com que essas testemunhas sejam de grande importância. E sim, como Martin é conhecido por escrever livros enormes, esse é o primeiro volume de dois, o que só deixa a gente na expectativa para saber mais sobre os outros reinados e dragões.

“Três vezes voei com Asaprata muito acima de Castelo Negro, e três vezes tentei levá-la para o norte além da Muralha”, escreveu Alysanne para Jaehaerys, “mas em todas ela se virou para o sul de novo e se negou a ir. Ela nunca se negara a me levar aonde eu queria ir. Dei risada quando voltei a descer, para que os irmãos negros não percebessem que havia algo errado, mas aquilo me perturbou na ocasião, e ainda me perturba.”

É importante também dizer que a leitura de Fogo & Sangue interfere no entendimento de A Guerra dos Tronos. Então se você nunca leu nada do autor, mas gostaria de começar por esse, talvez seja ainda mais interessante. E antes que eu esqueça, o livro conta com muitas ilustrações em preto e branco, maravilhosas, para que fiquemos ainda mais próximos do olhar de Martin sobre sua própria obra.

12 comentários:

  1. Oi Jéssica,
    Com toda a fama que a série baseada nos livros do autor teve, eu tive medo de ler por conta da expectativa e me decepcionar, mas a cada resenha me arrependo de sempre deixar os livros do Martin de lado.
    Eu realmente fico preocupada de me perder, já que as histórias são extensas, mas, em contra partida, acho incrível, já que é um universo original e ganhou vários fãs.
    Um bom livro para começar né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Legal que venham outros livros antes que essa série seja finalmente finalizada. Devo confessar que não consegui seguir com a série. Li o primeiro livro e parei. Não tenho muita paciencia para esperar tanto tempo pelo lançamento dos livros sequenciais. Mas vou continuar com essa série logo. Mas quero ler mais esse livro também agora só para poder conhecer melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nil, nós estamos no mesmo barco haha eu li o livro, a graphic novel, a série até a quarta temporada e abandonei tudo. Mas apesar disso gostei dessa outra parte do mundo do Martin... acho que fica bem enriquecido e legal esse tipo de complemento <3

      Beijos

      Excluir
  3. Falar de algum trabalho do George é algo complicado! Eu nunca li nenhum dos livros, mas os namoro há tanto tempo. Já tive o box em minhas mãos tantas vezes e acabei devolvendo na prateleira.
    São livros muito grandes,mas em contrapartida, as letras são pequenas demais ;/ Eu sou transplantada de córneas...pensa? Não dá ;/
    Eu iria sofrer demais.
    Vivo tentando ficar bem para começar a ler todos, por isso, vibro a cada livro lançado!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que tal um áudiobook pra ajudar? Acho que é uma boa pra matar a curiosidade! A série ajuda também, porém ela não segue plenamente os caminhos dos livros, então são duas opções hehe

      Beijinhos!

      Excluir
  4. A família dos Targaryen é daquelas que mais instigam o leitor pela curiosidade por tudo que aconteceu com a grande casa. Tem tanta história e loucuras pra narrar que achei ótimo ele fazer algo voltado pra isso. A ideia de ver pelos olhos de testemunhas é bem interessante, gostei disso também. Não sabia que teria outro, já deu mais curiosidade ainda pra ver o que vai ser narrado neles.

    ResponderExcluir
  5. De fato, é uma série que faz bastante sucesso. Eu não assisti, e ainda não li, mas estou começando a criar interesse.
    Eu acho que seria melhor começar pelo primeiro mesmo, por ser um calhamaço pode ser uma leitura complexa, pelo menos eu acho.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Ludy, essa obra é do tipo que se você larga, quando volta, não sabe mais quem é quem haha eu recomendo pelo menos pra conhecimento, por que não sou tão fã da série e sim do Martin, já que a escrita dele é bem rica!
      Beijinhos!

      Excluir
  6. Sem dúvida um presente para os fãs da série enquanto esperam a conclusão da série principal. Já que Martin está fazendo jus a sua fama de demorar a publicar seus livros. Fogo & Sangue explica a história dos o Targaryen que com certeza enriquece o universo em que passa, com importantes arcos e ilustrações belíssimas.

    ResponderExcluir
  7. Confesso que demorei a me render à Game Of Thrones, mas com tamanh fama e muitas críticas positivas à série foi impossível não assistir. Comecei a acompanhar e fui me apaixonando a cada episódio, assim como os personagens foram ganhando meu coração. Adorei conhecer um pouco mais sobre os detalhes de Fogo e Sangue, visto que os Targaryen são meus favoritos. DRACARYS!

    ResponderExcluir
  8. Oi Jéssica,
    Ainda não li As Crônicas de Gelo e Fogo ou qualquer outra obra do autor, mas curiosidade não me falta, principalmente depois de todo o sucesso de Game of Thrones. A publicação de Fogo e Sangue, com certeza, foi comemorada pelos fãs dos livros e achei bem importante o autor aprofundar um pouco mais a história da casa Targaryen. A inserção de muitos personagens em livros, muitas vezes me confunde e tenho a sensação de que com os livros de Martin não será diferente. Mas o ponto positivo disso é que eu acredito que a escrita do autor cativa tanto que isso não chega a ser um problema. Gostei muito dessa edição da Suma, tanto pelas ilustrações quanto pela capa e vou seguir seu conselho de começar por este livro ao me aventurar no mundo de George R.R. Martin.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Jéssica
    Ainda não li e nem assisti a série.
    Tenho muita curiosidade para ler As Crônicas de Gelo e Fogo e entender todo esse universo que ele criou, mas desanimo um pouco quando são muitos personagens e muitas páginas.
    Essa edição da Suma esta maravilhosa e tem ilustrações que ajuda a imaginar e conhecer ainda mais sobre Targaryen.
    Beijos

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©