Desafio de Leitura: 05 livros nacionais em 05 dias

Provavelmente vocês já viram por aí que muitas cidades brasileiras optaram por antecipar uma parte de seus feriados na tentativa de frear o avanço da curva de contágio do Coronavírus. Assim, a Companhia das Letras lançou um desafio muito bacana para as pessoas que terão esses próximos dias de folga: realizar a leitura de cinco livros nacionais pré-selecionados durante esse tempo. A intenção, obviamente, é incentivar os leitores a ficarem em casa nesse período decisivo, mas também divulgar a literatura nacional, que é muito boa e rica. 

Os livros indicados para o desafio estão listados abaixo, e vocês podem adquiri-los no formato físico ou em e-book clicando nos respectivos links!

1. O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório (192 p.)
2. Apague a Luz se For Chorar, de Fabiane Guimarães (176 p.)
3. O Som do Rugido da Onça, de Micheliny Verunschk (168 p.)
4. Marrom e Amarelo, de Paulo Scott (160 p.)
5. Os Tais Caquinhos, Natércia Pontes (144 p.)

O desafio começa amanhã, 29/03. Como os livros são curtos, a ideia é que leiamos um por dia, até sexta-feira. Porém, a editora sabe que nem todo mundo estará de folga e que, mesmo com esses dias longe do trabalho/estudo, muitas pessoas continuarão com a rotina cheia, né? Sendo assim, podemos, por exemplo, ler três livros durante a semana e mais dois no fim de semana... Ou simplesmente ler o máximo que conseguirmos, afinal, essa é a maior intenção! 

Por aqui meus dias continuarão os mesmo, com aulas remotas, estudo e trabalho... Mas como sempre acho um tempo para a leitura, vou tentar participar do desafio! O cronograma dando certo ou não, volto para contar para vocês minha experiência e opiniões sobre as obras. 

Caso forem participar conosco, acompanhem todas as atualizações no Instagram da Companhia das Letras e no meu também, já que estou sempre falando por lá sobre as minhas leituras — e várias abobrinhas que, juro, são legais também.

Postar um comentário

13 Comentários

  1. Estava agorinha lendo sobre esse projeto e adorei a iniciativa da Editora!Além de dar aquele Up nas leituras, há essa oportunidade única de poder ler mais literatura brasileira, que é rica demais!
    Aqui onde moro está tudo fechado, mas a gente precisa tentar seguir a vida rs (Minas está na onda roxa, mas como é semana de Páscoa, eu ando fazendo uns bicos numa produção de ovos de chocolate caseiros junto de minha mãe) então anda sendo corrido(graças a Deus) mas mesmo assim, vou tentar encaixar no projeto também!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Uma ótima iniciativa da Companhia das letras .Mas infelizmente ainda náo tenho Kindle e ler no celular para mim náo dá .só leio livros físicos mesmo .
    A ideia de estimular a leitura dos autores nacionais é super válidas visto que temos uma literatura nacional que cada vez mais nos surpreende pela qualidade e diversidade de temas abordados .
    E tomara que o povo fique em casa para frear esse avanço do vírus que já foi longe demais e ceifou muitas vidas .e hora de termos empatia com o próximo e com os profissionais da saúde que já estão exaustos .

    ResponderExcluir
  3. Adorei o desafio, e pra participar eu teria que reler livros, pq kindle nao tenho e celular nao gosto de ler por ele. Livros nacionais novos aqui nao tenho, mas gosto de reler também, entao seria uma boa.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ana

    Amei a ideia! Muito bom pra incentivar a literatura nacional.
    Queria muito participar, mas ta difícil arrumar tempo para isso.
    Então vou ficar com minhas leituras já programadas mesmo

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que legaal! Tenho alguns autores nacionais que acompanho diariamente e que se postassem a lista de compras eu iria correndo ler, imagina um livro completo HAHAHA
    Estimular a leitura é sensacional :D

    ResponderExcluir
  6. Ana!
    O projeto parece bom e incentivador.
    Tomara que você consiga, ficarei aguardando como foi sua meta de leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Interessante desafio, Ana! Um respiro nesses tempos difíceis!
    Curti ainda mais por que além de serem nacionais, são livros pouco conhecidos

    ResponderExcluir
  8. Olá! Gosto muito desses desafios, infelizmente não vou poder participar, mas vou adorar ler mais sobre todos os livros escolhidos.

    ResponderExcluir
  9. Boas dicas pra quem ta querendo ler algumas coisinhas a mais nesse feriado prolongado. São pequenos, livros fáceis de ler e quem tá com aquele ritmo bom de leitura consegue botar muita coisa em dia. Vou dizer que sigo na luta pra ler aqui uns meus, então vamos ver se dá pra acabar eles também xD

    ResponderExcluir
  10. Olá Ana Clara!
    Eu adorei a inciativa da editora. Muitas pessoas já estavam se programando pra viajar nesse "super feriado", algo que vai totalmente de encontro ao que as autoridades de saúde estão pedindo. Nada melhor do que mergulhar no universo literário esquecer por um tempo essa loucura toda (em casa, claro). Eu ainda não conheço nenhuma dessas obras, vou adorar saber a sua opinião. Por aqui tive que deixar as leituras de lado para ajudar minha mãe com uns problemas pessoais, mas pretendo retomar o hábito o mais breve possível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oii Amiga,
    aii, que legal...vou tentar participar já que os livros são bastante curtinhos e estou precisando conhecer livros e autores brasileiros clássicos. Gostei bastante da iniciativa da editora, vou procurar ter os livros no kindle. Espero que tenha no Unlimited! kkkk

    Beijinhos: Tempos Literários

    ResponderExcluir
  12. Olá, Ana
    Adorei essa ideia da editora, faz as pessoas ficarem em casa, ler mais e claro apoiar e conhecer mais dos autores nacionais.
    Na minha cidade estamos na onda roxa por ser Minas Gerais, mas a prefeita não deu feriados não. Mas estou em casa por fazer parte da educação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá Ana! Gostei muito desse desafio, um ótimo incentivo para a leitura de livros nacionais, ainda não li nenhum desses, mas já ouvi falar muito bem deles.
    Bjs

    ResponderExcluir