Uma Verdade Incômoda | Cecilia Kang & Sheera Frenkel


Uma Verdade Incômoda é uma biografia não-oficial do Facebook e de seu CEO fundador, Mark Zuckerberg. O livro foi escrito por duas jornalistas do New York Times, Cecilia Kang e Sheera Frenkel. Com o viés jornalístico e baseado em fatos, o best-seller é cotado para adaptação cinematográfica, ainda que o poderoso CEO já esteja protegendo-se legalmente para evitar a produção do documentário. A blindagem jurídica e parlamentar da rede social e do seu alto escalão é apenas um dos inúmeros escândalos que vem à tona nas páginas dessa leitura recomendadíssima para os fãs de tecnologia e mídias sociais.

Você sabia que mesmo que você delete sua conta do Facebook, os dados nela contidos estarão para sempre nos servidores? Sim, este é apenas um dos termos que concordamos apressadamente quando criamos conta nas redes sociais do Facebook, seja o próprio Blue ou Instagram e WhatsApp. Esse detalhe faz parte da transformação de como o singelo site TheFacebook que avaliava a beleza das estudantes de Harvard tornou-se um gigante com quase 3 bilhões de usuários. E não foi apenas a partir da nossa colaboração gratuita ao manter o site repletos de conteúdo, mas sim por abrirmos mão dos nossos dados pessoais que são comercializados para anúncios.

Do começo da programação nos dormitórios do Harvard até os escândalos envolvendo quebra de privacidade, fake news, discurso de ódio e a eleição de Donald Trump, o Facebook teve seus altos e baixos no Vale do Silício. A forma como as autoras abordam os dias de ouro e dias decisivos para o futuro da companhia é sagaz e não-linear. Foge na linearidade porque foca na ordem lógica dos fatos, que por serem reais, nem sempre são cronológicos. Além disso, quem tem dificuldades com nomes como eu, certamente gravará como se chamam os mais ilustres membros da diretoria e conselho administrativo da rede social, pois os nomes sempre vem acompanhados dos cargos e escândalos memoráveis.

Apesar de ser fascinada pelo Mark Zuckerberg e seu império, não compreendia a política bipartidária ou o parlamento estadunidense, e após esse livro sinto que aprendi mais. Quase todos os processos movidos contra a companhia passam por camadas políticas e jurídicas, então é uma leitura completa para entender como todo o sucesso, ascensão e possível queda são intrínsecas ao ambiente estadunidense.

Além do viés político, é possível entender a ligação do Facebook, Mark Zuckerberg e Sheryl Sandberg (Chief Operations Office) com a mídia e sites de extrema direita, como a Fox News. Assim como o livro que já resenhei aqui no blog, A Máquina do Ódio, Uma Verdade Incômoda mostra como além de serem uma ameaça às democracias, as redes sociais nos aprisionam e roubam nossos dados por nada mais que aprovação social como moeda de troca.

Título Original: An Ugly Truth ✦ Autoras: Cecilia Kang e Sheera Frenkel
Páginas: 384 ✦ Tradução:  Claudio Marcondes, Cássio de Arantes Leite, Odorico Lea 
Editora: Companhia das Letras
Livro recebido em parceria com a editora

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Também não sabia desses pormenores todos não, My. Especialmente a questão política... confesso que estou um tanto quanto decepcionada....
    Se Mark não quer que vire documentário é porque aí tem...

    ResponderExcluir
  2. Caramba, tanta coisa que a gente não sabe ne? Mas duvido que alguém realmente leia todas aquelas coisas ou desista de fazer um perfil por conta delas. Não sou muito de ler biografias, mas é interessante saber sobre isso.

    ResponderExcluir
  3. A gente que não consegue mais soltar um a sem estar sendo observado. Por vezes me pergunto se tudo isso de tecnologia é bom ou não. Ainda não sei...
    Há tanto de nós em tudo que passamos que isso assusta.
    Eu acredito que toda leitura que traga um pouco de aprendizado seja muito válida, por isso, como não sabia direito sobre o livro, já fiquei mega curiosa!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Entramos nas redes sociais e em outros sites, mas sabemos que nossos dados não estão seguros, e que são usados para nos vigiar e para outras coisas. Com o avanço digital, estamos super expostos.
    Uma boa leitura para abrir nossos olhos.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Deve ser um livro interessante, principalmente a parte da criação e do crescimento do facebook, mas nao curto muito o que o mark faz com a empresa e como chega em outras que ele comprou.
    Nao sei se leria esse livro. E esse negocio de politica, ele ter uma ligação ainda assim com a midia e site da extrema direita...me deixa mais desanimada.

    ResponderExcluir
  6. Olá My!
    Que resenha intensa. Eu não sei muita coisa sobre o tio Mark, mas fiquei chocada com todas essas coisas que envolvem o mundo das redes sociais. É verdade que não pensamos nas consequências ao aderirmos a esse tipo de entretenimento, mas confesso que nos últimos anos isso vem ficando mais evidente com a divulgações de informações como essas contidas no livro. Parece uma leitura interessante e necessária para entender melhor como tudo isso funciona e nos afeta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá! Leitura realmente muito necessária, é assustador o poder que as redes sociais exercem em nossas vidas, e o tanto que ainda desconhecemos do que seus idealizadores e donos são capazes de fazer.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Não conhecia esse livro, mas achei muito interessante. Também não compreendia essa política bipartidaria.

    ResponderExcluir
  9. My!
    Acho importante aprendemos sobre o CEO mais popular do mundo, sua história e todos cunho político que tem por trás dos nossos cadastros e informações.
    Teria o maior problema em fazer a leitura porque sou péssima quando tem muitos nomes e tals.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Esse homem tem tanta coisa que deixa a pessoa com uma pulga atrás da orelha 🤨, são tantas coisas interessantes que aprendemos lendo esses livros... e se tivesse um documentário mais pessoas saberiam.

    ResponderExcluir
  11. Oi, My
    Apesar de não lembrar muito dos termos do contrato das redes sociais eu leio antes de abrir uma conta.
    E atualmente tudo você tem que por seus dados, somos observados por tudo e todos...
    Mas parece ser uma leitura interessante, vai para a lista de desejos.
    Beijos

    ResponderExcluir