30 de setembro de 2019

Confidências de Uma Ex-Popular | Ray Tavares


Beleza, poder, popularidade. O que mais uma garota pode querer? Renata acaba de ser expulsa de sua antiga escola. Perdeu seu status, seus amigos, seu namorado e sua antiga vida de privilégios. Agora, precisa recomeçar do zero, em um rígido internato católico.
Possessa e nada disposta a construir novos laços de amizade por conta das frustrações do passado, ela se vê, de repente, perdida. Sem largar sua essência, a garota se equilibra entre lidar com o desprezo constante dos alunos do colégio, recusar as investidas do presidente de um grupo misterioso e, nesse meio, administrar seu interesse por um aluno em particular.
Será que Renata vai conseguir superar seu passado e iniciar uma nova jornada mostrando uma nova versão de si mesma – ou insistirá em seus velhos erros?

Título Original: Confidências de Uma Ex-Popular
Autora: Ray Tavares
Páginas: 434
Editora: Galera Record
Livro recebido em parceria com a editora
Compre aqui
 
Minha paixão pelos livros da Ray começou com Os 12 Signos de Valentina, definitivamente o único livro de adolescentes rebeldes que me cativou no auge dos meus 20 anos. Entretanto, Ray ataca novamente com mais um sucesso, com seus direitos já vendidos para a Paris Filmes: Confidências de Uma Ex-Popular. Ao contrário da tranquila e descontraída Valentina, Renata Vicenzo aprontou todas em São Paulo até finalmente perder sua fama, amigos e ser enviada para um colégio interno católico. Será que a jovem mimada da capital vai sobreviver trancafiada e frequentando missas obrigatórias todas as semanas?

Renata consegue lembrar a protagonista loira, mimada e linda de morrer de vários clássicos da literatura juvenil. O combo clichê traz também o ex-namorado problemático, pais riquíssimos e negligentes, babás amorosas e uma vida de princesa. Mas como já dizia Osman Lins, "o bom da mocinha nacional é que o beijo é traduzido". E Ray honrou o ícone da literatura, pois Renata é a personificação da mocinha brasileira, apesar da sua personalidade temporariamente intragável. E quando ela finalmente chega no colégio interno, o ambiente passa a revelar todas as suas qualidades dia após dia. 

Ah, o colégio! O Colégio Nossa Senhora da Misericórdia é bem descrito em cada linha e adjetivo, um lugar incrível com acesso a jardins, prédios antigos no estilo católico, espaços comunais e uma mata ao redor que rendem várias histórias para os personagens. Uma espécie de Hogwarts católica, sem bruxaria e com um sensacional corpo discente. Nem tudo são flores! Renata não consegue fazer muitos amigos nas primeiras semanas de aula, entretanto já acontecem coisas incríveis. E logo, o leitor pode deliciar-se com a narrativa íntima em terceira pessoa, os mistérios do Diretor Padre Josias e o melhor de todos: porquê Renata teve problemas com a Justiça e foi enviada para lá. 

Amante confessa de ambientações elaboradas, senti-me encantada por esse aspecto do livro. Porém, senti a falta de algo que diferenciasse esse romance juvenil dos demais. A colega de quarto é a rockeira diferentona, o mocinho é o rapaz humilde que a ignora e o vilão anda com sua namorada víbora à tiracolo. Apesar da adrenalina da narrativa brilhantemente bem escrita, o livro peca na inovação das personalidades dos protagonistas. 

Ao mesmo tempo, o que falta de inovação nas personagens, sobra em mistério. Até a página 150, já temos três: o que Renata fez de tão grave para ser expulsa do antigo colégio e odiada? O que o Padre Josias esconde dos alunos? O que é o Conselho? Sendo este último o melhor, o Conselho é um membro de alunos incrível que surgiu na vida de Renata, mas que ela insiste em não se envolver. Claro que é apenas questão de tempo que a loira ceda aos encantos e finalmente consiga aproveitar seu último ano do ensino médio com muita diversão e amigos maravilhosos. 

Os egressos de escolas católicas como eu certamente terão fortes doses de nostalgia, ao relembrar as plantas extensas dos colégios, as aulas com suas doutrinações, as educações físicas separadas por gênero. De fato, meu grau de identificação com o colégio chegou em um nível estupendo. O que faltou foi um pouco de organização nos travessões de diálogos e vírgulas, bem como metáforas mais casuais e menos forçadas. Apesar disso, o estilo conhecidíssimo de iniciar e terminar os capítulos como cenas de uma série de TV coube muito bem nessa narrativa. Mais um ponto para a autora! 

Aproveitem para conhecer sobre Renata e seus mistérios antes que ela chegue às telonas! É uma leitura leve, engraçada e que certamente te lembrarão dos seus anos de ensino médio com carinho. 

14 comentários:

  1. Olá!
    Me lembro de ter visto esse livro mas não parei para dar uma lido em relação a ele. A historia é interessante, bem estilo juvenil e fiquei um tanto curiosa e interessada pela trama, principalmente pelos mistério que roda esse colégio interno.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  2. Tem um combo de clichê, mas parece um clichê legal de ler e ah, quem eu tô enganando?, amo clichê! Gostei do jeito da história e todo mistério que tem nela também. Porque a garota foi pra essa escola, o que fez, esses outros detalhes da trama que deixam a gente se perguntando coisas...parece ter uma narrativa gostosa e boas coisas pra prender a curiosidade. Personagens e ambientação bem feitos. Coisas que ajudam a imaginar o lugar e ver essas pessoas na vida real. Fiquei curiosa com a tal colega de quarto, só pela descrição já sei que iria adorar ela xD
    Parece um livro gostoso de ler e pelo clichê já imagino muita coisa.

    ResponderExcluir
  3. Oiii ❤ Apesar de eu não ter mais tanto o costume de ler romances adolescentes, eu quero muito fazer a leitura desse livro, já que parece ser uma história bem construída e gostei da escrita da Ray Tavares quando li Os 12 signos de Valentina.
    Que bom que o livro será adaptado, não sabia que a Paris Filmes tinha comprado os direitos para fazer um filme.
    Que legal que a ambientação do colégio é muito bem feita e é tipo uma Hogwarts, agora fiquei curiosa para saber mais como é o lugar.
    Não gosto quando os autores forçam metáforas nos livros, prefiro bem mais quando é mais natural. Tenho um certo toc quando a erros com pontuações. Mas, mesmo assim, quero fazer essa leitura.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  4. Eu sou fã de um bom romance clichê adolescente..rs sei lá, essa parte dos jovens, escola, os amigos sempre tão diferentes uns dos outros, dá realmente uma nostalgia gostosa só de lembrar na época da inocência e diversão bobinhas.
    Por isso, quando vi este livro a primeira vez, já o quis. A autora é super elogiada em suas letras e Os 12 Signos até hoje povoam os blogs literários como indicação de leitora boa.
    Por isso assim que for possível, quero sim, conferir este livro!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Rayé maravilhosa né?
    Aposto que Renata vai nos surpreender no decorrer do livro e surpreender a si mesma. Ela vive nesse mundo perfeito e nessa mudança drástica tudo o que ela acredita, acha que é certo vai mudar. Sempre com o toque de humor característico da Ray. Sem contar com as reflexões que tiramos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Myla
    Ainda não li nada de Ray, mas tenho muita vontade de conhecer sua escrita principalmente pelo livro 12 signos de Valentina.
    Gostei muito do enredo que mesmo se passando num colégio católico bate aquela nostalgia dos anos que passei na escola. As diversões, dúvidas que só os jovens passam com o corpo mudando entre outros.
    Estou muito curiosa para saber o que Renata andou aprontando e ir parar num colégio católico.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Myla
    Adorei sua resenha. Quero muito ler esse livro e o anterior da autora.
    Parece ser bem divertido, clichê mas dos bons.
    Gosto dessas histórias de adolescentes problemáticos, que tem uma história triste por trás.
    A escola católica parece ser ótima, com uma.boa turma e misterios envolvidos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Não conheço a escrita da Ray, mas gosto de livros adolescentes. Não sei quantos anos a Renata tem (talvez, 17 já que está no último ano do Ensino Médio), mas sua vida não está nada fácil: ter problemas com a justiça, ser enviada para um colégio interno e perder seus privilégios. Porém, tudo indica que, ao longo da trama, essa situação irá se reverter.
    Também achei que faltou originalidade na construção dos personagens, que parece ser compensada com as ambientações bem elaboradas, cercadas de mistério.
    P.s. Amaria ter estudado em um prédio antigo com acesso a jardins.

    ResponderExcluir
  9. Olá! ♡ Ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita da Ray Tavares, mas ouvi falar muito bem de Os 12 Signos de Valentina, que já se encontra na minha lista de leituras e também tenho visto falarem muito bem do mais novo livro da autora. Tenho muito interesse em ler ambos! ♡
    Vou correr para ler Confidências de Uma Ex-Popular, eu não fazia ideia de que o mesmo vai ser adaptado!
    Adorei que a autora conseguiu representar nós brasileiras muito bem, apesar da personalidade da protagonista.
    Tô bem curiosa para saber o que aconteceu para que Renata fosse enviada para o colégio e claro, também descobrir os mistérios que rondam o Colégio.
    Enfim, o livro parece pecar pelo excesso de clichês e pela falta de inovação, mas ainda assim parece ser uma ótima leitura, um livro que vale muito a pena conferir! ♡
    Obrigada pela indicação! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Vejo que tem gente abeça falandi sobre este livro. E me pego com tamanha vonta de lê-lo. Reconheço que a autora poderia ter inovado nos personagens com as mesmas características de sempre, mas os mistérios me deixaram muito curiosa. E agora me pergunto o que a Remata fez para ser EXPULSA de um colégio?
    Os detalhes do internato de estilo católico são mesmo de suspirar.

    ResponderExcluir
  11. Ah, quero muito esse livro!
    Estou ficando repetitiva, mas amo a escrita da Ray, a maneira que ela mescla humor e críticas sociais.
    Acredito que essa falta de inovação nas personagens não vai atrapalhar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Myla!
    Dou o maior valor a uma autora que se arrisca em colocar seu livro no Wattpad, depois consegue uma grande editora para lançar seu livro e por último ainda vai se tornar filme, uauuuuuu! Merece todo sucesso!
    Mas a história parece mesmo muito boa e parece proporcionar uma leitura hilária e até um tanto realista.
    Só não gostei muito da capa, poderia ser melhorzinha, mas tudo bem.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  13. Oi, Myla!!
    Ainda não li nada da Ray Tavares mas parece ser um livro bem interessante. Gostei da resenha e da indicação!! Espero ter oportunidade para fazer essa leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. OK, a Paris já está com os direitos?? AMO! Não conhecia as obras da Ray Tavares, mas eu fiquei apaixonado tanto por Confidências de Uma Ex-Popular quanto por Os 12 signos de Valentina. Fiquei curioso pra saber o que a Renata aprontou para ser expulsa, mas vem cá. Pelo que entendi o que ela fez virou caso de justiça e por isso ela foi pra igreja católica, certo? Se realmente foi isso eu to mais curioso ainda.
    Eu não posso negar que eu AMO um clichêzinho - de nenhum tipo, principalmente se for romance-, então, é impossível negar que não vejo a hora de dar uma lida nos livros e ver o filme dessa obra quando lançar.
    Beijos, ♡.

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©