Semana Especial Rick Riordan: Percy Jackson, Os Olimpianos & Eu

Foto: Ana Gabriela

Uma das séries de mais sucesso do Rick Riordan é Percy Jackson & os Olimpianos, que retrata a mitologia grega no século XXI ao acompanhar a vida de um pré-adolescente que descobre que é filho de ninguém menos que Poseidon, o deus do mar. Eu não sei se vocês sabem, mas hoje, dia 18 de agosto, é aniversário desse personagem tão querido por tantas pessoas e tão importante para a carreira do tio Rick, então a Intrínseca convidou todos os parceiros para falarem um pouco mais sobre as obras dele em uma semana especial.

Resolvi falar especificamente sobre Percy Jackson & os Olimpianos nesse post porque foi, infelizmente, a única série que eu li do Rick Riordan, mas o autor faz muito sucesso também com outras séries e trilogias:

  • As Crônicas dos Kane, trilogia focada em mitologia egípcia;
  • Magnus Chase e os Deuses de Asgard, trilogia que  mitologia nórdica;
  • Os Heróis do Olimpo, continuação de Percy Jackson, baseada na mitologia greco-romana e se passa seis meses após os acontecimentos de O Último Olimpiano;
  • As Provações de Apolo, que retoma os acontecimentos do último livro da série Os Heróis do Olimpo. Com narração sob o ponto de vista de Apolo, conta as aventuras do deus que, após irritar Zeus, foi expulso do Olimpo, tornando-se um mero mortal. 

Arte por Viria
Para variar, eu li Percy Jackson unicamente por influência do meu irmão — sim, o mesmo que encenava as cenas de Crepúsculo comigo. Ele tinha 14 anos e era obcecado por séries e praticamente me obrigava a ler tudo o que ele lia. Quando ele começou a série ficou tão empolgado que não parava de falar sobre ela, sobre o acampamento meio-sangue, sobre os personagens incríveis que tinham mais ou menos a nossa idade... Então eu obviamente não me aguentei, comecei a ler O Ladrão de Raios assim que ele terminou. Eu tinha 15 anos nessa época.

Depois de ler todos os livros e fazermos o teste para saber de qual deus éramos filhosprazer, Ana Clara Oliveira Magalhães, filha de Athena —, entramos em um grupo no Facebook que nem existe mais cheio de pessoas tão fissuradas como nós. Lá a gente fazia um monte de quizzes, que funcionavam como batalhas e angariavam pontos para os deuses, conversávamos sobre a saga e sobre os burburinhos de novos lançamentos. Enfim, a gente enlouquecia junto e era bem legal, porque sabíamos que existiam (e ainda existem, né?) pessoas do país inteiro que pensava como a gente. 

Não sei se todos vocês já tiveram contato com Percy Jackson, mas todo o enredo criado é muito interessante. Primeiro, o fato de Percy ser filho de um dos três grandes deuses é uma ameaça à ordem das coisas, o que resulta em grandes batalhas envolvendo várias profecias, algumas muito assustadoras, inclusive. Segundo, a narrativa é feita pelo protagonista e, como ele tem apenas 12 no primeiro volume, tudo é muito simples e fluido. Para mim é um ponto positivo porque alcança faixas etárias menores. Acredito que crianças nos seus 8-10 anos iriam se identificar muito com a história e iriam se desenvolver junto com os personagens.

Arte por Viria
Por falar neles, nem só de Percy vive essa série, né? Afinal, o que seria dele sem a Annabeth Chase, filha de Athena e a única pessoa que consegue impedir o menino de fazer burrada? Ou o Grover, o sátiro responsável pelos dois pré-adolescentes que é basicamente o melhor amigo que eles têm.... E o meu favorito, Tyson, que aparece no livro O Mar de Monstros e muda basicamente todo o curso da história. Para ser sincera, todos os personagens secundários são muito importantes para a trama e são super bem construídos, incluindo os vilões, que a gente ama odiar.

Aliado aos personagens, existe o próprio universo criado por Rick Riordan, que é um dos mais legais e únicos entre todas as séries que eu conheço. A forma como ele insere a mitologia grega mesclando as antigas histórias que a gente aprende na escola com acontecimentos atuais é excepcional e, de fato, muito bem explicado no decorrer das páginas. É realmente uma história muito especial e que, na minha opinião, foi construída de formidavelmente. Mesmo sendo uma série infantojuvenil — sou suspeita para falar porque é meu gênero literário preferido —, todas as coisas fazem sentido, inclusive as soluções mágicas que o autor encontra para resolver alguns problemas.

O mais legal de tudo é que faz mais de dez anos que tive meu primeiro contato com Percy Jackson & os Olimpianos e o encanto continua o mesmo. Também foi uma série muito importante para a minha inserção do mundo literário e sou muito grata ao Rick Riordan por isso. Sempre penso especificamente nesses livros quando as pessoas me fazem perguntas do tipo "qual livro você acha interessante para começar a gostar de ler?" ou "que história você indicaria para o meu filho de 10 anos?". Então, é realmente impossível não comemorar uma data tão importante para uma série que, mesmo depois de tanto tempo, continua fazendo sucesso e ganhando leitores!

Feliz aniversário, Percy! 
E obrigada por tudo, Rick Riordan!

Postar um comentário

23 Comentários

  1. Vou ficar muito feliz de poder viver essa semana aqui no blog. Esta é uma das séries que já desejei ler mil vezes e nunca tive oportunidade.
    Vi apenas a adaptação,muito criticada na época. Talvez pelos livros serem fundamentalmente melhores, fato! rs
    Quem sabe depois dessa semana eu não me force sim, a conhecer toda a fantasia do autor?
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Sempre fui fissurada em mitologia grega e essa paixão que me fez ler Percy Jackson e os Olimpianos, que acabou se tornando minha série de livros favorita. Acho incrível a forma como o Rick Riordan insere a mitologia nas suas histórias e agradeço a ele pois foi através de seus livros que tomei gosto pela leitura. Prima, amei a resenha e já cansei de te falar que tenho orgulho da pessoa talentosa que você é né!? <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rick Riordan foi muito feliz ao criar esse universo, amo.
      Você é maravilhosa, miga! <3

      Excluir
  3. Ah, eu amo Percy Jackson! Li na adolescência - marcou essa fase.
    Foi maravilhoso aprender sobre mitologia. Eu pretendo reler, ler o spin-off e as outras séries do Rick. A escrita dele é ótima.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ana!
    Acho que o auor foi bem inteligente em criar um enredo onde as crianças menores e os infantos, podem aprender sobre mitologia grega sem nem saber que estão aprendendo, porque insere uma série de personagens bons e carrega todo enredo com grandes aventuras, o que faz uma leitura bem agradável e envolvente.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Prazer Ana Clara filha de Athena! P.s. tenho grande fascínio pela senhora sua mãe!!!
    Eu, ainda, não li nada do Ricky, mas conheço sua fama e a paixão dos fãs por Percy Jackson.
    Sei também que tem uma heresia...opa... adaptação cinematográfica, que não deu certo. E que em breve a Disney+ vai lançar uma série.
    Acho muito legal e importante que as séries do Ricky sejam baseadas em mitologias, isso querendo ou não, desperta o interesse para a história.

    ResponderExcluir
  6. Mulher, você acredita que nunca li nada desse universo? Confesso pra você que a fantasia não é minha primeira escolha, então sempre acabo adiando um universo que não me chama tanta atenção assim. Vi o filme, mas pelo que entendi não tem nada a ver com o livro e foi uma decepção né? Então nem vou sonhar em fazer qualquer tipo de comparação.
    Meu amigo tem toda a coleção e disse pra mim que eu precisava conhecer o Percy hhahaha estou até com o primeiro livro aqui em casa desde antes da pandemia e tô criando coragem pra ler, mas ele está na minha lista :)
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que fantasia fazia muito sucesso quando a gente era mais nova, né? Mas ainda assim indico muito, é bem legal e levinho!

      Excluir
  7. Oi Ana,
    Infelizmente o único contato que tive com Percy Jackson foi através das adaptações, que sei, através de grupos literários, deixaram muito a desejar. Eu já tive uma fase em que quis ler as obras, mas com o passar dos anos e a lista de leituras se atualizando mensalmente deixei de lado a vontade e por um tempo até me esqueci. Mas como tivemos o anuncio da série de TV recentemente, voltei a ficar curiosa pelas obras de Rick Riordan. Todo o universo proposto pelo autor me chama atenção, pois sempre gostei de mitologia, de todas elas, então eu não tenho dúvidas que seu der uma chance a esses livros não irei me arrepender.

    ResponderExcluir
  8. que legal Ana todo esse seu envolvomento com esse mundo de Percy Jackson. Eu não li os livros só assisti os filmes e estou vendo varios fãs do autor comemorando essa semana especial.
    foi um universo que conquistou a todos adultos e crianças .

    ResponderExcluir
  9. Tenho um carinho muito grande pela série também! Foi uma das primeiras que li e amo esse universo da mitologia grega. Acho que comecei a ler As Crônicas dos Kane há muitos anos atrás, mas não lembro que fim a leitura teve hahah.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. A única série que eu também li do Rick Riordan foi Percy Jackson e Os Olimpianos. Uma pena uma série tão boa ter adaptações tão ruins ao ponto de suas continuações terem sido canceladas por falta de lucro. Embora eu prefira mitologia grega, eu adoro mitologias em geral, e espero em breve poder ler outros livros do Rick.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Ainda não li não, mas sem dúvida é uma série que faz parte da minha lista sim, (mesmo tendo passado da idade... pelos menos a cronológica), principalmente pela parte da mitologia grega, estou gostando bastante de conhecer um pouco mais sobre esse universo.

    ResponderExcluir
  12. Às vezes me sinto a unica pessoa que não leu essa série.
    Sempre tive vontade, mas não surgiu o momento. Adoro mitologias e ver isso no meio de uma história cheia de aventuras e apuros e uma narrativa jovem e fácil de ler soa ótimo. Mas falta pegar de fato pra ler. Gostei de ver um pouco da ordem desses livros porque me perco nesse tudo de saga e livro que o autor foi lançando. Talvez um dos motivos de não ter lido foi isso, fui me perdendo com os livros sendo lançados xD
    Mas é uma história que fez parte de muitos leitores e que sempre vejo falando com carinho, uma coisa que você vê as pessoas falando e cobrando adaptações até hoje e fica curioso com tanto amor. Queria ler. E vamos de ter esperanças de adaptação boa deles, quem sabe uma hora via né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelos comentários posso garantir que você não é a única! hahaha
      Mas ainda acho que deveria, viu? Espero que seu momento chegue logo!

      Excluir
  13. Oi, Ana
    Que legal ter um irmão assim para dividir e conversar sobre as leituras, o meu não gosta tanto de ler.
    Não li nenhuma dessas séries e estou com muita vontade de ler porque gosto de mitologia e o autor trouxe para a fantasia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Amiga, o seu post ficou TUDO! Eu confesso que nunca senti muita vontade de ler Percy Jackson e nada relacionado a esse universo, nunca fez mito emu estilo literário. Mas também eu nem conhecia muito sobre a história e os livros (nem o filme eu assisti kkkkk), e seu post ficou tão bem explicadinho ☺ amei!
    Os Delírios Literários de Lex
    Participe do Top Comentarista de Agosto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada amigaaaaaaaa
      Afff, Percy tudo pra mim, eu ainda gosto demais.
      Que bom que gostou do post! <3

      Excluir
  15. Olá Ana!
    Primeiro não me cancela, não Percy Jackson AINDA, mas quero demais ler ainda mais por envolve mitologia grega que por sinal amo demais. Tenho o box completo na estante só esperando o meu momento de pegar e ler. haha

    Blog: Tempos Literários

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ana!
    Confesso que não sou muito fã de livros onde os protagonistas são adolescentes, acho que é por isso que nunca li os livros que contam as aventuras de Percy Jackson, mas por ser fã dos deuses grego-romano, principalmente de Athena, assisti o primeiro filme, e apesar de ter achado legal não me empolguei para assistir os outros filmes e nem ler os livros... Por isso eu não conheço o Tyson, o seu personagem favorito, mas com certeza Annabeth é minha personagem preferida - porque será?! rsrs...
    Bjos, achei lindo os desenhos! ❤

    ResponderExcluir
  17. Oii, Ana
    Que fofo seu post.
    Aii eu li Percy e os olimpianos com 19 já, mas amei. Ri demais, me diverti muito.
    A Annabeth e o Grover são incríveis também.
    Acabei não me interessando pelas outras séries do Rick, mas quero reler O ladrão de raios em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Tenho acompanhado a série Percy Jackson em outro blog e estou maravilhada em como trás tanta mitologia, um assunto que gosto muito. Estou com muita vontade de assisti ao filme e ler todos os livros do autor.

    ResponderExcluir