SOCIAL MEDIA

4 de setembro de 2025

Decidi Viver Como Eu Mesma: lições de Kim Suhyun para uma vida mais leve e autêntica

Decidi Viver Como Eu Mesma é aquele tipo de livro rápido, com textos curtos e reflexivos que trazem lições de vida. No geral, eu gosto de livros assim, mas acho difícil encontrar algum que realmente traga algo de novo e não diga apenas o que outros 10 livros desse mesmo tipo já disseram.

Nesse livro, a autora se utiliza de suas próprias experiências e emoções para estabelecer lições sobre autorrespeito, autoestima, saúde mental e relacionamentos. Iniciando com um relato pessoal, a autora conta que, ao se tornar adulta, passou a se sentir pequena e patética, que se culpava por não conseguir realizar seus sonhos e que encontrou conforto na escrita deste livro.

Para a autora, uma das maiores fontes de sofrimento é tentar ser quem você não é, se guiando por valores e regras sociais que você não acredita para tentar encontrar um sucesso que seja reconhecido e validado pelos outros. Kim Suhyun defende que, para acabar com esse sofrimento, é preciso aprender a viver como você mesma.

Mas como fazer isso na prática? Kim guia o leitor através de mais de 60 lições que incluem, por exemplo: Não seja modesto a ponto de afetar a sua autoestima, Desenvolva seu estilo pessoal, Não siga um roteiro aleatório, Expresse seus sentimentos, Seja generoso e Deixe espaço para o erro.

Cada lição vem acompanhada de um pequeno texto onde a autora dá exemplos pessoais ou conta casos que ilustrem aquela lição. A maioria das lições também vem acompanhada de uma ilustração fofa que torna a leitura ainda mais leve e divertida.

Minha experiência com essa leitura foi agradável, mas não transformadora. Não teve nenhuma lição que tenha sido super inovadora ou grandiosa para mim, mas é sempre legal rever essas lições de vez em quando para recordar que são importantes. Destaquei algumas frases, fotografei minhas ilustrações favoritas e me diverti com a leitura, apesar das lições serem, em sua maioria, genéricas.

Tem algumas questões culturais que ficam evidentes no livro, já que se trata de uma obra sul-coreana, e foi interessante percebê-las e traçar paralelos com a nossa própria cultura e realidade.

Você pode ler este livro rapidamente, como eu li, ou pode ler aos poucos, uma ou duas lições por dia para digerir e refletir. De qualquer forma, será uma leitura leve e tranquila.

Título Original: I Decided to Live as Me ✦ Autora: Kim Suhyun
Páginas: 272 ✦ Tradução: Luara França ✦ Editora: Fontanar
Livro recebido em parceria com a editora

Um comentário :

  1. Acho que a maturidade nos ensina isso..... de ser nós mesmas!
    Geralmente não leio livros como esse mas gostei desse, pois parece fluido e tem ilustrações. E um toque de humor

    ResponderExcluir