SOCIAL MEDIA

6 de julho de 2022

26º Bienal Internacional do Livro de São Paulo


Por incrível que pareça eu nunca tinha ido numa Bienal. Pensei que esse ano não seria diferente, mas o universo sorriu para mim e eu aproveitei. Então bora contar como foi o primeiro dia da Bienal do Livro em São Paulo, que aconteceu no último sábado, 02 de julho!

A Expo Center Norte (que é onde o evento está acontecendo esse ano) abria suas portas às 10h e cheguei por lá uns 40 minutos depois disso. Nem acreditei no tamanho da fila de entrada, a essa altura dando a volta quase completa no quarteirão. Eu e minhas amigas ficamos duas horas nessa empreitada, rs. Sim gente, duas horas para entrar na Bienal. Essa parte foi bem confusa mesmo e parece que a logística não melhorou muito nos outros dias.

Banheira no stand da Companhia das Letrinhas
Assim que entramos, passar na catraca com o ingresso foi bem fácil e então seguimos para o pavilhão. Pegamos o mapa do evento para conseguirmos fazer um planejamento por onde começaríamos e eu tinha dois objetivos principais — pegar o livro do Modus Operandi e ver o painel das autoras, juntamente com o Ivan Mizanzuk, que aconteceria às 19h. Ou seja, até lá tinha um tempão para aproveitar e passear pela feira inteira.

Acontece que absolutamente tudo tinha fila, haha. O stand da Intrínseca estava com uma fila gigantesca, assim como o da Submarino por exemplo. Mesmo assim conseguimos entrar em todos os stands, pois tivemos paciência e ficamos até a Bienal fechar. Além dos autógrafos, painéis, variedades, descontos e lançamentos, os stands ofereciam brindes nas compras (ou mesmo só passando por lá) e cenários para o momento blogueira.

Dito isso, vou dar alguns conselhos para os que ainda irão para a Bienal, baseado na minha experiência e do que presenciei no primeiro dia do evento. Começando por onde encontrar livros com descontos bons, o maior conselho é: tenha paciência e procure entrar em vários stands antes de fazer a sua primeira compra. Um dos livros que eu queria na editora que o publica estava quase 20 dinheiros mais caro do que na Submarino, por isso foi importante olhar com calma. Aliás, a Submarino está com vários kits incríveis do King que vem com brindes muito legais, mas estavam sem o leitor de código de barras (assim você precisava perguntar para os atendentes o valor dos livros).

Kit da Intrínseca veio com marcadores, bottons, kit de post it e essa ecobag de milhões. O túnel com os livros coloridos da Intrínseca é um dos cenários mais requisitados do evento! 

Brindes? Os stands da Companhia das Letras e da Intrínseca estavam com marcadores nas estantes, era só pegar. Mas sei que muitas outras editoras fizeram o mesmo e eles acabaram rapidinho, então eu mesma não peguei. Na Submarino, junto com a sua compra, eles colocam um marcador da Skoob e também ganhei adesivos da Darkside (que aliás, só está presente nesse stand). Na Amazon eles deram um marcador de páginas do Kindle que é muito fofinho. Já a Intrínseca foi o amor da minha vida e deu um kit lindão para os parceiros.

Os cenários e painéis para fotos provavelmente vão ter algumas filas mas elas andam rapidinho. Existem staffs disponíveis em alguns deles para tirarem as fotos, mas sempre tem uma pessoa que está ali fazendo o mesmo que você e que pode te ajudar.

Eu, Mari e Tats no cenário da Buzz, que foi o maioral apenas haha

Quanto aos autógrafos, sei que a Bienal organizou uma parte e soltou as senhas no site deles. Tudo esgotado pelo que vi, mas ainda existe esperança. A Carol Moreira e a Mabê Bonafé do Modus Pod deram autógrafo até para quem não tinha senha! Muitos autores ficam no próprio stand da editora que os publica para esse momento e você pode acessá-los dessa maneira.

Vá com roupa confortável, leve água e algum lanchinho se possível. Existe praça de alimentação mas ela tá sempre lotada e não é tão barata. Os banheiros que ficam nos extremos da feira são os mais vazios e sem fila também, sempre bom verificar antes de entrar em mais fila. Existem muitos locais para descanso para dar aquela pausa e recuperar as energias.

Por último...  Planejamento é tudo! Faça uma listinha de tudo que você deseja, em qual stand você gostaria de passar e se tem algum bate-papo que quer ver, isso ajuda muito. E tenha paciência, afinal, o evento é enorme e bem cheio.

No site da Bienal vocês encontram informações sobre a programação, mapa do evento, como chegar, como comprar ingressos e muito mais. No meu Insta deixei mais fotos da Bienal, das compras e brindes para os curiosos de plantão, além de um vídeozinho onde dei uma geral em tudo. 

E aí, nos vemos na próxima Bienal do Livro?

13 comentários :

  1. Amo Bienal, não perco uma no RJ. Costumo sair dela carregada feito um camelo kkkkk.
    Todos estão reclamando muito das filas e de um pouco de falta de organização da Bienal de SP, uma pena.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu conversei com o pessoal do stand da Intrínseca, nem eles esperavam tanta gente. Acho que por isso foi ruim essa organização. Mas tô feliz de ter ido e pretendo ir mais vezes sim haha <3

      Excluir
  2. Ameeei, foi muito bom pode ter essa experiência contigo e com a Tats, to muito feliz que pude estar contigo na sua primeira bienal ♡

    ResponderExcluir
  3. Que tudoooo! Uma experiência incrível e inesquecível!
    Como tudo na vida, tem seu lado ruim, que são as filas.....
    Imaginava que os preços seriam mais em conta mas vi nos stories que nem sempre é assim....
    Feliz por você Jéssica

    ResponderExcluir
  4. Foi um ano que o sonho escorreu pelos meus dedos rs estava quase tudo certo para ir, mas alguns exames me tiraram do sonho e no fim das contas, só vou fazer a cirurgia em Agosto de Deus.
    mas tá tudo bem, afinal, olha que alegria ver as fotos, sentir toda a emoção do pessoal tão feliz indo, enfrentando filas, tirando fotos com autores admirados!
    Eu admito que precisei comprar Modus Operandi rs não resisti e estou doida para ler!!!!
    Adorei a matéria e que bom ver gente feliz realizando sonhos. Isso traz um quentinho ao coração!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Que legal! Amei o seu relato. Eu não fui então fico só babando em como a experiência dos outros hehehehe

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca fui em uma bienal mas quero muito ir. Nao sei se iria ir num fim de semana ou durante a semana... fui em um enveto literario aqui na minha cidade, q foi durante a semana, e levavam as escolas durante a semana, um caos hahahha, e acho q durante a semana na bienal tb levam, mas o fim de semana é bem cheio tb neh, n sei. Tenho muita vontade de ir um dia.

    ResponderExcluir
  7. Ola Que bom que conseguiu ir !!!
    Nunca fui em uma Bienal mas pelo que vi nas redes sociais é preciso mesmo ir bem preparada para tudo .Afinal é um evento que atrai muita gente.
    Penso também que se deve ir tendo em mente o que se quer fazer ,para não ficar perdida no meio de tantas coisas. Mas creio que super vale a pena.

    ResponderExcluir
  8. Jess!
    Que máximo, hein?
    Tenho a maior vontade de ir a um Bienal, mas fico imaginando, porque tenho problemas de locomoção e ainda tenho de ter alguém sempre ao meu lado, maridão ficaria cansado, tenho certeza. Mas quem sabe um dia?
    Pelo jeito, aproveitou o máximo que pode, fantástico!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Esse ano acabei não indo, mas sei bem como é maravilhoso e cruel enfrentar um dia na bienal. Dias de semana é bem mais tranquilo, então vale a pena reservar um dia assim para olhar as coisas com mais calma. Claro, que os fins de semana tem muitas atrações, o que enche nossos olhos, mas as filas realmente são um suplício, pois as enfrentamos pra tudo. Pra se alimentar realmente não é nada barato; e os livros tem que pesquisar mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Nossa quando eu fui em uma no rio era tanta fila que dava um desespero, eu nem pegue ingresso pra autografo pq além de esgotar rápido .. até eu conseugi já ia ter perdido o evento todo kk tava impossível de andar lá. E eu fui logo final de semana kk tava impossível.
    Eu levei comida no dia pq pra comer lá além de caro tinha q entrar numa fila quilométrica, até eu comer já tinha desmaiado.
    É realmente bom ir bem planejado pra vc pesquisar tudo o que quer e ir bem certinho, eu levei uma listinha no dia e voltei com pouca coisa, mas o bem legal. É uma experiência incrível <3

    ResponderExcluir
  11. Também nunca fui na Bienal, que bom que você gostou de ir! Deve ser incrível, ainda mais quando se faz amizades por aqui e dá pra encontrar todo mundo. Adorei as dicas extremamente úteis, espero muuuito poder usar na próxima Bienal!! Adoro brindes, lindíssima a sacola da Intrínseca!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá! Realmente a fila para entrar no primeiro dia estava insana, andei muito para encontrar seu fim, como fui cedo, ainda deu tempo de pegar alguns cenários para fotos sem fila, ou com filas menores, mas depois de um tempo aquilo ali virou um caos hein. Mesmo com mapa, confesso que me perdi algumas vezes (culpa da minha falta de noção quando o assunto é direção, risos) mas valeu a pena, tanto que encarei outro dia, que como era o último estava ainda mais caótico!

    ResponderExcluir