26 de outubro de 2018

Encontro de Livreiros da Companhia das Letras


Ontem, dia 25 de Outubro, a Companhia das Letras promoveu um encontro de livreiros, blogueiros e seu parceiros na Unibes Cultural, em São Paulo, como forma de interagir, mostrar as novidades que estão por vir na editora e também para que os convidados pudessem ouvir um pouco os autores nacionais, cujos livros foram ou estão sendo lançados pela Companhia das Letras.

Tudo começou com um agradável café da manhã em que todos puderam conversar e interagir enquanto esperavam pelo auditório ser aberto. Quanto pudemos entrar para as apresentações que viriam, ganhamos uma ecobag da Pólen, cheia de coisas legais dentro. Entre os brindes estavam os livros Uma Coisa Absolutamente Fantástica de Hank Green, Amoras de Emicida e Sobrevivendo no Inferno dos Racionais.


Luiz Schwarcs, fundador da Companhia das Letras, deu as boas-vindas à todos e em sua fala pode-se notar os desejos e planos da editora em tempos difíceis: "Todos vocês que estão aqui, escolheram trabalhar com livros, eu aposto. Não estavam lá sem fazer nada e pensaram que queriam trabalhar com isso, certamente foi uma escolha que vocês fizeram". E complementou dizendo que "[...] iremos trabalhar pela liberdade de expressão, pois sem ela não teríamos os livros."

Os autores convidados do encontro foram Luly Trigo, Camila Fremder, Emicida e Edi Rock. Embora a temática dos livros parecesse muito diferente, os discursos se conectaram ao longo do encontro.


Luly Trigo falou um pouco sobre O Reino de Zália, sua primeira ficção. As ideias de Luly surgiram à partir das injustiças no brasil, e percebeu que a monarquia a ajudaria a alfinetar, com classe, todas as coisas que vem acontecendo de errado no nosso país.

Camila Fremder leva todos ao riso com sua descontraída apresentação de Adulta Sim, Madura Nem Sempre

Já Camila Fremder, com seu ar descontraído de uma mãe inexperiente, contou alguns perrengues e sua inspiração para ter escrito Adulta Sim, Madura Nem Sempre, e foi aí que a platéia soltou boas risadas. Camila é roteirista e publicitária mas teve que deixar tudo à sua espera quando o filho nasceu. E por quê não contar um pouco sobre o desespero de lavar a louça todos os dias? O de que você esqueceu — mais uma vez  a roupa dentro da máquina? E as paranoias que surgem as 3 da manhã quando você acorda com o bebê chorando? Sem dúvidas, Camila pode dizer ser imatura, mas é uma excelente escritora e mãe!

Edi Rock explica a difícil trajetória dos Racionais, até chegar na publicação de Sobrevivendo ao Inferno

Em seguida Edi Rock subiu ao palco para contar um pouco do processo da construção do livro Sobrevivendo no Inferno. O disco dos Racionais com o mesmo nome, foi certamente um marco brasileiro, um movimento cultural periférico importantíssimo para muitas gerações, que tiveram suas vozes ouvidas, graças à quatro caras que batalharam muito pelos seus. Edi disse que nada mudou da realidade de quando o disco foi feito, mas que eles continuam lutando. Também disse que se sente extremamente feliz por poder ter mais um ‘filho’ como esse, e que quando pudesse iria achar sua professora de estudos sociais, para lhe entregar um dos exemplares do livro.

Emicida leu Amoras todinho para os convidados!

Por último, Emicida veio nos elucidar um pouco sobre ‘Amoras’, que é um livro infantil, mas que de bobo não tem nada, e pode  e deve  ser lido por todos, em todas as idades. Em um diálogo simples e puro com a filha, ao colher amoras atrás da casa de sua mãe, Emicida contou que se admirou com a forma com que a filha concluiu de forma tão simples, que ela era tão boa quanto as amoras maduras, por ser "pretinha também". Um livro que trata de racismo, nas palavras de uma criança, e que é tão importante de ser enaltecido e divulgado. Em sua fala, Emicida também comenta sobre o momento político que nos encontramos, sobre a sua esperança e de que sempre vai abraçar e lutar pelas minorias. Foi contemplado com uma chuva de aplausos incessante.

Quanto às novidades... elas são muitas! Michele Obama apareceu em vídeo para falar sobre Minha História e seu processo de escrita, agora que está fora da Casa Branca já a algum tempo. George R. R. Martin também apareceu em vídeo para falar sobre Fogo e Sangue, livro que conta a história da família Targaryen. Ambos são muito esperados para o fim do ano, e pode esperar que grandes surpresas virão para os fãs e nos eventos em livrarias!

Outros títulos esperados e aclamados para os presentes de fim de ano são A Pequena Caixa de Gwendy de Stephen King, O Assassinato do Comendador de Haruki Murakami, A Revolução dos Bichos, em quadrinhos, de George Orwell, Um Crime da Solidão de Andrew Solomon (livro que foi exclusivamente pensado e preparado pra o Brasil!), Poemas de T.S. Elliot (em capa especial de tecido, lindíssimo), O Livro de Jô Vol. 2 de Jô Soares (cujo primeiro volume foi um grande sucesso no final do ano passado) e 21 Lições para o século 21 de Yuval Noah Harahi. Mas muuuuitos livros e quadrinhos estão por vir, muitos mesmo, chegam a ser incontáveis — amém!

Emicida e Edi Rock, respectivamente

Para finalizar, Emicida e Edi Rock deram autógrafos e tiraram fotos com todos. Obrigada Companhia das Letras pelo convite e por proporcionar um dia maravilhoso!

18 comentários:

  1. Oi, Jéssica
    Só uma editora como a Companhia das Letras para proporcionar momentos especiais como esse.
    Deve ser maravilhoso ir num evento desse para falar sobre nossa paixão, os livros.
    Adorei os mimos, os autores presentes, os vídeos e as novidades para nós em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Luana, eu tive vontade de chorar diversas vezes durante o encontro, por saber que existe gente que se importa conosco e acima de tudo presa pelo conhecimento e as ideias <3

      Excluir
  2. Que evento incrível!
    Deve ter sido maravilhoso se cercar de pessoas que partilham do mesmo amor pela leitura, e esses mimos só deixaram o evento mais empolgante.
    Copo está lindo!
    E os livros? Vou até procurar para saber mais sobre o livro do Emicida, e curiosa para saber do Hank é bom.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro do Emicida é tão lindo, cheio de páginas coloridas, que definitivamente não são só para as crianças! Gostaria que cada leitor nosso pudesse estar lá comigo, juro Ludy!

      Excluir
  3. Gostaria muito de participar de um evento desses! Conhecer antes de todos as novidades literárias, interagir com os autores e ainda ganhar brindes! De todos o que mais quero ler é Adulta Sim Madura Nem Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chelle, se você conhecesse a Camila, aí sim você ia querer ler haha se ela já é doida na internet, na vida real você ri só de olhar pra ela. Sensacional!

      Excluir
  4. Caramba!!!Deve ter sido um encontro e tanto, só pelas fotos acima, a gente percebe nitidamente que foi sim,incrível!
    Fiquei babando no copo com as letras do Záfon, que coisa mais linda!!!
    E depois tanta gente boa, falando de? Livros! Confesso que nem fazia ideia deste projeto do Emicida, que não traz um gênero que goste na música, mas não há como negar que há história e sim, eu gosto disso!!!
    Show!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que, eu apesar de não ouvir muito rap, admiro o Emicida pelo cara que ele é. Mas conhecer ele pessoalmente me fez sentir ainda mais orgulho dele. E quanto aos livros... sem comentários, só me basta dizer que é amor mesmo haha

      Excluir
  5. Parece ter sido um encontro bem legal. E gostei de ver um poquinho mais das inspirações pra esses livros de O Reino e o adulta sim. São coisas que dá pra se identificar nesse cenário e como mulher, mesmo não passando ainda pelos perrengues de mãe e essas coisas. Alguns títulos vindo ainda já deixaram curiosidade também. Teve muita coisa boa pelo jeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O legal do livro da Camila (e dos dois anteriores que ela co-escreveu) é que, apesar de você não ter filhos, se identifica pelos perrengues da 'adultice' haha e é impossível não rir com ela!
      Tô ansiosa pelos lançamentos, cê nem imagina!

      Excluir
  6. Oi, Jéssica!
    Que evento mais incrível gostei muito das fotos e dar para ver que tudo foi muito bem organizado. Amei as novidades!!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é tudo muito bem pensado mesmo, pro pessoal se sentir em casa hehe

      Beijos!

      Excluir
  7. Que bacana Jéssica!
    Adoro acompanhar esses eventos através de vcs blogueiros...Um dia quem sabe consigo participar tbm.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostaria que algum dia todos pudessem mesmo, é uma sensação muito incrível!

      Beijinhos :*

      Excluir
  8. Que legal poder participar de um evento desses. Quando eu tinha o meu blog sobre livros participava de alguns encontros mas nada tão chique assim.
    Estou aguardando ansiosamente pelo lançamento do livro da Michele Obama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volta pro nosso mundo Nil, gostaria muito de te ver num encontro desses!

      Excluir
  9. Que evento maravilhoso, gostaria de poder participar a emoção deve subir a mil. Amo essas ecobags com mimos então fica melhor ainda. Não conhecia esse livro Amoras parece ser uma graça e muito interessante. Achei interessante a construção do livro sobrevivendo no inferno, não estava sabendo.

    ResponderExcluir
  10. Jéssica, que demais!
    Adorei esse encontro!
    Quantas novidades.
    Amei tudo.
    Quero muito ler o novo livro da Luly e o do Emicida.
    bjs

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©